Cia La Vaca apresenta o espetáculo “Ilusões” no Teatro da UFSC, dias 24, 25 e 26/05

13/05/2019 13:15

Apresentação integra programação do Projeto Cena Aberta que comemora os 40 anos do Teatro da UFSC

Ilusões – Foto 1: Cristiano Prim

O espetáculo “Ilusões”, do autor russo Ivan Viripaev, sob direção de Fabio Salvatti, será apresentado nos dias 24, 25 e 26 de maio (sexta, sábado às 20h e no domingo às 19h) no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha). “Ilusões” estreou em 2018 e é a montagem comemorativa dos 10 anos da “La Vaca Companhia de Artes Cênicas”, de Florianópolis. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início da sessão. A apresentação abre a programação deste ano do Projeto Cena Aberta, realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC, comemorando os 40 anos do Teatro da UFSC.

Sobre Ilusões

“Ilusões” estreou em 2018 e é a montagem comemorativa dos 10 anos da “La Vaca Companhia de Artes Cênicas”, de Florianópolis. A direção de Fabio Salvatti, que faz sua primeira parceria com a Companhia, investiu no encontro de corpos não hegemônicos e de trajetórias diversas para reincluir o afeto na pauta das discussões cênicas atuais. Ao investigar a memória, o amor, o envelhecimento, a permanência, a perenidade, a lealdade, a busca (sempre ilusória) pela verdade, a precariedade, a morte, volta-se a atenção à construção dos afetos, entendendo que eles são os elementos constituintes das relações interpessoais, e por extensão, políticas.

A encenação e sua temporada de estreia foi viabilizada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. O espetáculo esteve na programação do Festival Palco Giratório, Festival Isnard Azevedo e Experimenta, mostra de artes da UFSC. Em 2019 realizou temporada no SESC Belenzinho, em São Paulo, na programação da Mostra Cena Sul, além de ter sido selecionado para a mostra principal do 6º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha.

Sinopse

Ilusões – Foto 2: Cristiano Prim

Tem de haver algum tipo de permanência neste universo cambiante? “Ilusões” propõe uma reflexão aberta sobre os mitos do amor, da memória e da permanência ao contar a história de dois velhos casais. Será que o amor é mais do que uma complexa rede de histórias que contamos a nós mesmos e aos outros? Como saber o que é e o que não é uma ilusão? Discos voadores, linhas rosas no horizonte e pedras arredondadas são aqui testemunhas das respostas provisórias a estas perguntas.

Sobre a La Vaca Companhia de Artes Cênicas

A “La Vaca Companhia de Artes Cênicas” nasceu em 2008, em Florianópolis, com a montagem de Mi Muñequita, estreia brasileira do dramaturgo uruguaio Gabriel Calderón. Nos anos seguintes, investiu nas parcerias estabelecidas com artistas da nova cena teatral latino-americana, especialmente criadores uruguaios. Seguiu-se a montagem de Kassandra, de Sergio Blanco e de UZ, outro texto de Calderón. Além destes, a companhia desenvolveu projetos diversos, que vão desde experiências autorais em gêneros cômicos a intervenções urbanas, estabelecendo relações criativas e profissionais com artistas de outros coletivos. Nestes 10 anos de estrada, uma identidade própria, que destaca o trabalho da companhia no cenário regional e nacional, foi sendo construída a partir de um trabalho intenso, dedicado à investigação artística e à produção de espetáculos esteticamente comprometidos e politicamente relevantes que dialogam com os espectadores de forma potente. O resultado do esforço foi a participação da Cia La Vaca em festivais importantes do país como o FILO (Londrina), Cena Contemporânea (Brasília), FITRUPA (Porto Alegre), FIT-BH (Belo Horizonte), além de prêmios e parcerias importantes como o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz, Edital Elisabete Anderle, Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, e mais recentemente, RUMOS (Itaú Cultural).

Veja mais detalhes da trajetória da companhia teatral e outras participações em www.cialavaca.com

Sobre o diretor da peça

Fabio Salvatti é performer, diretor teatral e professor do Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina, desde 2010. Participou de cerca de trinta processos criativos como diretor, assistente de direção, ator e performer. Fez parte da Cia. Em Cômodo Teatral (entre 1998 e 2004), da Kiwi Companhia de Teatro (entre 2001 e  2008) e desde 2016 é coordenador do Estúdio de Arte Rebelde, grupo de pesquisa na interface entre performance, pedagogia e ativismo. Fez pós-doutorado em Performance Studies na NYU – Instituto Hemisférico (Nova York, 2015). É Doutor em Artes Cênicas pela USP (2010) e Mestre em Teatro pela UDESC (2004).

Sobre o autor da peça

Ilusões – Foto 3: Cristiano Prim

Ivan Viripaev é um diretor, ator, dramaturgo e cineasta nascido em 1974 e um dos representantes mais destacados e intrigantes do chamado Novo Drama Russo. Os críticos descrevem sua estética como uma combinação de Quentin Tarantino e Andrei Tarkovsky. Suas obrasapresentam uma abordagem inusitada ao espírito do cristianismoortodoxo, com elegância e crueldade, e recentemente, a presença deOVNIs e visitantes do submundo.Montado e premiado inúmeras vezes ao redor do mundo, o único texto desua autoria montado no Brasil tinha sido Oxigênio, pela Cia Brasileirade Teatro. Agora a La Vaca Companhia de Artes Cênicas estreia no paíssua peça Ilusões.

FICHA TÉCNICA

Autor: Ilusões, de Ivan Viripaev
Direção e tradução: Fabio Salvatti
Com: Anderson do Carmo, Drica Santos, Milena Moraes e Renato Turnes
Cenografia: Sandro Clemes
Figurino: Renato Turnes
Desenho de luz: Fabio Salvatti
Orientação vocal: Jefferson Bittencourt
Coreografia: Anderson do Carmo
Revisão de tradução: Vera Seregina
Arte gráfica: Renato Turnes
Produção: Milena Moraes e Renato Turnes
Realização: La Vaca Companhia de Artes Cênicas

Projeto realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017. Outros apoios: SESC -Serviço Social do Comércio em Santa Catarina, Gruta Acessórios

Projeto Cena Aberta

Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha.

Durante este ano, o Projeto Cena Aberta realiza uma programação comemorativa dos 40 anos do Teatro da UFSC (1979-2019). O Projeto Cena Aberta surgiu da atuação do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área artístico-cultural, junto à comunidade universitária e catarinense, nas últimas quatro décadas. Inserido no movimento cultural, a programação do Teatro da UFSC participa da agenda cultural de Florianópolis, contribuindo para a formação do público acadêmico e da comunidade. Como um espaço artístico já reconhecido, o Projeto Cena Aberta, coordenado por profissionais de teatro do DAC, vem tornar o Teatro da UFSC um lugar de acesso à comunidade universitária e externa para assistirem a espetáculos teatrais de referência, a preço popular. A comunidade tem acesso à agenda cultural, com uma programação anual, e os grupos teatrais participantes têm seus trabalhos divulgados e valorizados no meio acadêmico e na comunidade externa.

O Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) está situado no conjunto arquitetônico de edifícios históricos do bairro da Trindade que foram adquiridos pela Universidade na década de 1970. Conjunto esse que abriga a sede do DAC, onde há quatro décadas são realizados diversos projetos artístico-cultuais abertos a toda a comunidade.

Para saber mais sobre o Teatro da UFSC e o Departamento Artístico Cultural (DAC), visite o site: http://dac.ufsc.br/espacos-culturais/teatro-da-ufsc/

SERVIÇO

O que: Apresentação do espetáculo teatral “Ilusões”, da Cia La Vaca.
Quando: dias 24, 25 e 26 de maio de 2019 (sexta, sábado às 20h e domingo às 19h).
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início das apresentações.
Duração: 90 minutos.
Classificação Indicativa: 14 anos.
Contato: E-mail: // Telefone: (48) 99138-2322 — https://www.cialavaca.com/cia

Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/ DAC/ SeCArte/ UFSC, com textos e fotos da produção do espetáculo

Tags: ArtedacTeatroUFSC