BU abre exposições com xilogravuras e escultura de livros

06/08/2023 04:00

Uma exposição de livros usados que viram esculturas e uma de xilogravuras que exploram a pesca artesanal da tainha estão sendo exibidas na Biblioteca Universitária da UFSC, no campus da Trindade, em Florianópolis. Ambas seguem até o dia 30 de agosto, com entrada gratuita, das 07h30 às 22h. As obras estão no Hall do Auditório da BU.

Em (Re)Leitura, livros usados viram esculturas, da artista Maria de Fátima Medeiros e Silva, cada livro fala com a artista de uma maneira diferente, inspirando layouts únicos. A cor de uma capa, a qualidade do papel, os padrões de páginas dobradas e capas dobradas, os desenhos gráficos formados pelo texto nas páginas – todos os fatores que influenciam o olho da mente (imagens mentais) da artista. Dentro de cada escultura, figuras de argila moldadas à mão fazem várias poses contemplativas.

Já o artista Fernando Andrada apresenta uma série de xilogravuras que exploram a pesca artesanal da tainha e a vida marinha na Ilha do Arvoredo. Com sua técnica meticulosa, o artista captura a beleza e a complexidade desse universo fascinante. O artista é manezinho de coração, concebido, criado e residente da Ilha de Santa Catarina. Desde a infância demonstrou seu potencial artístico através de desenhos a lápis com luz e sombra.

>> Serviço

O quê: exposições (Re)Leitura, livros usados viram esculturas e Xilogravura Submarina
Quando: até 30/08/2023 – visitação das 07h30 às 22h
Onde: Hall do Auditório da BU