Assista a todos os vídeos do tour virtual da Fortaleza de São José da Ponta Grossa

22/07/2021 11:28

Que tal matar a saudade dos passeios na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis, conhecendo mais da história? Dez vídeos produzidos por alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mostram por que foram construídas fortalezas na região, como eram disparados os canhões, para que serviam os diferentes edifícios de uma fortificação, entre outras curiosidades e detalhes históricos – como o dia em que a região se tornou território espanhol! Os vídeos, que somam mais de 17 mil visualizações, são resultado do Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, coordenado pelo IFSC.

ATENÇÃO: a Fortaleza de São José da Ponta Grossa está em obras de restauração e o entorno exige cuidado. Saiba mais.

Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa não pode ser feito presencialmente desde o ano passado, devido à pandemia da Covid-19. Mas a ação começou de forma presencial há três anos. Em 2018 e 2019, alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do Campus Florianópolis-Continente, do IFSC, guiaram mais de 3.800 visitantes pela fortaleza. A maioria desse público saiu muito satisfeito do passeio. Este ano, o projeto – que é coordenado pela professora Maria Helena Alemany Soares – deve ganhar uma outra versão virtual, contando dessa vez detalhes sobre a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.

Por enquanto, vale a pena rever os vídeos já publicados.

Episódio 1
Por que foram construídas fortalezas na região da Grande Florianópolis?

Episódio 2
Conheça mais detalhes sobre a Portada, o Calabouço e a Casa da Guarda

Episódio 3
Para que servia a Casa da Palamenta de uma fortaleza?

Episódio 4
Artilheiros evocavam proteção divina para disparar canhões

Episódio 5
Guaritas eram essenciais na vigilância das fortalezas

Episódio 6
Açorianos chegaram na região trazendo sua cultura

Episódio 7
Quando a Ilha de Santa Catarina virou território espanhol

Episódio 8
Uma construção especial para manter a pólvora segura

Episódio 9
Religiosidade inspirava construção de capelas nas fortalezas

Episódio 10
Fortaleza de Ponta Grossa: história, restauração e usos

Saiba mais sobre o curso

Curso Técnico em Guia de Turismo do IFSC busca preparar estudantes para promover e valorizar os atrativos turísticos de Santa Catarina e do Brasil. O curso é composto por disciplinas como História e Geografia de Santa Catarina, Patrimônio Cultural, História da Arte, e Técnicas de Guiamento.

Fortalezas e Covid-19

As fortalezas sob gestão da UFSC – Fortaleza de São José da Ponta GrossaFortaleza de Santo Antônio de Ratones e Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – estão fechadas à visitação pública como medida de combate à proliferação da Covid-19. Nesse período, o atendimento de demandas relacionadas às fortificações tem sido feito preferencialmente por e-mail (fortalezas@contato.ufsc.br).

Tags: CFISCCoordenadoria das Fortalezas da Ilha da Santa CatarinaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina