Artista Rodrigo de Haro recebe homenagem na UFSC neste sábado, 30/11

27/11/2019 09:45

A Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Consulado Honorário da França em Florianópolis convidam a comunidade para a homenagem ao artista Rodrigo de Haro. A solenidade será neste sábado, 30 de novembro, às 17h, no hall da Reitoria I no Campus da UFSC Trindade em Florianópolis.

Sobre Rodrigo de Haro

Primeiro filho do pintor Martinho de Haro (1907 – 1985), Rodrigo nasceu em Paris, na França, em maio 1939, quando seu pai usufruía de uma bolsa de estudos na Académie de La Grande Chaumière, de Paris. A bolsa de estudos foi conquistada no Salão Nacional de Belas Artes de 1937. Com o inicio da segunda guerra em setembro 1939 a família volta às pressas para o Brasil.

O nascimento parisiense marcará para sempre a trajetória de Rodrigo no cenário artístico. Crescendo num meio de arte e cultura, Rodrigo seguiu o caminho ditado pela genética da família: a pintura lhe veio dos conselhos paternais e a literatura graças à biblioteca do avô maternal Antônio Palma. E foi entre quadros, pinturas e pinceis, saraus, livros e leituras que Rodrigo se consolida como pintor, desenhista, gravador, escritor, poeta e contista.

Rodrigo de Haro é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, doutor pela Universidade del País Vasco e pós-doutor em Arte Pública pela UFF-RJ.

Divide suas atividades profissionais entre Florianópolis e São Paulo. Em poesia, atua desde 1960 como organizador do movimento surrealista e tem seus poemas publicados em livros no Brasil e em antologias na Espanha e Estados Unidos. Por volta de 1987, trabalha na decoração do Teatro Municipal de Florianópolis, com 80 painéis Mandalas.

Foto: Acervo/Agecom

Na UFSC os painéis feitos pelo artista no prédio da Reitoria são uma das atrações da Universidade, e o trabalho é muito reconhecido e citado no livro Mosaicos brasileiros, de Henrique Gougon, como uma referência na arte do mosaico no Brasil.

O mural em homenagem à Santa Catarina de Alexandria, na parte interna da Reitoria, foi a primeira etapa da obra realizada entre 1995 e 1996, onde Santa Catarina está com a espada de punho e com uma relação de nomes de seus protegidos. Na parte externa do prédio o mosaico “Muro da Memória” traz relatos de viagens, crônicas pré-colombianas, lendas amazonenses, literatura colonial e poemas de artistas contemporâneos. Com imagens e palavras, foi construído entre os anos 1997 e 2000. Os murais de Rodrigo de Haro na UFSC estão entre os maiores mosaicos da América Latina, com 440 metros quadrados de área. O artista considera que a obra não está concluída.

Assista ao episódio da série A Cor da Nossa Tela sobre Rodrigo de Haro:

Para o Cônsul Honorário da França em Florianópolis, Jean-Victor Martin, a obra do Rodrigo de Haro leva o nome do Estado de Santa Catarina para muito longe, e a homenagem do Consulado é uma forma de enaltecer a importância e relevância do artista nascido na França no contexto artístico e cultural internacional.

A homenagem a Rodrigo de Haro é uma realização Consulado Honorário da França em Florianópolis, com o apoio da Coordenadoria de Eventos do Departamento de Cultura e Eventos da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (DCEVEN/SeCArte) e da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER).

Serviço:

O quê: homenagem ao artista Rodrigo de Haro
Quando: 30 de novembro | sábado | 17h
Onde: hall Reitoria I | Campus Reitor João David Ferreira Lima | bairro Trindade | Florianópolis – SC
Informações:
Consulado Honorário da França – Florianópolis | (48) 3222-8925 | consul.france@floripa.com.br
Coordenadoria de Eventos | Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN) | (48) 3721-9781 | andrea.ventura@ufsc.br

Fontes: ‘Nossos Monumentos’: Reitoria da UFSC possui um dos maiores mosaicos da América Latina | Novos episódios de ‘A cor da nossa tela’ mostram murais de Martinho e Rodrigo de Haro | O Patrimônio Arstístico da UFSC

Tags: ArteCulturahomenagemRodrigo de HaroUFSC