ARTE PARA TODOS

24/10/2011 15:11

  Cultura chega a todos os campi universitários

 

Música, dança, teatro, literatura e mais uma série de espetáculos artísticos está chegando aos campi da UFSC pelo Estado adentro. A iniciativa é

Seminário de Cultura da UFSC, realizado em 26 e 27 de setembro

resultado da política de descentralização e democratização cultural da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), que há dois meses promove a circulação de peças culturais, entre filmes, teatro e música para os novos campi. Fortalecida a partir da criação da Comissão de Cultura da UFSC, em junho, essa política está começando a mobilizar a vida cultural das cidades, e já promoveu apresentações do filme A Antropóloga, do Madrigal, da Orquestra de Câmara e do Coral da UFSC.

 

Além das apresentações  musicais, o longa-metragem A Antropóloga, do diretor Zeca Pires, também está circulando pelo estado.A intenção é levar, no ano que vem, eventos como o FITA (Festival Internacional de Teatro de Animação) e projetos como o 12:30 para todos os palcos das cidades-sede da UFSC Joinville, Curitibanos e Araranguá. As peças Luas de Galileu, da diretora Carmen Fossari, Setembro, dirigida pelo Professor Fábio Salvatti, e Dia da Dança, da professora Janaína Martins, também estão na lista das apresentações itinerantes pelo estado. “Para receber os espetáculos, as prefeituras e órgãos públicos se obrigam a encontrar espaços e isso ajuda a fortalecer a política cultural dos municípios em questão”, assinala a secretária Maria de Lourdes Borges.

O processo de descentralização da arte e da cultura produzidas na UFSC foi deflagrado em agosto, quando o Coral da UFSC se apresentou em Curitibanos. Para o ano que vem, está prevista a exibição do filme O Contestado: Restos Mortais. Além de deslocar essas apresentações para os outros campi, a Comissão, coordenada pela Secarte, pretende também trazer produções do interior do estado para serem apresentadas na capital, promovendo uma maior integração cultural entre as cidades.

 

Outro projeto resultante dessa ação cultural são as oficinas gratuitas de teatro e dança, que possibilitarão a formação de grupos de teatro em cada uma das cidades onde há campus da UFSC. As primeiras quatro oficinas serão no campus da UFSC em Cutiribanos, nos seguintes horários: sextas, das 19h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h30 e das 14h às 18h.

 

 

 

Mais informações no site:

www.artescenicascuritibanosufsc.wordpress.com.

Inscrições no arte.ufsc.curitibanos@gmail.com

 

Raquel Wandelli, jornalista SeCArte/UFSC

Matheus Moreira Moraes (estagiário do curso de Jornalismo na SeCArte)

(37219459, 37218329 e 991105240)

raquelwandelli@yahoo.com.br

raquelwandelli@reitoria.ufsc.br

assessora de Comunicação da SeCArte/UFSC

www.secarte.ufsc.br