Agenda Cultural

ago
31
dom
Dia de Gratuidade | Fortalezas da UFSC @Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e de São José da Ponta Grossa
ago 31@8:30 – 18:30

As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 31 de agosto. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

>> Dia de Gratuidade

No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.

O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações de acesso.

>> Serviço

O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 31/08/2025 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC | Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302

set
3
qua
III Festival Literário da UFSC – Flufsc @Teatro Carmen Fossari e Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural - DAC
set 3@9:30 – 21:00

Festival Literário da UFSC – Flufsc, na sua terceira edição, neste ano de 2025 se reinventou e se ramificou, entrelaçando-se com outros eventos, entre eles a Feira do Livro da UFSC que ocorreu nos dias 11 a 14 de agosto e o 8º Encontro Nacional do Mulherio das Letras a ocorrer entre os dias 30 de outubro a 02 de novembro na UFSC. E em 3 de setembro, com o subtítulo A poesia (que) nos devora dedicar-se-á um dia para a reflexão do poético na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis.

O objetivo do III Flufsc é provocar um espaço de debate sobre a o fazer poético nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência de escritores nacionais e internacionais com o gênero.

A programação contará com roda de conversas e lançamento de livros que tenham a poesia como diálogo.

Programação 

3 de setembro de 2025 | quarta-feira


 

Teatro Carmen Fossari


9h30min | Abertura – palco aberto

10h | Roda de conversa
A UFSC em Poesia
George França, Patricia Peterle, Priscila F. Prado, Lino Peres
Mediação: João Nilson Alencar

14h | Roda de conversa
Descentros Poéticos
Ailton Moreira, Suelen Vieira, Mariana Queiróz
Mediação: Yannick Frederico

16h | Roda de conversa
A Poesia nos Coletivos
Marcio Souza e Márcia Feijó – Retintos
Flávia Quintanilha e Marlene de Faveri – Mulherio das Letras SC
Mediação: Rosane Cordeiro

19h | Perfomance
“Com quantos paus se faz uma carreira”
Énia Lipanga


Igrejinha da UFSC


20h | Lançamento de livros


*Programação sujeita a alterações.

set
11
qui
Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos | ‘Eglê’ @Teatro Carmen Fossari
set 11@19:00 – 21:00

Em celebração ao centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2024), um dos mais proeminentes escritores, editores, jornalistas, roteiristas e gestores culturais brasileiros e catarinenses, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), por meio do Programa de Extensão Centenário de Salim Miguel apresenta a Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos. A mostra consistirá em quatro sessões audiovisuais, apresentadas no Teatro Carmen Fossari nas quintas-feiras, de 4 a 25 de setembro sempre às 19h.

A sessão desta quinta-feira, 11 de setembro, exibe o filme Eglê. Após o filme haverá bate-papo com a diretora Adriane Canan. A atividade é livre e gratuita para toda comunidade.

>> Sobre o filme:

Eglê é muitas. Poeta, escritora, editora, tradutora, comunista, mãe, companheira, roteirista, professora perseguida e presa pela ditadura civil-militar. Uma trajetória de coerência e generosidade. Uma catarinense que abriu caminho para muitas mulheres. Aos 95 anos, conta sua história de luta e esperança.

>> Sobre a diretora:

Adriane Canan é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Jornalismo, Novas Tecnologias e Linguagens Contemporâneas pela Unochapecó. Trabalhou na Rádio FM Cultura de Porto Alegre e como repórter da Agência Carta Maior, produzindo matérias para rádio on-line. Fez curso de Roteiro Avançado na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e desenvolve projetos em documentário e ficção.

>> Eglê – Trailer

>> Serviço

O quê: filme Eglê | Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos
Quando: 
11/09/2025 | quinta-feira | 19h   
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural – DAC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade     
Classificação: Livre 
Informações: 
salimmiguel100anos.com.br

set
18
qui
Clube de Leitura dos Horrores @Sala 213 - Bloco A | Centro de Comunicação e Expressão (CCE)
set 18@18:30 – 21:30

O projeto de extensão FantastiCatarina, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o Clube de Leitura dos Horrores, que retorna às atividades em 18 de setembro, às 18h30, na sala 213 do Bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O debate do próximo encontro será sobre a obra de horror gótico O grande deus Pã, de Arthur Machen. A Editora DarkSide, apoiadora do projeto, colaborou com brindes para os mediadores de leitura e para sorteio entre os participantes da leitura crítica.

>> Sobre o FantastiCatarina:

O projeto reúne pessoas que compartilham a paixão pelo medo e pela forma intrigante como o fantástico e o aterrorizante revelam muito sobre a sociedade. Interessados(as) em participar dos debates podem comparecer aos encontros programados na agenda do FantastiCatarina. No segundo semestre de 2025, as reuniões acontecem uma vez por mês até dezembro.

O projeto também realiza oficinas, rodas de conversa e minicursos promovidos pelo grupo. As atividades são gratuitas, abertas ao público e com certificação.

Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.

>> Serviço:

O quê: Clube de Leitura dos Horrores
Onde: Sala 213, Bloco A | Centro de Comunicação e Expressão (CCE) | UFSC – Florianópolis
Quando: 18/09/2025 | quinta-feira | 18h30
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Instagram

set
22
seg
Experimenta – 10ª Edição | Rufar os tambores: O samba vai passar
set 22@8:00 – set 28@20:00

Começa na próxima segunda-feira, 22 de setembro, a 10ª edição do Experimenta – Rufar os Tambores: O samba vai passar. Até domingo, 28 de setembro, o evento reunirá mais de 50 ações culturais, artísticas e esportivas em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A arte se expressa por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, entre outras atrações.

Com a temática Rufar os Tambores: O Samba Vai Passar, a 10ª edição do Experimenta busca celebrar a diversidade cultural brasileira por meio de uma das expressões artísticas cuja cadência está na base da história e da identidade nacional: o samba.

A programação completa da 10ª edição do Experimenta está disponível na página oficial do evento: secarte.ufsc.br/experimenta.

>> Inscrições para oficinas e atividades

O Experimenta oferece diversas oficinas e atividades que requerem inscrição prévia para participação. Os formulários eletrônicos estão disponíveis no site do evento. Algumas oficinas possuem vagas limitadas; nesses casos, as vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.

>> Concurso Fotográfico “O Guardião do Experimenta”

Em conjunto com as atividades do Experimenta, será realizado o concurso fotográfico O Guardião do Experimenta, que premiará as melhores fotos registradas durante o evento. As premiações serão não monetárias e destinadas a membros da comunidade universitária da UFSC (servidores, discentes e trabalhadores terceirizados). O edital para participação está disponível aqui.

>> Eventos parceiros

Nesta edição, o Experimenta acolhe o Congresso Nacional do Samba (Conasamba), nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025. Trata-se do maior congresso de Carnaval do país, organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba e recepcionado pela Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF).

Além do Conasamba, a 10ª edição do Experimenta conecta-se com a V Conferência Planeta.Doc, que será realizada na UFSC entre os dias 22 e 25 de setembro. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e resultará na produção de uma carta-manifesto endereçada à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.

Promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE), o Experimenta é um evento gratuito e aberto ao público. A SeCArtE convida a comunidade interna da UFSC a participar com seu saber-fazer artístico-cultural, estendendo também o convite à comunidade externa para integrar essa roda de celebração e expressão.

set
28
dom
Dia de Gratuidade | Fortalezas da UFSC
set 28@8:30 – 18:30

As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 28 de setembro. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

>> Dia de Gratuidade

No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.

O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações de acesso.

>> Serviço

O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 28/09/2025 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC | Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302

set
29
seg
Lançamento de livro | “Brincadeiras a parte” da Letrux @Igrejinha da UFSC
set 29@18:00 – 20:00

A persona artística de Letrux é marcada por uma linguagem intensa, poética, irônica e confessional — características que se refletem fortemente em seus livros e na sua música. Em “Brincadeiras à parte”, obra lançada pela Editora Planeta, a autora compartilha contos que exploram jogos e brincadeiras, abordando temas como sexualidade, feminismo, música, autoconhecimento, amizade e relacionamentos. O livro será lançado no dia 29 de setembro, segunda-feira na Igrejinha da UFSCa partir das 18h com entrada gratuita para o público.

Celebrando 20 anos de carreira, Letrux insere na obra pequenas pausas entre os textos, funcionando como interlúdios que convidam o leitor a respirar e refletir. Este é o seu segundo livro publicado pela Planeta, após “Tudo que já nadei: Ressaca, quebra-mar e marolinhas”, que reúne textos, poemas e aforismos.

A escrita de Letrux dialoga com a poesia marginal e o verso livre, incorporando uma sensibilidade moderna que trata de feminismos, questões de gênero, afetos líquidos e o esgotamento da vida contemporânea. Seus livros e músicas se entrelaçam, criando uma obra híbrida, ao mesmo tempo pop e literária, que ressoa especialmente entre leitores que buscam uma voz honesta, desafiadora e profundamente humana.

“Supostamente livre, louca… sinto Letrux assim. E chega junto uma figura atraente, desafiadora e talentosíssima. Difícil resistir. Molhada, moderna, Letrux é feita pra levar.”
– Marina Lima

“Multiartista é pleonasmo: toda arte é múltipla, todo artista é um multiartista… Letrux, por exemplo, já se apresenta desdobrando identidades – menos jogo de espelhos, mais carteira desdobrável de camelô – popular e democrática como ‘estauta’ alabastrina. Sou fã confesso… Let’s do it.”
– Pedro Bial

>> Ficha técnica:

  • Título: Brincadeiras à parte
  • Autor: Letrux
  • ISBN: 978-85-422-3754-2
  • 176 páginas | R$ 39,90
  • Editora: Planeta

>> Sobre a autora:

Letícia Novaes, a Letrux, é referência na música independente contemporânea. Com quatro álbuns lançados, incluindo o finalista ao Grammy Latino de 2020, Letrux é cantora, compositora, atriz, escritora e poeta. Seus livros publicados incluem “Zaralha – abri minha pasta” (2015), “Tudo que já nadei” (2021) e “Brincadeiras à parte” (2025). Em seus trabalhos, Letrux discute questões de gênero, feminismo e direitos humanos, refletindo sobre o tempo presente de forma sensível e provocadora.

>>Sobre a editora:

Editora Planeta Brasil, parte do Grupo Planeta fundado há 70 anos em Barcelona, é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo. Com mais de 1.500 livros publicados no país, abrange gêneros de ficção e não ficção através de nove selos editoriais, incluindo Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.

>>Serviço

O quê: Lançamento do livro Brincadeiras à parte – Letrux
Quando: 29/09/2025 | segunda-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Informações: Nathalia Bottino – 
Barbara Novaes – 
Leticia Cangane – 

out
16
qui
Jogos de Integração dos Servidores da UFSC | 5º JIS
out 16 – nov 29 dia inteiro

O Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL) vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), divulga a programação da 5ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores da UFSC (JIS). O evento tem como objetivo fortalecer os laços da comunidade universitária, promovendo cooperação, trabalho em equipe, inclusão e a prática esportiva como forma de lazer e saúde.

As atividades esportivas começam na quinta-feira, 16 de outubro e seguem até 29 de novembro de 2025. A programação dos Jogos, bem como diversas orientações para os participantes estão despriveis na pagina do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer: decl-secarte.ufsc.br.

A coordenação do evento informa que existem vagas disponíveis paras as modalidades de Canastra Mista, Corrida Rústica, Dominó Misto e Voleibol (masculino e feminino). As inscrições permanecem abertas até o Congresso Técnico que inicia na próxima terça-feira, 14 de outubro, às 9h30.

Além das modalidades esportivas, o 5º JIS oferecerá atividades culturais e de lazer, também abertas aos familiares dos servidores, que poderão participar tanto como atletas quanto como espectadores.

O evento é promovido pelo Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, e conta como apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), Centro de Desportos (CDS), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFSC (SINTUFSC), Associação Recreativa dos Servidores da UFSC (ASSUFSC), Liga Acadêmica de Enfermagem Pré-Hospitalar e Emergência (LAEPE), Centro Acadêmico de Educação Física (CAEF), Associação Atlética do Curso de Educação Física (AEFUFSC).

Informações: decl-secarte.ufsc.br | decl.secarte@contato.ufsc.br | @decl.secarte | (48) 3721-8326

out
26
dom
Dia de Gratuidade | Fortalezas da UFSC @Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e de São José da Ponta Grossa
out 26@8:30 – 18:30

As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 26 de outubro. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

>> Dia de Gratuidade

No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.

O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones encontra-se temporariamente fechada em razão das obras no trapiche que dá acesso à fortificação.

nov
13
qui
Festival Estudantes Contra a Guerra
nov 13 – nov 14 dia inteiro

Festival Estudantes Contra a Guerra ocorre em 13 e 14 de novembro, quinta e sexta-feira, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e traz programação cultural gratuita com o intuito de denunciar o imperialismo e a violência. O evento, organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSC, pelo DCE da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pela União Florianopolitana dos Estudantes Secundaristas (UFES), debate o genocídio em Gaza e nas periferias e propõe a cultura como ferramenta de resistência.

A programação reúne shows, oficinas, feiras, teatro, cinema, batalhas de poesia e rodas de conversa, além de atos políticos e plenárias sobre a violência policial, o genocídio em Gaza e nas periferias brasileiras. De 10 a 12 de novembro, ocorrem atividades de mobilização — debates, exibições de filmes, apresentações teatrais e plenárias — que antecedem o festival.

Confira a programação completa (em pdf).

Com o lema Pelo fim do genocídio em Gaza e nas periferias, a iniciativa conecta as lutas do povo palestino e da juventude negra e periférica no Brasil, denunciando o imperialismo e o fascismo que sustentam as guerras no exterior e a violência no Brasil. Da Faixa de Gaza às favelas do Rio de Janeiro, das chacinas que chocam o país às mortes cotidianas nas periferias de Florianópolis, o festival se posiciona contra a política da morte e a favor da solidariedade internacional dos povos.

Inspirado nas tradições de resistência da juventude, como os festivais da canção durante a ditadura civil-militar e os grandes encontros culturais da contracultura, o Festival Estudantes Contra a Guerra reafirma a cultura como instrumento de luta e libertação popular. “Quando os governos escolhem financiar guerras e repressão, nós escolhemos construir cultura e vida. Esse festival é a resposta dos estudantes ao mundo que querem nos impor — um mundo de muros, bombas e silêncio”, afirmam os organizadores.

A programação, que acontece em frente ao DCE da UFSC e nas áreas próximas ao laguinho, no campus Trindade, inclui feira de arte e economia solidária, oficinas, batalhas de poesia, teatro, cinema, intervenções e shows. Entre as atrações confirmadas estão GuiJay, Africanamente, Gêmeos do Baile, Slam Trajano, Grupo de Teatro Boca de Siri, Bruno Barbi, Desterro Jornalismo e muito mais.

O encerramento, no dia 14, terá um ato político Estudantes Contra o Fascismo e o Genocídio Imperialista, com Léo Péricles e outras lideranças populares.

Mais informações no Instagram.

nov
30
dom
Dia de Gratuidade | Fortalezas UFSC @Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e de São José da Ponta Grossa
nov 30@8:30 – 18:30

As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 30 de novembro. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

>> Dia de Gratuidade

No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.

O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones encontra-se temporariamente fechada em razão das obras no trapiche que dá acesso à fortificação.

>> Serviço

O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 30/11/2025 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC | Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302

dez
3
qua
65 anos UFSC | Slam Educa – Final interescolar de poesia falada @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
dez 3@13:00

O Slam Educa é um projeto independente e sem fins lucrativos que desenvolve uma competição de poesia falada (Slam) nas escolas da Grande Florianópolis desde 2024.

Neste ano, mais de 3 mil estudantes aprenderam e praticaram a poesia falada do Slam com muito talento e dedicação. Agora, os estudantes poetas campeões de suas escolas se encontram para a final interescolar.

dez
11
qui
65 anos UFSC | Oficina ‘Transformando Lixeiras em Vida e Arte’ @Sala Verde UFSC - Biblioteca Universitária Central - BU, ao lado da PRAE
dez 11@9:00 – 12:00

A oficina convida a comunidade universitária e externa para uma vivência prática, artística e educativa voltada ao reaproveitamento de antigas lixeiras de concreto da UFSC, em celebração aos 65 anos da universidade. Esses recipientes serão transformados em vasos para o cultivo de plantas ornamentais e ervas medicinais. Como ação de promoção da educação ambiental e do cuidado coletivo com os espaços públicos, a atividade será desenvolvida em dois momentos complementares. No primeiro, será realizado o plantio das mudas nas lixeiras previamente preparadas. No segundo, os participantes irão decorá-las com pinturas criativas, fortalecendo o trabalho colaborativo e a integração entre universidade e comunidade. As primeiras lixeiras transformadas serão instaladas no CSE/UFSC.

Ministrantes

  • Arthur dos Santos (graduando em Biologia e bolsista da CGA/UFSC)
  • Gloria Beatriz Koch Irulegui (NEAMB/UFSC)
  • Equipe da Sala Verde UFSC
  • Equipe da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (CGA)

Atividade gratuita e com certificação.

Público Alvo: Comunidade no geral (Externa e Universitária)
*Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável.
Local: Sala Verde UFSC (lateral etérea da Biblioteca Universitária Central-BU, ao lado da PRAE).
** A programação está sujeita às condições climáticas. Em caso de chuvas no dia, a atividade será adiada.
Trazer: Água (para consumo próprio) e lanche saudável.
Usar: boné/chapéu, repelente, protetor solar, calçado fechado e preferencialmente calça.
Inscrições: Formulário de inscrição – Vagas: 25
Informações: salaverde.ufsc.br | @salaverde.ufsc

Apoio: FEPESE | FAPEU | FEESC | APUFSC-SINDICAL | CSC Energia | DRM Detonação de Rochas | SINTUFSC

dez
15
seg
65 anos UFSC | Leitura Dramática – ‘Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar’ @Teatro Carmen Fossari
dez 15@20:00

Será que, um dia, poderemos olhar pra trás e dizer: ‘isso aqui é muito a gente’? Que um dia teremos coragem de encarar um momento na história e dizer que isso também nos diz respeito, como um sonho, um sonho que continua a ser sonhado por hipotálamos, esquinas na cabeça, ruelas no coração de outras, outras, e tantas. Mas aqui estou e eu me disponho a lutar para que este sonho não seja em vão. Quero que este sonho não vire mais uma coisa sem rosto. Eu quero despertar. E nisso eu te pergunto: De quantos sonhos mais precisaremos sonhar para construir um despertar coletivo?

A partir da leitura dramática de uma criação cênica inédita, o Coletivo Dizputa Sitiada ressurge aos palcos da cidade de Florianópolis para compartilhar sua pesquisa em processo chamada “Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar”. Nesse momento de troca, o coletivo compartilhará ao público fragmentos de texto, configurações de cena e poesias imagéticas que orbitam, mesclam e chocam os universos do sonho e da luta, temas que orientaram os últimos anos de criação do coletivo para este novo trabalho.

Aos que ostensivamente ganham perdendo e aos que miseravelmente perdem ganhando, aqui jaz uma última luta.

Esta apresentação contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para todas as pessoas presentes.

  • Classificação indicativa: 14 anos

Direção: Coletiva
Dramaturgia: Coletivo Dizputa Sitiada
Provocações/ Mediação Dramatúrgica: Guilherme Raphael Caldeira
Elenco: Iarima Castro Alves, Lucas Dalbem e Manuela Campagn
Operador(a) de luz: Guilherme Raphael Caldeira
Sonoplastia / Trilha sonora original: Lucas Dalbem
Operador(a) de som: Guilherme Raphael Caldeira
Produção: Iarima Castro Alves e Manuela Campagna
Vídeo / Registros audiovisuais: Amanda Andrade
Intérprete de Libras: Tay Mulle

Atividade realizada com recursos da PNAB do Governo Federal.