O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Agenda Cultural

jul
18
sex
Apresentação Musical | ‘4ª edição da Roda de Choro UFSC’ @Igrejinha da UFSC
jul 18@18:00 – 20:00

Na próxima sexta-feira, 18 de julho, às 18h, a Igrejinha da UFSC recebe a quarta edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical. O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Sobre a Roda de Choro UFSC:

A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da UFSC e entre diferentes gerações.

Para mais informações, acesse o site e o Instagram do DAC.

>> Serviço

O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 18/07/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Site | Instagram| dac@contato.ufsc.br

jul
24
qui
Espetáculo | ‘OFiC nas Igrejas’ – Concerto na Igrejinha da UFSC @Igrejinha da UFSC
jul 24@19:00 – 20:30

Atualizado 18/07/2025 – 08:40 – Ingressos esgotados

Na quinta-feira, 24 de julho, às 19h, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresenta mais uma edição do projeto “OFiC nas Igrejas”, com um concerto na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em homenagem aos 50 anos do falecimento do compositor russo Dmitri Shostakovich. A apresentação é gratuita. Visto que o número de vagas era limitado, todos os ingressos já foram retirados.

>> Sobre o espetáculo:

O programa apresenta a “A Arte da Fuga”, de J. S. Bach, obra monumental e enigmática escrita nos últimos anos de vida do compositor. Mais do que um exercício de contraponto, essa coleção de fugas e cânones revela a profundidade espiritual e a precisão arquitetônica do barroco alemão. A OFiC interpreta a obra com a delicadeza e o rigor que ela exige, evidenciando sua atemporalidade.

O concerto também apresenta a Fantasia Brasileira nº 3, do compositor paulista Francisco Mignone. Escrita para orquestra de cordas, a obra une o lirismo da tradição europeia à riqueza rítmica e melódica das raízes brasileiras. A Fantasia se destaca por seu colorido harmônico, lirismo nostálgico e energia popular – uma ponte sensível entre o Brasil urbano e o Brasil profundo.

A OFiC também interpreta o intenso Prelúdio da ópera “Tristão e Isolda”, de Richard Wagner, uma das peças mais influentes da história da música. Com sua harmonia ousada e tensão emocional crescente, o prelúdio inaugura o mundo sonoro do romantismo tardio e antecipa o modernismo do século XX. A obra é célebre por seu chamado “acorde de Tristão”, que simboliza o desejo, a incompletude e o anseio que perpassam toda a ópera.

Com direção artística de Pablo Rossi, o concerto oferece uma viagem estética que cruza séculos, estilos e sentimentos – da ordem matemática de Bach à paixão arrebatadora de Wagner, passando pelo lirismo mestiço de Mignone. Uma oportunidade única para vivenciar a riqueza e a diversidade do repertório sinfônico em um espaço de grande valor histórico e acústico.

 >> Sobre a OFiC:

A Orquestra Filarmônica Catarinense atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos.

A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.

Além disso, valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.

A OFiC conta com o patrocínio da Ciser, Diamante Energia, Engie, Sicoob, Duas Rodas e Multilog, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A OFiC também tem a parceria institucional do Departamento Artístico e Cultural da UFSC, da Fábrica de Comunicação, OneWG, Hurbana e Central Floripa.

Para mais informações, acesse o Intagram da OFiC e o site do evento.

>> Serviço:

O quê: ‘OFiC nas Igrejas’ – Concerto na Igrejinha da UFSC
Quando: 24/07/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117, Trindade, Florianópolis, SC
Quanto: Evento gratuito – Ingressos esgotados
Informações: Instagram | Site do evento

jul
29
ter
Edital | Cursos, Oficinas livres e Workshops de arte do DAC (Semestre 2025.2) @Departamento Artístico Cultural
jul 29@18:00 – ago 20@18:00

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Coordenadoria do Departamento Artístico Cultural (CDAC), lança o Edital 022/2025/SeCArtE/UFSC. O documento estabelece normas e divulga as informações para inscrição e participação nos cursos, oficinas livres e workshops de arte oferecidas por meio do Programa de Extensão Cursos e Oficinas Livres de Artes do DAC. As atividades serão realizadas no segundo semestre de 2025, de 25 de agosto a 28 de novembro.

O edital tem por finalidade propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada nas áreas de artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura, música, entre outras, promovendo a capacitação de estudantes, professores e do corpo técnico-administrativo da Universidade, bem como da comunidade externa local, sem vínculo com a UFSC, por via de cursos, oficinas livres e workshops.

As inscrições se iniciam às 18h do dia 29 de julho e se encerram às 18h do dia 20 de agosto de 2025, sendo realizadas exclusivamente por meio de Formulário de Inscrição Eletrônica, disponível na página do DAC. A participação é aberta para servidores técnico-administrativos, docentes e discentes da UFSC, bem como para membros da comunidade externa. Os cursos, oficinas livres e workshops possuem um limite de vagas para cada turma. As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.

Será destinada uma bolsa integral para cada curso, oficina livre e workshop, para pessoas com cadastro socioeconômico comprovado pela PRAE/UFSC ou que possuam o Cadastro Único do Governo Federal. Para efetivar a inscrição com bolsa integral é necessário marcar a opção “Assinale aqui para obter gratuidade” no formulário de inscrição e anexar o documento comprobatório.

>> Acesse: Edital 022/2025/SeCArtE

>> Cursos, oficinas livres e workshops oferecidos:

Artes Visuais

Cerâmica e processos de criação
Na pesquisa da Imagem
Na pesquisa da Imagem – Nível Intermediário
Pintura em tecido com tintas naturais

Artes Cênicas

Do jogo ao texto: Caminhos para uma presença cênica consciente
Maquiagem Drag King: Expressão e Gênero
OPT: Oficina Permanente de Teatro
Teatro: Uma artesania do encontro

Dança

MODAÇÕES: Movimentos para dançar emoções

Literatura

Solte sua escrita: Oficina livre de escrita criativa e expressão pessoal

Música

Guitarra/Violão: Harmonia e Improvisação – Nível Iniciante
Guitarra/Violão: Harmonia e Improvisação – Nível Intermediário
Iniciação ao Violão
Voz, Corpo e Palavras: Materializando o invisível

>> Cronograma:

Período de Inscrições: 29/07/2025 a 20/08/2025
Período de ajustes de matrícula:
 25/08/2025 a 28/08/2025
Início das oficinas: A partir de 25/08/2025
Informações: DAC | oficinas.dac@contato.ufsc.br | 48 3721-2498

ago
4
seg
Edital | Seleção de estudantes Bolsa Cultura (BEAC) na Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC)
ago 4@8:00 – ago 15@23:59

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulga o edital de seleção de estudantes para bolsa do Programa de Bolsas de Extensão vinculadas às Ações de Arte e Cultura (BEAC) na Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC).

A seleção tem o objetivo de incentivar a participação e o envolvimento dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina nas ações e projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.

>> Acesse:

Edital 023/2025/SeCArtE/UFSC

Podem se candidatar a vaga discentes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis ou áreas afins da Universidade Federal de Santa Catarina que tenham afinidade e interesse no setor cultural, para atuar na Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.

Serão asseguradas bolsas para estudantes Pretos, Pardos e Indígenas que entraram na UFSC por ações afirmativas (Decreto nº 9.427/2018) e para estudantes de outras categorias de vulnerabilidades sociais: beneficiários(as) do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal, ou beneficiários(as) de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação da rede pública de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica; Quilombolas; Transexuais/Travestis; Pessoa Cigana em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica; População Ribeirinha; População em Situação de Rua; População Refugiada; Marisqueiras, Campesinos e Outros.

O bolsista cumprirá jornada semanal de 20 (vinte) horas, devendo o horário da bolsa ser compatível com o horário de aula em que esteja matriculado. A UFSC concederá mensalmente ao bolsista uma bolsa no valor de R$700,00 (setecentos reais).

A UFSC não se responsabilizará por inscrição não recebida por motivos de falha de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

>> Cronograma:

Lançamento do edital: 04/08/2025
Período de inscrições: 04/08/2025 a 15/08/2025
Divulgação dos resultados da 1ª etapa: 18/08/2025
Realização das entrevistas: 19/08/2025 a 22/08/2025
Divulgação do resultado final: 25/08/2025
Início das atividades: 01/09/2025

Informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas@contato.ufsc.br | (48) 3721-8302

ago
9
sáb
Igrejinha Musical | Recital com violoncelista Giacomo Copiello @Igrejinha da UFSC
ago 9@20:00 – 22:00

O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta no dia 9 de agosto, sábado, às 20h, na Igrejinha da UFSC, um recital com o violonista italiano Giacomo Copiello. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

>> Sobre o artista:

Giacomo Copiello é um violonista clássico italiano. Com uma carreira de concertos que o apresenta como solista e integrante de conjuntos de câmara na Itália e no exterior, destaca-se como uma das novas promessas do violão internacional. Seus vídeos ao vivo e CDs, lançados desde 2015, pelo selo “Stradivarius” (Milano Dischi), foram amplamente apreciados pela crítica e ouvidos em plataformas digitais.

A qualidade sonora sempre foi o centro de seu interesse artístico. Tocando violões clássicos modernos e históricos, ele investigou a ideia de descobrir um som que pudesse ir além do instrumento. A transcrição de novas músicas para o violão revelou-se uma continuação natural dessa vocação. Da mesma forma, o violão de 8 cordas “Brahms Guitar” surgiu como uma poderosa ferramenta para continuar essa pesquisa. Há vários anos, Giacomo vem ampliando o repertório desse instrumento específico, adaptando novas obras para ele e colaborando com compositores contemporâneos.

Uma busca constante por uma conexão instrumental com a voz humana permeia a pesquisa musical de Copiello. Seu álbum mais recente, intitulado Lieder, apresenta uma coleção pessoal de arranjos para violão que explora o lirismo de dois compositores do romantismo alemão: Mendelssohn e Schubert.

>> Sobre o projeto Igrejinha Musical:

Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. A Igrejinha Musical apresenta quinzenalmente durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC.

Para mais informações, acesse o site do DAC ou o Instagram da Igrejinha Musical.

>> Sobre o serviço:

O quê: Igrejinha Musical | Recital com violoncelista Giacomo Copiello
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 09/08/2025 | sábado | 20h
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chegada
Informações: Departamento Artístico Cultural | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto | Instagram do artista
Canais do YouTube: Igrejinha Musical | Giacomo Copiello

ago
15
sex
Roda de Choro @Igrejinha da UFSC
ago 15@18:30 – 20:30

Nesta sexta-feira, 15 de agosto, às 18:30h a Igrejinha da UFSC recebe a quinta edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.

O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 15/08/2025 | sexta-feira | 18h30
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

set
10
qua
Igrejinha Musical | Marisa Sardo (EUA/Itália) @Igrejinha da UFSC
set 10@20:00 – 21:00

O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Programa de Extensão Ponteio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta no dia 10 de setembro, quarta-feira, às 20h, na Igrejinha da UFSC, recital com a violonista Marisa Sardo. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Marisa Sardo é uma violonista clássica nascida em Chicago e uma das novas solistas internacionais em destaque. Com dupla cidadania americana e italiana, conquistou mais de 20 prêmios em competições internacionais, incluindo o 1º lugar no New York Laureate, Twisted Spruce e Grand Prize Virtuoso. Já se apresentou em cinco continentes e mais de 25 países, incluindo salas prestigiadas como o Concertgebouw (Amsterdã) e o Mozarteum (Salzburgo).

Reconhecida por seus programas diversos e envolventes, Marisa valoriza obras de compositoras, artistas pouco representados e estreias de peças comissionadas. Seu álbum de estreia, lançado em 2023 pelo selo Frameworks Records, inclui obras de Sor, Mertz e von Sehrwald. Atua também como artista convidada, professora e defensora da música contemporânea para violão.

Marisa é graduada pela Northwestern University, Indiana University e New England Conservatory. Estudou com grandes nomes como Eliot Fisk, Sérgio Assad e Oscar Ghiglia. Toca instrumentos feitos sob medida por Marshall Brune, Wilson Burnham e James Baur.

>> Igrejinha Musical

Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.

>> Ponteio 

O Programa de Extensão Ponteio da Udesc é uma iniciativa dedicada ao enriquecimento da formação em violão, oferecendo master classes com artistas renomados/as, performances artísticas e abertura à participação da comunidade. Ao complementar a formação acadêmica dos/as estudantes e promover a apreciação cultural, o Ponteio desempenha um papel vital no desenvolvimento musical e na difusão da arte do violão na sociedade.

>> Serviço

O quê: Igrejinha Musical | Recital Marisa Sardo
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117  – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 10/09/2025 | quarta-feira | 20h
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chegada
Informações: Departamento Artístico Cultural | 48 3721-2499 | @dac.secarte.ufsc – @igrejinhamusical – @ponteio.udesc – @marisasardoguitar 
Canais do YouTube: Igrejinha Musical | Marisa Sardo

set
12
sex
Igrejinha Musical | Duo Titton-Zamith @Igrejinha da UFSC
set 12@19:00 – 21:00

Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta no dia 12 de setembro, às 19h, na Igrejinha da UFSC, recital com o Duo Titton-Zamith, formado pelos músicos João Titton (violino) e Maurício Zamith (piano). O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

O dueto, ativo desde 2013, tem se destacado no cenário da música de câmara brasileira, realizando apresentações no Brasil e no exterior, além de promover oficinas para jovens músicos.

O Duo Titton Zamith tem como foco a valorização da música de câmara brasileira, promovendo a cultura nacional por meio de interpretações dedicadas e envolventes. A dupla destaca-se por apresentar repertórios que abrangem desde compositores consagrados até obras contemporâneas pouco exploradas, contribuindo para a difusão do conhecimento musical no país.

>> Sobre Titton-Zamith

João Titton é doutorando pela UNICAMP, mestre pela University of Cincinnati (EUA) e graduado pela EMBAP. Atualmente, é professor de violino no curso de Bacharelado em Música da Udesc. Foi fundador de grupos como o Quarteto Brasilis e o Quinteto de Cordas de Curitiba, e atualmente integra o Quarteto Cruz e Souza. Como spalla e solista, já se apresentou em orquestras renomadas, incluindo a Orquestra Filarmonia SC e a Orquestra do Estado do Mato Grosso. João também participa como professor em festivais nacionais, como o FEMUSC e o Festival Internacional de Música de Gramado.

Maurício Zamith é pianista e professor do Departamento de Música da Udesc, onde atua na área de piano dos cursos de Bacharelado e Licenciatura. É doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre pela UNICAMP e bacharel pela USP. Durante sua carreira, foi premiado em concursos nacionais de piano e música de câmara e produziu o CD Tempo Composto, com obras de professores da Udesc. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre tempo, análise e performance musicais, com publicações e produções artísticas na área.

>> Igrejinha Musical

Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.

>> Serviço

O quê: Igrejinha Musical | Recital Duo Titton-Zamith
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 12/09/2025 | sexta-feira | 19h
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chegada
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | 48 3721-2497 | Instagram DAC – Instagram Igrejinha Musical
Canais do YouTube: Igrejinha Musical

set
15
seg
Show Lado B @Teatro Carmen Fossari
set 15@20:00 – 21:00

Bernardo Flesch. Foto: Manu d’Eça

No dia 15 setembro, segunda-feira, às 20h a Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o projeto Show Lado B. O evento é livre e gratuito para toda a comunidade.

O projeto Show Lado B é o trabalho autoral do músico, compositor, pianista e cantor florianopolitano Bernardo Flesch, que explora vários gêneros de forma inventiva, tendo na essência a mistura de estilos musicais brasileiros, por vezes de forma inusitada, envolvendo samba, reggae, funk, forró, rock, entre outros. O Show Lado B é um espaço de encontros entre ritmos, histórias e pessoas. Misturamos gêneros populares com requinte e personalidade, revelando a riqueza da diversidade musical brasileira. A proposta dialoga com a contemporaneidade e com a quebra de barreiras sociais e artísticas, focando na música como um elo afetivo, capaz de unir diferentes mundos.

Bernardo Flesch realizará um show com duração de uma hora aproximadamente, apresentando suas músicas autorais. Estará acompanhado da banda formada pelos músicos: Caio Domingues (guitarra), Vinícius Valverde (bateria) e Vicente Reis (baixo). Além disso, a artista Cassiani Tasca, que é cantora, compositora e produtora cultural da Ilha de SC, fará participação especial no show.

O objetivo do projeto é promover o acesso à cultura, valorizar a diversidade musical catarinense e apresentar a sonoridade e composições próprias do artista Bernardo Flesch.

A proposta Show Lado B é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc – Edital Circuito Catarinense de Cultura – PNAB, 2024.

>> Equipe técnica

Manu d’Eça – fotógrafa
Daniel Olivetto – designer gráfico
Juliano Zanotelli – assessor de imprensa
Bárbara Kristensen – produção executiva
Cassiani Tasca – coordenação geral

set
19
sex
Roda de Choro UFSC – 6ª Edição @Igrejinha da UFSC
set 19@18:30 – 21:30

Nesta sexta-feira, 19 de setembro, às 18:30h, a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.

O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da UFSC e entre diferentes gerações.

>> Serviço

O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 19/09/2025 | sexta-feira | 18:30h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Site | Instagram| dac@contato.ufsc.br

set
22
seg
Experimenta – 10ª Edição | Rufar os tambores: O samba vai passar
set 22@8:00 – set 28@20:00

Semana de arte e cultura na UFSC. Intensa e diversificada programação focada na experimentação e divulgação da produção cultural desenvolvida no meio acadêmico.

out
1
qua
Concerto Filosófico | O Iluminismo de Kant na Música @Igrejinha da UFSC
out 1@19:00 – 21:00

A Professora Maria de Lourdes Borges e o renomado pianista Pablo Rossi apresentam Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música, um evento que une filosofia e música para explorar o Iluminismo kantiano por meio da arte. A apresentação combina reflexões filosóficas sobre razão, liberdade e estética com a execução de peças musicais que dialogam com o espírito do Iluminismo. Uma experiência única que convida o público a mergulhar na harmonia entre ideias e sons.

O concerto ocorrerá na Igrejinha da UFSC, no dia 1º de outubro, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

>> Sobre o evento:

Na primeira parte, os organizadores buscam relacionar o Sapere Aude do Iluminismo kantiano com a música de Beethoven, enquanto uma ruptura com o Cânone do Classicismo. Como exemplo, serão interpretadas a Sonata ao Luar Op. 27 e as 32 Variações em Dó Menor.

Na segunda parte, Borges e Tossi apresentam a composição Erlkönig de Schubert/Liszt, que se baseia num poema de Goethe. O texto do Erlkönig poderia ser visto como a oposição entre misticismo e razão, representados respectivamente pelo Rei dos Elfos e pelo pai de um menino que está doente. Ainda de Schubert/Liszt, eles trazem a peça Grechten am Spinnrade, numa alusão ao Fausto de Goethe.

Por fim, questiona-se se o Iluminismo e sua hipertrofia da razão não seria responsável pela desconsideração da natureza. Seria possível assimilar a preocupação com a sobrevivência da terra a um pensamento neoiluminista do século XXI? Nessa última parte, serão apresentadas obras de Gábri Mesquita e de Villa-Lobos.

>> Programação:

I. Ludwig van Beethoven:

  • Sonata Op. 27, No. 2 – “Ao Luar”
  • 32 variações em Dó Menor, WoO 80

II. Schubert/Liszt:

  • Erlkönig
  • Gretchen am Spinnrade

III. Gábri Mesquita

  • Choro do Besouro

IV. Villa-Lobos

  • Saudades das Selvas Brasileiras nos. 1 e 2
  • Dança do Índio Branco

>> Sobre os idealizadores do Concerto:

Maria de Lourdes Alves Borges graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluiu o seu mestrado em Filosofia em 1990 e o doutorado em 1996, ambos pelo UFRGS. Foi coordenadora da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretária de Cultura e Arte da mesma instituição. Atualmente é coordenadora do GT Kant-ANPOF e professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

Pablo Rossi estreou nacionalmente aos treze anos, se apresentando com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, tendo sido o mais jovem solista a se apresentar com essa orquestra. Considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros, Pablo ganhou o primeiro lugar em mais de dez concursos internacionais. e vem construindo uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais. O artista tem colaborado com as Orquestras de Câmara do Kremlin, de Moscou e de Auvergne, as Sinfônicas de Kirov, Brasileira (OSB) e de São Paulo (OSESP) e as Filarmônicas da Ucrânia, Minas Gerais e Goiás, dentre outras.

>> Serviço:

O quê: Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música
Quando: 1º/10/2025 | quarta-feira | às 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Contato: mariaborges@yahoo.com

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.