Agenda Cultural
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 10 de março, a partir das 18h, a primeira edição do ano da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem com DJ Makal e DJ Traktor, Cypher de Breaking, Rua Declama, Batalha de Sangue (modalidade dupla mista). A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
>> Serviço
O quê: Batalha do Conviva
Quando: 10/03/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aborto para toda comunidade
Informações: @batalhadoconviva
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
>> Clique aqui para conferir a programação completa.
>> Serviço
O quê: XII Mostra Academia de Artes Cênicas – Maçã
Quando: de 17/03 a 21/03/2025
Onde: Laboratório Caixa Preta | Teatro Carmen Fossari | Sala de Projeção – CCE
Quanto: gratuito
Informações: @caacufsc
Em 2023, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN empreendeu a missão de fazer cumprir a determinação constitucional (Art. 216) pela qual “ficam tombados todos os documentos e sítios detentores de reminiscências históricas de antigos quilombos”.
Como resultado, foi editada a Portaria IPHAN nº 135/2023, que regulamenta o Tombamento Constitucional destes documentos e sítios, e foi construída em processo participativo que contou também com ampla colaboração institucional da qual fazem parte os Ministérios da Cultura, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Fundação Cultural Palmares e o INCRA.
Diante da importância de divulgar e efetivar o novo instrumento no âmbito das políticas públicas do Estado brasileiro para reparação histórica junto à população quilombola, e considerando a pertinência de dialogar com instituições e lideranças que possuem atuação junto aos quilombos de Santa Catarina, convidamos para Roda de Conversa “Quilombos em Santa Catarina”, a ser realizada no dia 21 de março de 2025, de 14h às 20h, na sede do Iphan, no prédio da Antiga Alfândega (Centro, Florianópolis).
Inscreva-se aqui
O evento também será transmitido on line no YouTube Rede Educação Patrimonial Catarina.
A fim de tornar nosso diálogo ainda mais produtivo, pedimos a gentileza de ler a Portaria Iphan nº 135/2023, a qual está disponível aqui: Leia aqui.
Sugerimos também assistir os vídeos do IPHAN específicos sobre o Tombamento de Quilombos: Assista aqui
O formulário e o passo a passo para fazer o pedido de Tombamento de Quilombo ao IPHAN: Disponível aqui
No dia 05 de dezembro de 2024, foi realizada live “Leitura Comentada da Portaria de Tombamento de Quilombos – IPHAN”, você pode assistir no YouTube Rede Educação Patrimonial Catarina: Assista aqui
Programação detalhada preliminar (ainda aguardando confirmações)
14h – Boas-vindas (Regina Helena Santiago – Superintendente do IPHAN/SC)
14h10 – Como o tombamento de quilombos pode contribuir para as comunidades quilombolas? (Vanessa Pereira – Coordenadora-geral de Identificação e Reconhecimento do DEPAM/IPHAN)
15h – Mesa 1
– Referências culturais afro-brasileiras em Santa Catarina (Vanda Pinedo – Liderança Movimento Negro Unificado de Santa Catarina)
– Reflexões sobre ações relacionadas à Luta Quilombola em Santa Catarina (Lu Kilombola – Coordenadora Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombos – CECREQ – de Santa Catarina)
– Como são realizadas as ações afirmativas para estudantes quilombolas na UFSC? (Leslie Sedrez Chaves – Pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade Proafe/UFSC)
– Como está sendo construído o Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola de Santa Catarina? (Samara Freire – Coordenadora Projeto de Licenciatura Educação Escolar Quilombola – Antropologia/UFSC)
– Como a SPU/SC atua junto aos quilombos em Santa Catarina? (Juliano Luiz Pinzetta – Superintendente SPU/SC)
– Como o INCRA/SC atua junto aos quilombos em Santa Catarina? (Heron Rosa – INCRA/SC)
– Como as comunidades quilombolas podem se tornar um Ponto de Cultura e acessar recursos do MinC? (Alexandre Martins – Coordenador Escritório Ministério da Cultura em Santa Catarina)
Mediação: Regina Helena Santiago (Superintendente IPHAN/SC) e Júlia Callado (Servidora IPHAN/SC)
16h45 – Café e bolo
17h – Mesa 2
Como é sua comunidade/território?
– Rhuan Carlos Fernandes – Território negro Clube Social Negro Senegão – Joinville/SC
– Estefany Cristine de Moura dos Passos – Território negro Escola de Samba Imperadores do Samba – São Francisco do Sul/SC
– Izaias dos Santos – Território quilombola Vidal Martins – Florianópolis/SC
– Maurílio Machado – Território quilombola Morro do Fortunato – Garopaba/SC
– Olívio Cristino – Território quilombola Ribeirão do Cubatão – Joinville/SC
Mediação: Michele Maciel (Chefe ETEC IPHAN/SC em São Francisco do Sul) e Pedro Damin (Servidor IPHAN/SC)
18h – Roda de Conversa (abertura para comentários e perguntas)
19h – Encerramento (João Victor Hoffmann – Coordenador Técnico IPHAN/SC)
A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, vinculada a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (CFISC/SeCArtE), juntamente com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o coletivo Baile na UFSC, promovem a primeira edição do Conexão UFSC. Com DJs e feira de artesanato e gastronomia, o evento é gratuito e ocorre neste domingo, 30 de março, na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, a partir das 13h. A data também marca o primeiro domingo de gratuidade das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina em 2025.
A programação contará com os DJs Monster Dog, Guijay, Pretana e M!kai, tocando o tema brasilidades. Haverá também feira de artesanato e comidas no local. O evento celebra o encerramento do verão e a chegada do outono.
>> Dia de Gratuidade
No ultimo domingo do mês, entre os nesses de março a novembro é realizado o Dia de Gratuidade. A iniciativa visa ampliar o acesso cultural e histórico às Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim.
O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações de acesso.
>> Serviço
O quê: Conexão UFSC – Encerramento da Temporada de Verão
Quando: 30/03/2025 | domingo | das 13h às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Praia do Forte, Florianópolis/SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302
No próximo sábado, 26 de abril, um encontro de familiares, amigos e admiradores vai homenagear a poeta, professora, militante comunista, feminista, tradutora, editora e roteirista, companheira, mãe, avó e bisavó Eglê Malheiros. Pioneira em diversas áreas e de muitas facetas, Eglê faleceu em dezembro de 2024, aos 96 anos, em Brasília. Única mulher a participar de todo o percurso do Círculo de Arte Moderna, mais conhecido como Grupo Sul, coletivo que marcou as artes catarinenses entre os anos 1940 e 1950, foi casada com o escritor Salim Miguel e deixou um grande legado em todas as áreas nas quais atuou.
>> Programação da homenagem a Eglê
A programação da homenagem começa a partir das 14h30, no Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a exibição do documentário “EGLÊ” (82 min, 2023, coprodução Margot Filmes/Lilás Filmes/Calendula Filmes). O filme, que faz um percurso pela história da primeira mulher roteirista de cinema em Santa Catarina, foi produzido por uma equipe só de mulheres, reverenciando o pioneirismo de Eglê no cinema. Logo depois, às 16h, na Igrejinha da UFSC, acontece um momento de depoimentos da família, amigos e pesquisadores da obra de Eglê, junto a uma exposição de documentos e escritos da homenageada, que estão atualmente sob os cuidados do Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel (IDCH/FAED). A pianista e compositora Denise de Castro, que foi aluna de Eglê Malheiros no Instituto Estadual de Educação (IEE), vai tocar a “Valsa para Eglê”, composta especialmente para o documentário “EGLÊ”.
O evento, organizado pela família de Eglê Malheiros, tem o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel.
>> Mais sobre Eglê Malheiros:
Precursora em diversas áreas, como ter sido roteirista, junto ao companheiro Salim Miguel, do primeiro longa-metragem filmado em Santa Catarina (O preço da ilusão, de 1958), Eglê Malheiros nasceu em Tubarão, no Sul catarinense, em 1928, mas logo em seguida a família mudou-se para Lages, na Serra. É a primeira de quatro irmãos. Em 1932, seu pai, Odílio Cunha Malheiros, advogado, diretor do jornal A Defesa, militante da então Aliança Liberal, foi assassinado por motivações políticas. No mesmo ano, a mãe de Eglê, Rita da Costa Ávila Malheiros, se transfere para Florianópolis com os quatro filhos pequenos.
Eglê cresceu em Florianópolis e desde muito menina desenvolveu o gosto pela leitura, pelo conhecimento nas várias áreas, pela militância. Ainda no ginásio, adolescente, no início dos anos 1940, escreveu um texto sobre Getúlio Vargas e foi censurada, como conta no documentário, “pois falava em democracia e eleições”. Estudou em Porto Alegre, em Joinville e começou a lecionar ainda muito jovem. Ao retornar a Florianópolis, com 18 anos, cursou a Faculdade de Direito de Santa Catarina e foi a primeira mulher a se formar em Direito no estado. Também aos 18 anos, ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), espaço no qual já militava anteriormente e onde exerceu grande influência. Sua mãe, Rita, também era filiada ao PCB e chegou a ser candidata a deputada federal nas eleições de 1947.
Foi também neste período, no final dos anos 1940, que Eglê construiu, com outros companheiros de diversas áreas das artes, o Círculo de Arte Moderna, mais conhecido como Grupo Sul. Sua atuação foi muito potente: Eglê foi a única mulher a participar do Grupo Sul durante toda sua trajetória que envolve teatro, cinema, artes plásticas, literatura, a Revista Sul e as publicações das Edições Sul. Eglê Malheiros assina inúmeros textos nas edições da Revista Sul, onde também atuava em várias funções. Em 1952, pelas Edições Sul, publica seu primeiro livro de poemas, intitulado “Manhã” .
Ditadura interrompeu a carreira que Eglê amava: o magistério
Professora concursada do Instituto Estadual de Educação (na época, em 1948, então Instituto de Educação Dias Velho), lecionou História Geral, História do Brasil e História de Santa Catarina. Foi presa em Florianópolis por cerca de 50 dias em abril de 1964, logo após o golpe civil-militar, e impedida de continuar lecionando até 1979. Durante 1965 e 1979, a família de Eglê Malheiros e Salim Miguel viveu no Rio de Janeiro, onde Eglê, além de mãe e dona de casa, cuidando dos cinco filhos, trabalhou como tradutora e roteirista de cinema (dividindo com Salim Miguel os roteiros dos longa-metragens “A cartomante” (1974) e “Fogo morto” (1976), ambos dirigidos por Marcos Farias). Passou ainda pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, como diretora-secretária, e foi uma das editoras da revista Ficção (1976/79). Também nesse período no Rio de Janeiro fez Mestrado em Comunicação na UFRJ.
Em 1979, após a anistia, a família retorna a Florianópolis. Eglê retoma a atuação no magistério, no IEE, por mais dois anos, e se aposenta na sequência. Em 1986, é candidata a Deputada Constituinte pelo PCB. Em sua produção literária publicada estão também o livro infantil “Desça, menino” (1985), “Vozes veladas” (1996) e “Os meus fantasmas” (2002). Além disso, Eglê possui inúmeras publicações em coletâneas e obras coletivas. Assinou uma coluna no jornal Diário Catarinense durante diversos anos. Continuou participando ativamente da vida cultural, social e política em Santa Catarina, embora não mais filiada a partidos, mas posicionando-se sempre na coerência por uma sociedade digna e de direitos para todos.
Na sua casa, em Florianópolis, junto ao marido Salim Miguel, recebeu com generosidade muitas pessoas que pesquisavam a trajetória do Grupo Sul, a sua própria história e os temas aos quais sempre dedicou a vida. Os traços de generosidade e coerência política são registros muito fortes de todas as pessoas que falam sobre Eglê Malheiros. Em meados dos anos 2010, mudou-se para Brasília com o marido, Salim, por necessidade de cuidados médicos. Salim faleceu em 2016, depois de 64 anos de casamento com Eglê.
>> Serviço
O quê: Homenagens a Eglê Malheiros
Quando: 26/04/2025 | sábado | 14h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Classificação: Livre
Informações: egle.be | lilasfilmeslilas@gmail.com
Em abril, a arte da dança será comemorada com a realização do evento UFSC em Dança, promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o tema A Dança em suas Dimensões Afrodiaspóricas, o evento traz uma programação que contemplará oficinas, painéis e apresentações gratuitas nos dias 28 e 29 de abril de 2025.
O intuito é reunir estudiosos, bailarinos, coreógrafos, agentes culturais e admiradores da dança para vivenciar, discutir e trocar experiências sobre os códigos e os símbolos culturais que contribuíram para a construção e expansão das linguagens da dança pelo mundo em razão da diáspora africana.
A temática relaciona-se à diáspora negra como propulsora de dinâmicas socioculturais, refletindo também nas formas de organização coletiva, das artes, da música, do teatro e da dança. De forma a reafirmar o compromisso da Universidade com a permanência e a valorização da cultura negra, enquanto não só presente, mas também pertencente à UFSC, a programação busca resgatar iniciativas e linguagens da dança que dialoguem com a temática pretendida, de forma a integrar a comunidade universitária e local.
Este ano a temática contará com o apoio e participação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aproveitando a oportunidade, comemora-se também os 40 anos da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina – APRODANÇA.
Inscrições ocorrerão pelo link que será disponibilizado em breve.
Mais informações: secarte@contato.ufsc.br
Programação
28 de abril de 2025 | segunda-feira
10h às 11h30min | Oficina 1: Danças Populares Brasileiras do Norte e Nordeste com Cia de Dança UFSC (Elerson Gomes)
Local: Sala de Dança A – Centro de Desportos/UFSC
A oficina será mergulho no universo das danças populares, inspiradas em lendas folclóricas do Norte e Nordeste, como a Matinta Pereira e o Boto Cor-de-Rosa.
Elerson Gomes é ator, bailarino e coreógrafo, estudante de Artes Cênicas e integrante da companhia de dança da UFSC.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca1
12h30min | UFSC em Dança na Praça
Performance coletiva. Participe! Em breve, divulgaremos os passos do UFSC em Dança para apresentação coletiva no campus Trindade!
Local: Em frente ao RU
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancanapraca
14h às 16h | Oficina 2: Dança Diaspórica com Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG)
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca2
16h15min às 18h | Oficina 3: Pés no chão e alma ritmada: histórias que o corpo conta dançando com Ida Mara Freire
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Na diáspora africana, a dança sempre foi um meio de preservar histórias, culturas e espiritualidades, especialmente diante do apagamento forçado pelo colonialismo. Esta oficina valoriza essa tradição ao usar o corpo como um arquivo vivo, onde os movimentos carregam narrativas ancestrais e pessoais, tecendo pontes entre memória, resistência e transformação.
Ida Mara Freire é Pedagoga, Especialista em Dança, no seu mestrado pesquisou a interação mãe-criança, durante seu doutorado identificou a dança no corpo de quem não vê, em seus estudos pós-doutorais, na Inglaterra e na África do Sul, dançou a diferença e o perdão.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca3
18h30min às 18h50min | Ritmos da Terra: o Pulsar do Brasil | Companhia de Dança UFSC
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e EventosUFSC
Mostra de Cia de Dança UFSC. O Brasil é movimento. Nesta apresentação, a dança se torna a linguagem que traduz a alma vibrante de uma nação. O Maracatu e o Maculelê, heranças vivas das tradições africanas, dão corpo a essa celebração. Na percussão dos batuques, o ritmo é mais que som: é comunicação, é identidade. O tambor fala, grita, encanta. Ele conduz os bailarinos em um transe coletivo, onde o corpo se entrega à música, tornando-se instrumento e mensagem. O palco se transforma em uma grande celebração, onde passado e presente se entrelaçam, e a cultura popular ganha vida em um espetáculo de cor, suor e emoção.
18h50min às 20h30min | Mesa de Abertura: A Dança em suas Dimensões Diaspóricas no Plano Cultural
Composição: Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG) e Ida Mara Freire. Mediação: Alexandra Alencar (CFH/UFSC).
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancamesa
Classificação: Livre
* Programação sujeita a alterações.
Em abril, a arte da dança será comemorada com a realização do evento UFSC em Dança, promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o tema A Dança em suas Dimensões Afrodiaspóricas, o evento traz uma programação que contemplará oficinas, painéis e apresentações gratuitas nos dias 28 e 29 de abril de 2025.
O intuito é reunir estudiosos, bailarinos, coreógrafos, agentes culturais e admiradores da dança para vivenciar, discutir e trocar experiências sobre os códigos e os símbolos culturais que contribuíram para a construção e expansão das linguagens da dança pelo mundo em razão da diáspora africana.
A temática relaciona-se à diáspora negra como propulsora de dinâmicas socioculturais, refletindo também nas formas de organização coletiva, das artes, da música, do teatro e da dança. De forma a reafirmar o compromisso da Universidade com a permanência e a valorização da cultura negra, enquanto não só presente, mas também pertencente à UFSC, a programação busca resgatar iniciativas e linguagens da dança que dialoguem com a temática pretendida, de forma a integrar a comunidade universitária e local.
Este ano a temática contará com o apoio e participação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aproveitando a oportunidade, comemora-se também os 40 anos da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina – APRODANÇA.
Inscrições ocorrerão pelo link que será disponibilizado em breve.
Mais informações: secarte@contato.ufsc.br
Programação
29 de abril de 2025 | terça-feira
10h às 11h | Oficina 4: Samba no Pé com Vanderlan Junior
Local: Hall externo do Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará fundamentos do samba no pé, corporeidade e desenvoltura.
Vanderlan Junior é um sambista que vive intensamente a arte do movimento. É bacharel em Educação Física (UFSC), professor de samba no pé e atual Cidadão do Samba – Embaixada Copa Lord e de Florianópolis.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca4
11h às 12h45min | Oficina 5: Dancehall como Forma de Expressão com Luana Tompson
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura UFSC
Nesta aula, exploraremos a categoria “Smooth” como objeto de pesquisa, abordando sua essência e técnica de forma aprofundada. O aprendizado será dinâmico, garantindo uma experiência que alia estudo, fluidez e diversão na descoberta de uma nova forma de movimentação.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca5
14h às 16h | Oficina 7: Elaboração de Projetos de Dança para Editais de Fomento com o Comitê de Cultura de Santa Catarina, com Fernando Scherer
Local: Auditório do Centro de Desportos, Térreo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca6
16h15min às 18h | Oficina 8: Tap Dance como Dança Afro com Ana Gori
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará o Tap dance, sapateado como um braço da dança de origem afrodiaspórica, advindas dos negros e que se conflui com a brasilidade, com outras artes e que forma uma cultura cheia de características incríveis, além dos ritmos e dos movimentos, mas da consciência e das filosofias relacionadas.
Ana Gori é Tap dancer, artista, coreógrafa e pesquisadora das artes negras que tem como principal atuação a recolocação do tap dance como cultura Afro.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca7
18h30 às 20h | Mesa de Encerramento: APRODANCA: 40 anos de História.
Composição: Andressa Borges Gomes Flor, Ligia Martins, Maxwell Sandeer Flor e Sandra Meyer Nunes
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
A mesa abordará o trabalho das professoras Renée Wells e Martha Mansinho na criação e dinamização da APRODANÇA nos anos 1980, por meio de imagens e falas da época.
A APRODANÇA tem contribuído para a organização coletiva dos/das profissionais de dança no estado de Santa Catarina, bem como a sua representatividade junto aos órgãos responsáveis por políticas públicas para as artes e as culturas, demonstrando a resiliência de seus integrantes diversos ao longo de 4 décadas.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancaaprodanca
20h | Apresentação de Encerramento: ORI – O Sentido de Existir
ORI, é um espetáculo que busca um diálogo sobre a fé e a existência no mundo a partir da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana.
Sobre a artista: Amanda dos Anjos é atriz, poeta, professora e pesquisadora em teatro. É doutoranda em Artes Cênicas na UDESC, com a pesquisa focada em Teatros Negros de Terreiro
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Classificação: Livre
* Programação sujeita a alterações.
Uma noite horrível e transfigurante! Pensada a partir da leitura dos textos de Goethe e Marlowe, a performance Fausto é uma experimentação ao vivo de música, texto e teatro.
Construindo uma atmosfera psicológica e intimista, o monólogo do músico Eduardo Bassani nos convida a refletir sobre os limites humanos da vontade de saber, poder, amor e as consequências da jornada fáustica para o corpo. Filosófico e sonoro, um trabalho inquietante que decide colocar a vida em primeiro plano.
Este trabalho foi possível graças à existência do Gefim – Grupo de Estudos de Filosofia e Música (UFSC), coordenado pelo Professor Dr. Luan Corrêa, fundado em 2024, junto com os alunos Bárbara Walters e Eduardo Bassani.
Realização: Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 12 de maio, a partir das 18h, a edição do mês da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, live painting, Batalha de Conhecimento e Pocket Show. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
>> Programação
18h | Discotecagem com Ananda Ceres e DJ Makalrj
19h | Live painting com BING
20h15 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 30s)
21h | Pocket Show com Torvi Mc
>> Premiação
1º lugar: boné CHRONIC® + livro + piteiras de vidro Tarcioglass
2º lugar: piteiras de vidro Tarcioglass
>> Inscrições
Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras
O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), CHRONIC® e Tarcioglass.
>> Serviço
O quê: Batalha do Conviva
Quando: 12/05/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aborto para toda comunidade
Informações: @batalhadoconviva
Com o intuito de aproximar gestores e gestoras de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) convida docentes, técnicos e demais interessados a participarem do III Encontro Regional do FORCULT Sul, Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio de 2025, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC.
O FORCULT Sul é um espaço de encontro para gestores culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições. Dentre as ações realizadas por este fórum, destaca-se a realização do III Encontro Regional em 2025, em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
O encontro será realizado no formato presencial e terá como tema: “Arte e Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: por quê, para quê e para quem?”. Serão dois dias de debates sobre o compromisso das IPES com a área da cultura, bem como a construção de ações estratégicas voltadas à gestão cultural, por meio de processos avaliativos e da proposição de atividades em grupos de trabalho.
As inscrições estão abertas para gestores, gestoras, representantes culturais e também para o público em geral. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do evento (secarte.ufsc.br/forcult-sul).
O evento será uma oportunidade para a ampliação coletiva e a democratização do espaço cultural, fortalecendo o trabalho colaborativo e a construção de ações institucionais que valorizam e promovem a presença da arte e da cultura nas IPES, como um direito constitucional.
>> Serviço
O quê: III Encontro Regional do FORCULT | Sul
Quando: 21 e 22/05/2025
Onde: Teatro Carmen Fossari – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: secarte.ufsc.br/forcult-sul
Informações: forcultsul@gmail.com | @forcultsul
Com o intuito de aproximar gestores e gestoras de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) convida docentes, técnicos e demais interessados a participarem do III Encontro Regional do FORCULT Sul, Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio de 2025, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC.
O FORCULT Sul é um espaço de encontro para gestores culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições. Dentre as ações realizadas por este fórum, destaca-se a realização do III Encontro Regional em 2025, em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
O encontro será realizado no formato presencial e terá como tema: “Arte e Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: por quê, para quê e para quem?”. Serão dois dias de debates sobre o compromisso das IPES com a área da cultura, bem como a construção de ações estratégicas voltadas à gestão cultural, por meio de processos avaliativos e da proposição de atividades em grupos de trabalho.
As inscrições estão abertas para gestores, gestoras, representantes culturais e também para o público em geral. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do evento (secarte.ufsc.br/forcult-sul).
O evento será uma oportunidade para a ampliação coletiva e a democratização do espaço cultural, fortalecendo o trabalho colaborativo e a construção de ações institucionais que valorizam e promovem a presença da arte e da cultura nas IPES, como um direito constitucional.
>> Serviço
O quê: III Encontro Regional do FORCULT | Sul
Quando: 21 e 22/05/2025
Onde: Teatro Carmen Fossari – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: secarte.ufsc.br/forcult-sul
Informações: forcultsul@gmail.com | @forcultsul
A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e a Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem as inscrições para a Semana do Meio Ambiente UFSC 2025, que acontecerá de 26 a 30 de maio, das 8h30 às 19h, com atividades sediadas no campus Trindade e também por toda Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até 26 de maio pela página UFSC Sustentável.
Dentre os destaques da edição deste ano está a presença do climatologista Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre as mudanças climáticas e os impactos no bioma amazônico. Carlos Nobre se une à professora do Departamento de Oceanografia da UFSC Regina Rodrigues para uma palestra, ou ecotalk, no dia 27 de maio, às 10h30 sobre mudanças climáticas e a Amazônia.
O evento marca uma década do programa UFSC Sustentável e tem uma programação voltada à sensibilização ambiental, bem-estar e sustentabilidade. Com atividades gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificado, a Semana trará ecotalks, visitas, oficinas, yoga, poesia, trilha para crianças, cine paredão, mutirão e exposições.
Para mais informações, acesse a programação completa.
O Grupo de Xadrez Aberto da UFSC, projeto de extensão do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC), promoverá, na quarta-feira, 28 de maio, em frente à Reitoria I, das 11h30 às 13h, a 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC. Nesta edição, a simultanista será Beatriz Frattini, uma atleta em ascensão no cenário enxadrístico brasileiro.
Frattini, 20 anos, é estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nascida em Socorro, São Paulo, joga xadrez desde os 11 anos de idade. Em 2019, conquistou o título de Candidata a Mestre Feminina (CMF) pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). É tricampeã brasileira (2018, 2019, 2021) e campeã sul-americana escolar (2018). Representou a UFSC nos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) de 2024, conquistando o ouro na modalidade individual e contribuindo para a vitória coletiva da equipe feminina. Além disso, representou Santa Catarina nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e tem se destacado em competições nacionais.
As inscrições para participação na simultânea serão realizadas no local. A 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC conta com o apoio do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (DECL/SeCArtE). Mais informações podem ser encontradas no perfil do Instagram @xadrezufsc.
>> Serviço
O quê: 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC
Quando: 28/05/2025 | quarta-feira | das 11h30 às 13h
Onde: em frente à Reitoria I | Praça da Cidadania – UFSC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda toda comunidade, inscrições no local
Informações: Grupo de Xadrez Aberto da UFSC – @xadrezufsc
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 9 de junho, a partir das 18h, a edição do mês da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, roda de conversa, Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
>> Programação
18h | Discotecagem com Murilo Montoia e DJ Makalrj
19h | Roda de conversa “a importância da presença feminina no rap”
20h30 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 30s)
>> Premiação
1º lugar | Arte Caiotrevisanart + livro + piteiras de vidro Tarcioglass
2º lugar | Piteiras de vidro Tarcioglass
>> Inscrições
Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras
O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), Caiotrevisanart e Tarcioglass.
>> Serviço
O quê: Batalha do Conviva
Quando: 09/06/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: @batalhadoconviva
No próximo domingo, 29 de junho, as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de São José da Ponta Grossa estarão de portas abertas e com entrada gratuita ao público. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. As Fortalezas são patrimônio administrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. Já a Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A UFSC não é responsável pelo traslado até a ilha, serviço que é prestado pelas empresas de transporte náutico que atuam na região. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações de acesso.
>> Serviço
O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 29/06/2025 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC | Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC
No dia 2 de julho, quarta-feira, o Instituto IMPAR de Joinville, promove na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o encontro formativo Diálogos Arte para Todos. A atividade, gratuita e aberta à comunidade, acontecerá das 8h30 às 10h30 no Teatro Carmen Fossari do Departamento Artístico Cultural (DAC).
Com mais de uma década de atuação na promoção da acessibilidade cultural, o Instituto IMPAR compartilhará saberes e práticas acumuladas em experiências artísticas com pessoas com deficiência, neurodivergentes e/ou com transtorno mental. O encontro será mediado por Iraci Seefeldt (atriz, produtora cultural e consultora em acessibilidade) e Robson Benta (ator, professor e diretor de teatro).
A ação integra o projeto Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos, que percorre as seis mesorregiões de Santa Catarina, levando formação a 12 instituições de ensino superior. Em Florianópolis, o evento conta com a produção local da Federação Catarinense de Teatro e da artista Bia Alvarez.
O programa é viabilizado pelo Instituto IMPAR por meio do Programa de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Saúde de Joinville e com patrocínio de empresas como Krona, Docol e Instituto Ingo Doubrawa.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário online.
O Instituto IMPAR (Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento), fundado em 2011 em Joinville (SC), é uma associação cultural sem fins lucrativos dedicada à promoção da arte como ferramenta de inclusão, saúde e cidadania. Com foco em acessibilidade cultural, o IMPAR desenvolve projetos voltados a pessoas com deficiência, oferecendo oficinas de teatro, dança, música e artes visuais. O Instituto também mantém parceria com a Secretaria da Saúde de Joinville, oferecendo oficinas gratuitas para usuários do SUS como complemento terapêutico.
>> Serviço
O quê: Encontro formativo Diálogos Arte para Todos
Quando: 02/06/2025 | quarta-feira | das 8h30 às 10h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Atividade, gratuita e aberta à comunidade
Inscrições: Formulário online
Informações: Instituto IMPAR – impar.art.br | impar@impar.art.br | @instituto_impar | (47) 99672-0034
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) divulga a chamada pública para participação na 10ª edição do Experimenta. O Edital visa selecionar propostas artísticas e culturais, nas mais diversas linguagens, para que sejam realizadas de maneira não remunerada, nos campi da UFSC. Este ano o Experimenta será realizado entre os dias 22 a 28 de setembro de 2025 com o tema Rufar os tambores: O samba vai passar.
>> Acesse: Edital 021/2025/SeCArtE/UFSC
O edital objetiva selecionador propostas artísticas, culturais e de lazer, nas áreas de artes visuais, audiovisual, música, dança, exposição, literatura, oficina, palestra, roda de conversa, teatro, entre outras, para que sejam realizadas de maneira não remunerada durante a 10ª edição do Experimenta nos campi da UFSC.
Podem participar da seleção os servidores docentes e técnico-administrativos integrantes do quadro de pessoal permanente da Universidade, no efetivo exercício de suas atividades, e discentes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de graduação e pós-graduação da UFSC e também e trabalhadores terceirizados. As inscrições estão disponíveis de 14 de julho até 17 de agosto de 2025 e serão realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico.
O Experimenta – mostra de cultura, arte e lazer, é um evento anual organizado pela SeCArtE que visa promover a produção e socialização artística e cultural da Universidade, no campo do ensino, da pesquisa e extensão, incentivando a participação de estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes, bem como dos trabalhadores terceirizados.
Com a temática Rufar os tambores: o samba vai passar, a 10ª Edição do Experimenta busca celebrar a diversidade cultural brasileira por meio de uma das expressões artísticas que tem sua cadência na base da história e identidade brasileira: o samba.
O Experimenta, nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025 acolhe o Congresso Nacional do Samba (Conasamba), o maior Congresso de Carnaval do País, organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba, composto pelas Ligas das Escolas de Samba. Com o tema Sankofa, o nosso futuro vem de longe, o evento promove reflexões sobre ancestralidade, cultura popular e o futuro das escolas de samba no Brasil.
A programação do Conasamba inclui debates e mesas temáticas com pesquisadores e representantes de escolas de samba, oficinas e encontros culturais e apresentações artísticas e celebrações carnavalescas. “Neste encontro especial, a Universidade se transforma em um palco aberto, onde a tradição se encontra com a inovação, e a força do samba se manifesta em suas múltiplas faces” destaca Jeferson Antonio Costa – Diretor de Eventos da Liga das Escola de Samba de Florianópolis (LIESF) e estudante do Curso de Ciências Sociais da UFSC.
O Experimenta é um evento aberto ao público e gratuito, logo, a SeCArtE convida a comunidade interna a UFSC para participar com seu saber-fazer artístico-cultural, bem como fica o convite a comunidade externa para participar conosco dessa roda.
>> Cronograma
Divulgação do edital: 11/07/2025
Período para inscrição das propostas: 14/07/2024 a 17/08/2025
Divulgação do resultado preliminar: 20/08/2025
Período para recurso: 21/08/2025 a 25/08/2025
Divulgação do resultado final: 28/08/2025
>> Serviço
O quê: seleção de propostas para a 10ª edição do Experimenta – Rufar os tambores: O samba vai passar
Quando: 14 de julho a 17 de agosto de 2025
Acesse: Edital 021/2025/SeCArtE/UFSC
Contato: experimenta.secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 14 de julho, a partir das 18h, a seletiva regional para a Batalha do Conhecimento – Floripa, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, Rua Declama e Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
>> Programação
18h | Discotecagem com @glazer_excuse e @djmakalrj
20h | Rua Declama
20h15 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 40s)
>> Premiação
1º lugar: livro + vaga para o regional de conhecimento
2º lugar: livro
>> Inscrições
Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras
O Projeto COLArte convida a todos os interessados a conhecer e assistir a oficina Modações – Movimentos para Dançar Emoções, a qual será ministrada por Camila Silveira, na terça-feira, 15 de julho, das 10h às 12h, no Teatro Carmen Fossari, no Departamento Artístico Cultural (DAC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Não é necessário realizar a inscrição. O evento é gratuito e destinado a todos que queiram conhecer a oficina e participar das demais atividades do COLArte no próximo semestre. O objetivo é apresentar a comunidade interna e externa da UFSC o Projeto COLArte e as atividades artísticas que são promovidas semestralmente pelo programa. Não haverá emissão de certificados.
>> Sobre o COLArte:
O Programa Cursos e Oficinas Livres de Arte (COLArte) é um conjunto de atividades educativas e artísticas do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que oferece à comunidade interna e externa a oportunidade de mergulhar no universo das artes. O COLArte busca democratizar o acesso a diversas linguagens artísticas, oferecendo cursos e oficinas acessíveis e de qualidade nas áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura e música. Não é necessário ser discente ou servidor da UFSC para participar.
Para mais informações, acesse o site e o Instagram do DAC.
>> Serviço:
O quê: Mostra do Projeto COLArte Modações – Movimento para Dançar Emoções
Quando: 15/07/2025 | terça-feira | das 10h às 12h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site | @dac.secarte.ufsc
As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 27 de julho. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
>> Dia de Gratuidade
No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações de acesso.
>> Serviço
O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 27/07/2025 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC | Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta no dia 9 de agosto, sábado, às 20h, na Igrejinha da UFSC, um recital com o violonista italiano Giacomo Copiello. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
>> Sobre o artista:
A qualidade sonora sempre foi o centro de seu interesse artístico. Tocando violões clássicos modernos e históricos, ele investigou a ideia de descobrir um som que pudesse ir além do instrumento. A transcrição de novas músicas para o violão revelou-se uma continuação natural dessa vocação. Da mesma forma, o violão de 8 cordas “Brahms Guitar” surgiu como uma poderosa ferramenta para continuar essa pesquisa. Há vários anos, Giacomo vem ampliando o repertório desse instrumento específico, adaptando novas obras para ele e colaborando com compositores contemporâneos.
Uma busca constante por uma conexão instrumental com a voz humana permeia a pesquisa musical de Copiello. Seu álbum mais recente, intitulado Lieder, apresenta uma coleção pessoal de arranjos para violão que explora o lirismo de dois compositores do romantismo alemão: Mendelssohn e Schubert.
>> Sobre o projeto Igrejinha Musical:
Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. A Igrejinha Musical apresenta quinzenalmente durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC.
Para mais informações, acesse o site do DAC ou o Instagram da Igrejinha Musical.
>> Sobre o serviço:
O quê: Igrejinha Musical | Recital com violoncelista Giacomo Copiello
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 09/08/2025 | sábado | 20h
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chegada
Informações: Departamento Artístico Cultural | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto | Instagram do artista
Canais do YouTube: Igrejinha Musical | Giacomo Copiello
O Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), em parceria com a Cátedra Antonieta de Barros/UFSC, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Governo Federal e Ministério das Mulheres, convida todas as mulheres da comunidade universitária para a Conferência Livre de Políticas para as Mulheres. A conferencia será realizada no dia 12 de agosto, terça-feira, às 18h30 no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). As inscrições gratuitas estão disponíveis por meio de formulário eletrônico.
O evento integra as ações preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) e tem como objetivo promover um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres.
Podem participar da conferencia estudantes, professoras, técnicas, servidoras, terceirizadas, pesquisadoras e demais interessadas. A atividade é gratuita e aberta ao público.
A Conferência Livre é uma oportunidade de exercício da cidadania ativa, onde mulheres podem contribuir diretamente na formulação de políticas públicas a partir de suas vivências, necessidades e propostas.
É um momento essencial para o fortalecimento da democracia e da equidade de gênero na universidade e na sociedade. Participar é afirmar que políticas públicas devem ser construídas coletivamente, com base nas experiências reais da população.
Ao ocuparmos esse espaço, contribuímos com ideias, críticas, demandas e sonhos que podem orientar ações do Estado e ampliar direitos.
Informações: Instituto de Estudos de Gênero – estudosdegenero@gmail.com – @iegufsc
O IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul ocorrem de 16 a 19 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento tem como tema central Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. A programação conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e mais.
Com cerca de 150 participantes e mais de 25 pesquisadores de universidades do Sul do Brasil, os eventos propõem diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari.
A abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha ocorre no sábado (16), das 9h às 12h. A conversa de abertura sobre Infância, Literatura, Biografia terá a participação de Douglas Menegazzi, Priscila Freitas e Caroline Machado. Além disso, a programação contará com exposições, oficinas, mostra pedagógica das ações vinculadas aos projetos, atividades artístico-culturais, lançamento de livro e contação de história.
Já a Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari ocorrerá na terça-feira (19), das 14h às 16h.
As inscrições podem ser feitas online. Mais informações no site do projeto e no Instagram do evento.
O IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul ocorrem de 16 a 19 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento tem como tema central Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. A programação conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e mais.
Com cerca de 150 participantes e mais de 25 pesquisadores de universidades do Sul do Brasil, os eventos propõem diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari.
A abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha ocorre no sábado (16), das 9h às 12h. A conversa de abertura sobre Infância, Literatura, Biografia terá a participação de Douglas Menegazzi, Priscila Freitas e Caroline Machado. Além disso, a programação contará com exposições, oficinas, mostra pedagógica das ações vinculadas aos projetos, atividades artístico-culturais, lançamento de livro e contação de história.
Já a Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari ocorrerá na terça-feira (19), das 14h às 16h.
As inscrições podem ser feitas online. Mais informações no site do projeto e no Instagram do evento.
O IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul ocorrem de 16 a 19 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento tem como tema central Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. A programação conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e mais.
Com cerca de 150 participantes e mais de 25 pesquisadores de universidades do Sul do Brasil, os eventos propõem diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari.
A abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha ocorre no sábado (16), das 9h às 12h. A conversa de abertura sobre Infância, Literatura, Biografia terá a participação de Douglas Menegazzi, Priscila Freitas e Caroline Machado. Além disso, a programação contará com exposições, oficinas, mostra pedagógica das ações vinculadas aos projetos, atividades artístico-culturais, lançamento de livro e contação de história.
Já a Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari ocorrerá na terça-feira (19), das 14h às 16h.
As inscrições podem ser feitas online. Mais informações no site do projeto e no Instagram do evento.
O IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul ocorrem de 16 a 19 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento tem como tema central Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. A programação conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e mais.
Com cerca de 150 participantes e mais de 25 pesquisadores de universidades do Sul do Brasil, os eventos propõem diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari.
A abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha ocorre no sábado (16), das 9h às 12h. A conversa de abertura sobre Infância, Literatura, Biografia terá a participação de Douglas Menegazzi, Priscila Freitas e Caroline Machado. Além disso, a programação contará com exposições, oficinas, mostra pedagógica das ações vinculadas aos projetos, atividades artístico-culturais, lançamento de livro e contação de história.
Já a Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari ocorrerá na terça-feira (19), das 14h às 16h.
As inscrições podem ser feitas online. Mais informações no site do projeto e no Instagram do evento.
As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 31 de agosto. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
>> Dia de Gratuidade
No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações de acesso.
>> Serviço
O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 31/08/2025 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC | Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302
De 12 a 14 de setembro, a cidade de Barra Velha – SC sedia a 31ª Festa da Cultura Açoriana – Açor. O evento reunirá música, apresentações culturais, exposições, religiosidade popular, tradições e gastronomia típica.
O AÇOR é o momento de de confraternização e de troca de experiências de Grupos Folclóricos, Saberes Populares, Tradições Religiosas, e de muitas vivêncas culturais da Faixa Litorânea do estado de Santa Catarina.
Desde o ano de 1994, com a realização do 1° AÇOR, em Itajaí/SC, o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), promove, organiza, realiza, e coordena essa Grande Festa Cultura que tem como recorte a Herança Cultura trazida pelos casais açorianos que migraram para o Brasil Meridional em meados do Século XVIII.
Santa Catarina tem na sua base cultural aspectos dessas Heranças Culturais, que se formaram juntamente com as Culturas dos Povos Originários – os Indígenas, e os Povos que também vieram para cá, na condição de escravizados.
A festa promove encontros e o resgate histórico de heranças culturais, celebrando as tradições e costumes que moldaram a identidade catarinense. Ao todo, 22 municípios participarão do evento.
No pavilhão principal haverá praça de alimentação, exposição cultural dos municípios, apresentações folclóricas, boi de mamão e outras manifestações culturais. Entre os destaques estão o Grupo Folclórico Casa dos Açores de São Paulo e os trabalhos desenvolvidos pelas escolas e CEI’s de Barra Velha, integrando a Rede de Ensino do município.
A programação inicia na sexta-feira, 12 de setembro, com a abertura oficial, às 19h, apresentações culturais e show do grupo Tarrafa Elétrica, de Itajaí.
No sábado (13), acontece o desfile étnico, a partir das 9h30, saindo da Igreja Matriz pela Avenida Paraná até o pavilhão principal.
Já no domingo (14), a festa começa com o Encontro das Cantorias e Bandeiras do Divino Espírito Santo, com cortejo que sai da Casa do Império às 9h30 e segue para a Igreja Matriz, onde haverá missa às 10h. Para essa Celebração Litúrgica estão previstas mais de 15 bandeiras representantes de Instituições e Comunidades do nosso Litoral, e a participação dos Foliões do Divino, do Grupo Folclórico Casa dos Açores de São Paulo. Após a Celebração, ocorre a manifestação do Mastro de São Sebastião, tradicional manifestação cultural e religiosa de Penha/SC, e seguem-se as apresentações culturais no pavilhão principal. Para o fechamento das atividades culturais de domingo, ocorrerá o show do Manestrel da Ilha – Valdir Agostinho e Banda.
O evento é uma promoção da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), e da Prefeitura de Barra Velha. A realização é do Conselho Deliberativo do NEA/SECARTE/UFSC, e da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha, com a participação da Diretoria de Educação e Cultura. A ação conta o apoio da da Direção Regional das Comunidades, do Governo Regional dos Açores/Portugal.
Programação – 31ª Festa da Cultura de Base Açoriana de Santa Catarina
12 de setembro – sexta-feira
18h30 – Abertura da Festa: apresentações culturais, estandes e espaço de alimentação
19h – Cerimonial de Abertura do 31º Açor
20h30 às 23h – Apresentações culturais
23h – Show Musical: Tarrafa Elétrica
13 de setembro – sábado
09h30 – Desfile etnográfico das cidades participantes do AÇOR – Rua Paraná, sentido pavilhão da festa
11h – Abertura da praça de alimentação
12h – Abertura do palco cultural e estandes
12h às 23h – Apresentações Culturais
23h – Show Musical
14 de setembro – domingo
09h30 – Cortejo do Divino Espírito Santo – Praça da Lagoa
10h – Missa de Encontro das Cantorias e Bandeiras do Divino – Igreja Matriz
11h – Abertura da praça de alimentação
12h – Abertura do palco cultural e estandes
12h às 18h – Apresentações Culturais
12h – Mastro de São Sebastião – saída da Igreja Matriz, sentido pavilhão da festa
12h às 18h – Apresentações Culturais
18h – Show musical: Manestral da Ilha – Valdir Agostinho e Banda
>> Serviço
O quê: 31ª Festa da Cultura Açoriana – Açor
Onde: Ginásio de Esportes – Alfredo José de Borba – Av. Paraná – Barra Velha – SC
Quando: 12/09 a 14/09/2025
Quanto: Evento gratuito e aberto
Informações: Núcleo de Estudos Açorianos – NEA | nea.ufsc.br | nea@contato.ufsc.br | 48 3721-8605
O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta no dia 12 de setembro, às 19h, na Igrejinha da UFSC, recital com o Duo Titton-Zamith, formado pelos músicos João Titton (violino) e Maurício Zamith (piano). O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
O dueto, ativo desde 2013, tem se destacado no cenário da música de câmara brasileira, realizando apresentações no Brasil e no exterior, além de promover oficinas para jovens músicos.
O Duo Titton Zamith tem como foco a valorização da música de câmara brasileira, promovendo a cultura nacional por meio de interpretações dedicadas e envolventes. A dupla destaca-se por apresentar repertórios que abrangem desde compositores consagrados até obras contemporâneas pouco exploradas, contribuindo para a difusão do conhecimento musical no país.
>> Sobre Titton-Zamith
João Titton é doutorando pela UNICAMP, mestre pela University of Cincinnati (EUA) e graduado pela EMBAP. Atualmente, é professor de violino no curso de Bacharelado em Música da Udesc. Foi fundador de grupos como o Quarteto Brasilis e o Quinteto de Cordas de Curitiba, e atualmente integra o Quarteto Cruz e Souza. Como spalla e solista, já se apresentou em orquestras renomadas, incluindo a Orquestra Filarmonia SC e a Orquestra do Estado do Mato Grosso. João também participa como professor em festivais nacionais, como o FEMUSC e o Festival Internacional de Música de Gramado.
Maurício Zamith é pianista e professor do Departamento de Música da Udesc, onde atua na área de piano dos cursos de Bacharelado e Licenciatura. É doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre pela UNICAMP e bacharel pela USP. Durante sua carreira, foi premiado em concursos nacionais de piano e música de câmara e produziu o CD Tempo Composto, com obras de professores da Udesc. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre tempo, análise e performance musicais, com publicações e produções artísticas na área.
>> Igrejinha Musical
Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.
>> Serviço
O quê: Igrejinha Musical | Recital Duo Titton-Zamith
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 12/09/2025 | sexta-feira | 19h
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chegada
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | 48 3721-2497 | Instagram DAC – Instagram Igrejinha Musical
Canais do YouTube: Igrejinha Musical
Os desafios de um mundo em transformação, com emergência climática, ameaças aos biomas e impactos na vida da população serão tema de debates que ocorrem de 22 a 25 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na V Conferência Planeta.Doc.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas online. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e produzirá uma carta-manifesto endereçada a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorre em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.
Entre os 50 nomes confirmados estão o cineasta Silvio Tendler, o jurista Antonio Wolkmer, a professora Belinda Cunha, o pesquisador Sérgio Sauero, o teólogo Leonardo Boff, a antropóloga Meticia Merino, o economista Ladislau Dowbor, o pesquisador mexicano Leon Enrique Romero e o historiador Célio Turino.
Alguns dos conferencistas confirmados que gravarão participação pra o evento são Maude Barlow, autora, ativista canadense e cofundadora do Blue Planet Project, que trabalha internacionalmente pelo direito humano à água; Antonio Donato Nobre, cientista brasileiro, doutor em Ciência da Terra e pesquisador que destaca a importância da floresta como reguladora da atmosfera e das chuvas no continente sulamericano; o italiano Ugo Matteu, que é professor emérito da Universidade da Califórnia e professor titular da Universidade de Turim, na Itália, e estudioso do conceito inovador dos ‘bens comuns’; o cientista Carlos Nobre e o economista mexicano Enrique Leff.
Para conduzir os debates sobre o diagnóstico e as soluções para a crise climática e as emergências do planeta, a conferência terá três temas centrais, que vão reunir os participantes e conduzir cada um dos quatro dias do evento. Os temas serão:
Acompanhe a lista dos conferencistas confirmados.
Três temas centrais

Temas envolvem economia regenerativa, virada biocêntrica, cidades sustentáveis, entre outros assuntos. Foto: Divulgação/Planeta.Doc
● Bens Comuns e a Virada Biocêntrica.
● Cidades Sustentáveis, Florestas e Água.
● Inovação Social, Impacto e Economia Regenerativa.
Maratona com 50 TED-Talks
A Conferência Planeta.Doc vai inovar também no formato dos debates. O público será convidado a mergulhar em uma maratona inspiradora de 50 TED-Talks, reunindo pensadores, cientistas, lideranças, ativistas e artistas. Além de reunir uma diversidade de participantes e muitos especialistas, a conferência quer engajar as pessoas para produzirem diagnósticos e soluções inovadoras oferecendo as palestras que apostam na performance dos conferencistas e no diálogo com o público.
Há conferencistas internacionais que enviarão suas apresentações em formato audiovisual, que serão exibidos para o auditório durante o evento e também poderão ser visto na plataforma de streaming do Planeta.Doc.
Festival Internacional de Cinema Socioambiental
A Conferência Planeta.Doc também vai marcar o início do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc, que exibirá filmes com temática socioambiental selecionados e premiados pelo projeto. O festival está na décima edição e fechou a primeira etapa de inscrições com 1.195 filmes enviados.
Até a conferência será feita a curadoria para a escolha de 150 filmes e a preparação da programação. A exibição dos filmes começa na abertura da conferência, em 22 de setembro e vai até 6 de dezembro, com sessões em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e também em ambiente on-line.











