O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Agenda Cultural

fev
26
seg
Inscrições | Projeto 12:30
fev 26@8:00 – maio 20@18:00

Estão abertas as inscrições para as bandas e artistas interessados em participar das atividades do Projeto 12:30 em 2024. A partir da primeira semana do ano letivo, serão realizadas, quinzenalmente, apresentações musicais no campus da UFSC na Trindade, com previsão de alguns shows a serem realizados também no Centro de Ciências Agrárias (CCA), no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição online, com o envio de informações básicas sobre o artista e/ou integrantes da banda, release, fotos em alta resolução e dados técnicos, como rider e mapa de palco. O período de inscrições é de 26 de fevereiro a 20 de maio de 2024.

Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 realiza, quinzenalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Os shows iniciam sempre às 12h30 e têm duração de uma hora.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC, no Instagram do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc). A gravação das apresentações fica disponível no Canal do YouTube do Projeto 12:30.

>> Serviço

O quê: Inscrições para apresentações musicais do Projeto 12:30
Quando: até 20/05/2024
Onde: no formulário de inscrição – acesse aqui
Quanto: gratuito
Contato:
WhastApp do Projeto 12:30: (48) 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30: dac.ufsc.br@projeto1230.ufscyoutube.com/Projeto1230UFSC

Texto: Coordenação do Projeto 12:30/DAC/SeCArtE/UFSC.

mar
13
qua
Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres! @Praça da Cidadania
mar 13@10:30 – 12:30

Com intuito de denunciar a violência contra às mulheres no Estado de Santa Catarina, a atriz, professora e pesquisadora, Adriana Rio, aparentará na Praça da Cidadania da UFSC, às 10h30, na próxima quarta-feira, 13 de março, a oficina e instalação artística intitulada Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!.

Gratuita e aberta para toda comunidade, a atividade consiste em uma construção coletiva a partir da metodologia de uma oficina de pintura de sapatos femininos, como símbolo para denunciar a violência contra às mulheres em Santa Catarina, tendo como referência de dados o Observatório da Violência Contra a Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A ação também realizará uma performance para compor a instalação como divulgação do processo de trabalho e criação artística.

>> Sobre Adriana Rio

Adriana Rio em cena durante o espetáculo. “Conta Catarina”. Foto: Robson Ribeiro/Secom/UFSC

Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.

A atividade é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!
Quando: 13/03/2024 | quarta-feira | 10h30
Onde: Praça da Cidadania – UFSC
Duração: 120min
Classificação indicativa: livre
Informações: 48 99819-2762 | @rio.adriana | rio.adrianas@gmail.com

Projeto 12:30 | show do músico Marcondes @Praça da Cidadania
mar 13@12:30 – 13:30

Na quarta-feira, dia 13 de março, o palco do Projeto 12:30 recebe o show do músico Marcondes. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.

Marcondes

O cantor e compositor Marcondes nasceu no Rio Grande do Sul e começou sua carreira se apresentando nas casas de show pelo estado e sul do Brasil. O músico Marcondes, cantor e compositor é a cara de Floripa e da nova geração da música.

Criativo, com um timbre marcante e rasgado, ele transita da bossa nova ao rock com uma harmonia musical que impressiona. Versatilidade é realmente a cara do seu repertório, que tem levadas de funk, soul e samba. Com dois discos na carreira autoral, o ano de 2024 marca o lançamento de um novo trabalho do artista.

A discografia começou em 2010 com a gravação do primeiro disco autoral “Marcondes e a Função”, gravado inicialmente em Porto Alegre – com a produção de Guga Munhoz e finalizado no Estúdio Na Mata, em Florianópolis, com a parceria de Jeco Thompson, John Bala Jones e o artista plástico Paulo Gouveia que assinou a capa do disco.

Em 2019, gravou o EP “Vento Mágico”, com a produção de Neto Fernandes que rendeu uma turnê pelo leste europeu no mesmo ano. Para este ano, o artista prepara um novo lançamento com canções inéditas.

Músicos Acompanhantes

Carlos Bender (baixista) – Músico instrumentista e produtor musical, morando na ilha há 15 anos e trabalhando com vários artistas – tanto na área de produção como em shows e gravações. Trabalha com artistas reconhecidos no cenário catarinense e gaúcho, como Gazu (ex-vocalista do Dazaranha) e Rafa Machado (ex-vocalista da Chimarruts). Também, acompanhando projetos autorais com Marcondes e Michel de Moraes, entre outros. Proprietário do Studio Music Space.

Carlo Abreu (baterista) – O renomado baterista e produtor artístico, Carlo Abreu, é uma figura central na efervescência musical do litoral catarinense e além. Com uma habilidade excepcional e uma paixão inegável pela música, Abreu tem sido um colaborador valioso em uma variedade de projetos musicais, tanto dentro como fora do estado.

Atualmente, Carlo Abreu tem sido uma peça fundamental em várias gravações no estado, adicionando sua expertise e talento a uma variedade de projetos musicais. Seja no estúdio de gravação ou no palco, sua presença eleva o nível de qualquer projeto musical, enriquecendo-o com sua energia contagiante e sua habilidade excepcional na bateria.

Fernando Pereira (guitarrista) – Guitarrista e fundador da banda John Bala Jones, desde 1998. Também acompanhou vários artistas e fez inúmeros trabalhos pela noite de Santa Catarina. Já tocou com Gazu (ex-vocalista do Dazaranha), Moriel Costa, entre outros artistas. Em 2019, assumiu também a função de guitarrista solo da banda Uniclas de Porto Belo, e há dois anos acompanha o cantor e compositor Marcondes.

Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da UFSC. O Projeto 12:30 realiza, quinzenalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Os shows iniciam sempre às 12h30 e têm duração de uma hora.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC, no Instagram do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc). A gravação das apresentações fica disponível no Canal do YouTube do Projeto 12:30.

>> Serviço

O quê: Apresentação musical com Marcondes
Quando: 13/03/2024 | 12h30
Onde: Praça da Cidadania – UFSC  | em frente ao prédio da Reitoria I
Quanto: Gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | WhastApp  (48) 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30 em dac.ufsc.br ou nas redes sociais (@projeto1230.ufsc)

Texto: Victor Goulart Righetto, bolsista do DAC/SeCArte/UFSC, com informações do artista.

mar
22
sex
CineBuñuel | Buena Vista Social Club @Sala de projeções - Laboratório de Estudos de cinema - LEC - Bloco D | CCE
mar 22@19:00 – 21:00

O Projeto CineBuñuel inicia os encontros deste ano no dia 22 de março, sexta-feira, com a apresentação do documentário Buena Vista Social Club (1999), do diretor Wim Wenders. A exibição acontece às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube tem como proposta a mostra de filmes hispânicos e latino-americanos com entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária, e conta com um novo ciclo este ano chamado Qué viva la música!, com uma programação que traz à cena e ao debate a vida musical dos países latino-americanos e hispânicos.

> Sobre o filme

O “Buena Vista Social Club” é um projeto encabeçado pelo guitarrista, compositor e produtor estadunidense Ry Cooder, e pelo músico, produtor e ator cubano Juan de Marcos González, que reuniu um grupo de artistas cubanos para a gravação de um disco de mesmo nome em 1996. O documentário, que é homônimo ao título do conjunto. é realizado pelo cineasta alemão Wim Wenders, diretor do filme Paris, Texas e co-diretor do mais recente Dias Perfeitos, e acompanha as apresentações da banda, cenas de estúdio e a história de cada um dos participantes. O encontro junta músicos talentosos como Ibrahim Ferrer, Rubén González e Compay Segundo que até aquele ano estavam esquecidos do grande público, e torna-se um registro importante para a história da música cubana. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias e ganhou o mais importante prêmio da música nos Estados Unidos, o Grammy, do ano de 1998.

O filme do projeto é uma coprodução da AlemanhaReino UnidoEstados UnidosCubaBrasilEspanha e França e foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2000, ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasil de 2001 como melhor filme estrangeiro e o BAFTA de 2000 de melhor música.

>> Sobre o projeto

O CineBuñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo “Trabalho e Tormento”, que trouxe filmes como “Tempo de Revanche” (1981), “O Bom Patrão” (2021) e “A Dupla Jornada” (1975). A última projeção realizada no ano passado exibiu o filme “Sueño Florianópolis” (2018) como parte do ciclo “Entre Nós”, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

>> Serviço

O quê: Cine Buñuel apresenta o documentário Buena Vista Social Club
Quando: 22/03/2024 | sexta-feira | 19h
Onde: Sala de projeção | Laboratório de Estudos de Cinema  – LEC | primeiro andar | Bloco D | Centro de Comunicação e Expressão  – CCE
Quanto: entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária 
Informações: Facebook | Instagram | projetocinebunuel@gmail.com

ago
12
seg
Batalha do Convivas @Hall - Centro de Cultura e Eventos
ago 12@17:00 – 23:30
📣 Batalha do Conviva – Edição agosto
 
📆 12/08 – segunda-feira
⏰ 17h até 22h30
📌 Hall – Centro de Cultura e Eventos da UFSC
 
• Programação •
 
17h – início das inscrições
18h – discotecagem com @djmakalrj + mic aberto
19h50 – pocket show @dalacii
20h15 – batalha de sangue (x1 45s) apresentada por @valkye_
 
–> 8 ou 16 MCs
–> Inscrições por ordem de chegada
–> 4 vagas reservadas para mulheres, pessoas LGBTQIAP+, indígenas e pessoas com deficiência
ago
17
sáb
Espetáculo musical | “Leci Brandão – Na palma da mão” @Auditório Garapuvu - Centro de Cultura e Eventos
ago 17@20:00 – 21:30

Espetáculo “Leci Brandão – Na palma da mão”, Grupo Lapilar. Foto: Alberto Mauricio

O Palco Giratório Sesc, maior projeto de circulação de artes cênicas do país, está de volta a Santa Catarina com uma extensa programação gratuita durante o mês de agosto. De 1 a 27/08, Florianópolis recebe o Festival Palco Giratório, que traz à capital os 17 espetáculos do circuito nacional e dois convidados locais, além de debates temáticos e intercâmbios entre grupos. O evento chega também a CriciúmaItajaí e Lages com as Mostras Palco Giratório.

Na Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC), o Palco Giratório traz o espetáculo Leci Brandão – Na palma da mão, com o Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ), vencedor do Prêmio Shell 2024 na categoria direção. O espetáculo conta a trajetória da sambista carioca em um musical a partir das histórias de seus orixás, Ogum e Iansã, e, por meio do doce olhar de sua mãe, Dona Leci e um de seus grandes aliados nessa trajetória Zé do Caroço. O caminho trilhado pela artista, da ala de compositores da Mangueira à Assembleia Legislativa de São Paulo, é mostrado em cena ao som de sucessos como Isso é fundo de quintal e Zé do Caroço.

A apresentação na UFSC será no sábado, dia 17 de agosto, às 20h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

>> Entrada gratuita com ingresso social

Como ingresso social, o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo no local da apresentação.

Há 26 anos na estrada, o Palco Giratório Sesc já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores. Mais informações sobre a programação do Palco Giratório está disponíveis na página do festival na Internet.

A apresentação do espetáculo “Leci Brandão – Na palma da mão” na UFSC conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC.

>> Serviço

O quê: espetáculo Leci Brandão – Na palma da mão, com o Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ)
Quando: 17/08/2024 | sábado | 20h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Quanto: ingresso social – o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada | ingressos disponíveis 1h antes do espetáculo no local
Gênero: Musical
Classificação: 14 anos
Duração: 85 min.
Informações: Festival Palco Giratório

Texto: divulgação SeCArtE/UFSC, com informações Sesc-SC

ago
23
sex
Oficina | Vivência Poética: A palavra e suas conexões através do Poetry Slam @Sala Aroeira | 1º andar | Centro de Cultura e Eventos
ago 23@14:30 – 16:30

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com os movimentos Slam Xodó e Slam Guettude, promovem a oficina Vivência Poética: A palavra e suas conexões através do Poetry Slam. O evento é gratuito e aberto para toda comunidade e será realizado na próxima sexta-feira, 23 de agosto, às 14h30 na Sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

O Poetry Slam é um movimento cultural de batalhas de poesia que expressa muita potência nas temáticas abordadas, além de reunir poetas e espectadores através da palavra e da oralidade. Conecta histórias, escrevivências, gritos, denúncias, sentimentos, sonhos e a perspectiva de uma cultura democrática, da liberdade de expressão, sobretudo a expressão livre de vários corpos que por meio da poesia protagonizam as narrativas de suas trajetórias. O evento na UFSC traz três convidados do Estado de São Paulo, berço das comunidades de Slams do Brasil que mediarão essa oficina.

>> Convidados

Malokeko – Nascido em São Paulo, zona norte em 1998, Keko teve seu primeiro contato com o arte no ano de 2016, participando das batalhas de rima, e posteriormente Batalhas de poesias o Slam, participou do campeonato estadual de poesias do seu estado o Slam SP(2019) e também participou do campeonato estadual de poesias do Rio de Janeiro o Slam RJ (2019) Slam SP (2022) Slam BR campeonato nacional de poesia falada (2022). Malokeko é autor dos fanzines A Mente de Keko um Favelado (2018), O Apologista (2022) e O que os Homens não Leem o Coração não Sente (2023).

Poeta Nyca – Lapidada pela Zona Ouro (Zona Oeste de SP); Nyca é poeta, compositora e ama cantar. Nascida e criada em Carapicuíba, atualmente é uma das produtoras culturais do coletivo Sarau Zona Ouro e SlamMaster do Slam Oz. Nyca é autora do livreto Rouff, sua pulsação de vida vem da revolução que acontece através da fala; Tendo como objetivo alcançar e encorajar várias pessoas, evoluindo ainda mais no decorrer de cada processo.

Brenalta Mc – Nasceu e foi criado em Boiçucanga na cidade de São Sebastião – SP. Viveu a maior parte de seus 25 anos se dedicando à arte e por isso coleciona diversos prêmios vinculados à cultura hip hop e literatura marginal. Fundou a Batalha do Verso e Slam do Verso eventos culturais que acontecem mensalmente em escolas, praças e casas de show espalhadas pelo litoral norte do estado de São Paulo. São mais de 100 títulos de batalhas de improviso e slams, destaca-se A Copa Internacioal Lusófana (Lusó Slam) e medalha de prata no campeonato nacional Copa das Favelas. O artista representou o estado de São Paulo no campeonato Slam BR (2021). Lançou singles, o EP Amanhã Não Tem Show (2020), o álbum Escombros (2021), o EP Antes do Fim (2022) e o EP SÓIS (2023). Publicou em 2023 o livro Margem (2023). Protagonizou o longa-metragem Fui! (Ficção) lançado em 2018.

Além da oficina Vivência Poética: A palavra e suas conexões através do Poetry Slam na UFSC, o trio de artistas de São Paulo participa de outras ações em Florianópolis com o apoio da SeCArtE.

>> Programação

22/08 | quinta-feira | 19h
Oficina de Poesia
Bugio Bar – Centro | Rua Victor Meirelles, nº112

23/08 | sexta-feira | 19h
Slam Xodó – Conexões
Padé Comida Ancestral | Largo da Antonieta | Rua Victor Meirelles, nº 98

25/08 | domingo | 13h
Festival Slam Guettude
Morro da Caixa (Pastinho) | Servidão Tio Bento, nº 143

Classificação indicativa: Livre
Informações: Secretaria de Cultura, Arte e Esporte  – SeCArtE | secarte@contato.ufsc.br  | 48 3721-2376

set
11
qua
Projeto 12:30 | Diego Nestor
set 11@12:30 – 13:30

No dia 11 de setembro, quarta-feira, o palco do Projeto 12:30 recebe o show do músico Diogo Nestor. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis. No evento haverá também a Atividade da Recepção de calouros do semestre de 2024.2, com a participação do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza.

>> Diogo Nestor

Guitarrista, compositor e educador musical Diogo Nestor, nascido no Rio Grande do Sul e residente em Florianópolis há sete anos, traz ao público a sua arte representada pela guitarra elétrica. Com uma discografia composta por sete álbuns dedicados à música instrumental, Diogo explora a fusão de diferentes estilos, incluindo rock, blues, jazz e música brasileira.

No show do Projeto 12:30 da UFSC, Diogo Nestor se apresentará em formato clássico de trio, acompanhado pelos experientes músicos Gustavo Grillo na bateria e Fábio Costa no baixo. Esta formação promete uma experiência sonora única, onde o público terá a oportunidade de mergulhar no universo autoral de Diogo.

Guitarrista Diogo Nestor Imagem: Divulgação

O repertório da apresentação é cuidadosamente selecionado para oferecer uma imersão nas composições do guitarrista, com um enfoque especial na interação musical entre os instrumentistas. A improvisação desempenha um papel central no espetáculo, permitindo que cada performance revele novas sonoridades e texturas, garantindo uma experiência singular e envolvente para os espectadores.

>> Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras,  apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30. Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.

>> Serviço

O quê: Apresentação musical com o músico Diogo Nestor
Quando: 11/09/2024 | quarta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao prédio da Reitoria I
Quanto: Gratuito
Redes sociais do artista: diogonestor.com.brInstagram
Contato: WhastApp do Projeto 12:30 (48) 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30 em dac.ufsc.br e nas redes sociais (@projeto1230.ufsc).

Conversa e Poesia | Poemas, Turbantes e Pensamentos @Auditório do CFH
set 11@14:00 – 16:00

A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.

Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão  (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.

>> Énia Lipanga

Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.

A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.

Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.

A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. A Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos conta com a parceria do projeto Ciranda Literária, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

>> Programação

11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH

14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes

18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique

12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE

18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo

As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.

Palestra | As Vozes Femininas Moçambicanas @Auditório do CFH
set 11@18:30 – 20:30

A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.

Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão  (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.

>> Énia Lipanga

Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.

A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.

Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.

A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.

>> Programação

11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH

14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes

18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique

12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE

18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo

As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.

set
12
qui
Sarau Literário | E Quando Me Tornei Corpo @Auditório Henrique Fontes – CCE
set 12@18:30 – 20:30

A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.

Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão  (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.

>> Énia Lipanga

Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.

A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.

Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.

A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.

>> Programação

11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH

14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes

18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique

12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE

18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo

As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.

set
25
qua
Projeto 12:30 | Banda de Rock “Seu Luiz e os Enfurnados”
set 25@12:30 – 13:30
set
29
dom
Concerto “Movimentos” | Orquestra Filarmônica SCAR @Auditório Garapuvu - Centro de Cultura e Eventos - Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
set 29@19:00 – 21:00

Centro Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá, no próximo domingo, 29 de setembro, às 19h, o concerto “Movimentos”, da Orquestra Filarmônica SCAR, com a participação especial da Companhia de Dança SCAR. Os ingressos são gratuitos e já estão disponíveis neste link.

Serão apresentadas músicas como “Bolero”, de Ravel, e a estreia mundial da composição “Imagens”, escrita por Fernando Deddos exclusivamente para a Orquestra. “Quando toca uma música, é praticamente impossível ficar parado. E essa junção, de música e dança, é o combustível da nova turnê da Orquestra Filarmônica SCAR”, afirmam os organizadores.

A turnê Movimentos da Orquestra Filarmônica SCAR é viabilizada por meio da Lei de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

>> Serviço

O quê: concerto “Movimentos” –  Orquestra Filarmônica SCAR
Quando: 29/09/2024 | domingo | 19h
Onde: Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Ingressos gratuitos: eticketcenter.com.br
Informações: página da SCAR ou Instagram

out
3
qui
Projeto 12:30 | Zabeba e Banda @Praça da Cidadani
out 3@12:30 – 13:30

Nesta quinta-feira, dia 03 de outubro, Zabeba e Banda sobem ao palco do Projeto 12:30, para show gratuito e com repertório autoral. A apresentação tem início às 12h30. É aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina, em frente ao prédio da Reitoria I, no campus da Trindade em Florianópolis.

Músico, compositor e produtor natural de Florianópolis, Zabeba é uma figura popular do litoral catarinense. Ele começou sua carreira como percussionista em bandas locais de Florianópolis. Influenciado pelo reggae e suas vertentes, promove um som dançante e atual. Suas letras falam sobre amor ao próximo, cotidiano, baladas e as belezas naturais do litoral brasileiro, criando um clima de verão.

Zabeba traz uma fusão musical inspirada no reggae, com letras que buscam o despertar do ser humano, misturando espiritualidade e irreverência ao cotidiano. Sua presença transforma cada apresentação em uma experiência de reflexão e celebração.

>> Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras,  apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30. Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.

>> Serviço

O quê: Apresentação musical – Zabeba e Banda
Quando: 03/10/2024 | quinta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao prédio da Reitoria I
Quanto: Gratuito
Contato: WhastApp do Projeto 12:30 (48) 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30 em dac.ufsc.br e nas redes sociais (@projeto1230.ufsc).

out
18
sex
CineBuñuel | Rebelión (2022) @Sala de projeção - Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) - primeiro andar Bloco D | CCE
out 18@19:00 – 21:00

Dando continuidade às suas atividades de difusão de filmes latino-americanos, o CineBuñuel exibe o longa-metragem Rebelión (2022), do diretor José Luis Rugeles, sobre a vida de Joe Arroyo. A sessão acontece nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é franca.

Rebelión apresenta um Joe Arroyo ainda desconhecido em sua trajetória até se tornar possivelmente o mais notável cantor e compositor de salsa colombiano. Sua vida turbulenta, cheia de altos e baixos, não impediu, porém, que fosse reconhecido como um gênio da música. Longe de prestar um tributo cego de idolatria, o filme visita a intimidade e alguns aspectos controversos da figura desse artista, acompanhando sua jornada alucinante e por vezes claustrofóbica em diversos períodos de sua vida.

A exibição de Rebelión faz parte do Ciclo ¡Qué viva la música!, a mostra traz programação de filmes que abordam o universo musical. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

>> Serviço

O quê: Ciclo ¡Qué viva la música! – longa-metragem Rebelión (2022)
Quando: 18/10/2024 | sexta-feira | 19h
Onde: Sala de projeção – Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) – primeiro andar  Bloco D | CCE
Quanto: exibição aberta ao público – entrada franca
Informações: instagram.com/cine.bunuel

nov
7
qui
Projeto 12:30 | show banda Jandaia @Praça da Cidadania
nov 7@12:30 – 13:30

No dia 07 de novembro, quinta-feira, o palco do Projeto 12:30 recebe o show da banda Jandaia. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis. Na mesma semana estará ocorrendo a 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEX) da UFSC.

>> Banda Jandaia

A banda Jandaia, formada em Florianópolis em 2019 por Murilo Salazar, Idyan Lopes, Victor Fabri e Lucas Prá, vem se destacando no cenário musical brasileiro. O grupo define sua sonoridade como “pop brasileiro” e incorpora influências de indie, hip hop, brega e funk.

Após lançar alguns singles, o Jandaia apresentou seu primeiro álbum, intitulado “Estrago”, em abril de 2022. O projeto foi viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo e rapidamente alcançou um bom número de ouvintes. O álbum se tornou capa da playlist ‘Indie Brasil’ do Spotify logo após seu lançamento.

A banda realiza shows ao vivo com foco em envolver o público e promover uma interação através da música. O Jandaia utiliza suas apresentações para destacar a cultura brasileira e seu desenvolvimento musical durante a pandemia. O grupo continua a buscar ampliação de sua base de fãs e a consolidar sua presença no cenário do indie pop nacional.

>> Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da UFSC.

O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras,  apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30. Acesse também o canal do YouTube do Projeto 12:30.

>> Serviço

O quê: Apresentação musical – banda Jandaia
Quando: 07/11/2024 | quinta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao prédio da Reitoria I
Quanto: Gratuito
Contato: WhastApp do Projeto 12:30 (48) 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30 em dac.ufsc.br e nas redes sociais (@projeto1230.ufsc).

nov
14
qui
Entrega Troféu Açorianidade de 2024 @Auditório da Prefeitura Municipal de Biguaçu
nov 14@19:30 – 21:30

O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC), e a Prefeitura Municipal de Biguaçu promovem no dia 14 de novembro, quinta-feira, às 19h30, no Auditório da Prefeitura Municipal de Biguaçu a cerimônia de entrega do Troféu Açorianidade de 2024. O evento marca também o lançamento oficial da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, festa que este ano comemora sua 30ª edição.

O Troféu Açorianidade foi criado no ano de 1996 com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas que contribuem para o desenvolvimento da Cultura Base Açoriana do estado de Santa Catarina.

Todos os anos são escolhidos pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos, formado por 68 representantes das prefeituras municipais do litoral catarinense, universidades, fundações e associações culturais, assim como o Arquivo Público de Santa Catarina e o Consulado Honorário de Portugal. Os nomes que representam todos os troféus fazem menção às nove ilhas do Arquipélago Açoriano.

Agraciados Troféu Açorianidade de 2024:

  • Ilha do Pico – Mestra dos saberes e fazeres
    Elba Nair da Silva Cruz
  • Ilha do Faial – Administração Municipal
    Prefeitura Municipal de Bombinhas
  • Ilha de São Jorge – Personalidade
    Jorge Coelho – Imbituba/Florianópolis
  • Ilha Graciosa – Pesquisador
    Eládio Assis Silvério – Balneário Gaivota
  • Ilha do Corvo – Artesão
    Gilberto Machado (Giba) -São José
  • Ilha de Santa Catarina – Escola de Ensino Básico
    E.E.B.M. Nilza Matos Pereira – Sombrio
    Ilha de São Miguel – Instituição de Ensino Superior ou Cultural
    Associação Caminho das Águas do Tijucas – ACAT – Tijucas
  • 30º Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina
    Prefeitura Municipal de Biguaçu
  • Troféu Açorianidade Especial
    Gilson Guilherme de Oliveira

30º Açor – Festa da Cultura Açoriana

O Açor é uma festa realizada anualmente visando celebrar a cultura açoriana no estado de Santa Catarina, sendo a maior Festa da Cultura Açoriana do Brasil. Realizada em três dias de festividade de 22 a 24 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo) no município de Biguaçu. O evento é uma mostra dos costumes históricos dos povos emigrantes açorianos, preservando a sua memória e identidade desde a sua vinda às terras Catarinenses.

>> Serviço

O quê: entrega do Troféu Açorianidade de 2024
Quando: 14/11/2024 | quinta-feira | 19h30
Onde: Auditório da Prefeitura Municipal de Biguaçu | Rua São José, 61 – Centro – Biguaçu – SC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Mais informações: Núcleo de Estudos Açorianos – nea.ufsc.brnea@contato.ufsc.br | (48) 3721-8605

nov
19
ter
Dia da Consciência Negra | Grupo Curitiblack @Mercado Público Municipal de Curitibanos
nov 19@19:00 – 21:00

Comemoração Dia da Consciência Negra. “Comemorar e refletir: você é antirracista? O que você faz quando vê um(a) negro(a) sendo atacada? Quantas pessoas negras existem no seu convívio? Para você, as habilidades e capacidades de uma pessoa negra são iguais a de uma pessoa branca? Reflexão e mudança!”

A ação será às 19h no hall Mercado Público Municipal de Curitibanos – SC, Av. Cel. Vidal Ramos.

O grupo Curitiblack, criado em março de 2020, visa reunir discentes e docentes afrodescendentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Curitibanos, buscando a integração e discussão de temas ligados à sua inserção e valorização da história e cultura negra no espaço acadêmico. O grupo tem o objetivo também, de promover a integração de servidores e estudantes afrodescendentes do campus, valorizando sua presença. Neste sentido, em mais uma de suas ações, pretende-se divulgar a obra de diversos autores negro(a)s, através de oficinas, especialmente, em escolas da região, através de seus professore(a)s. Deste modo, visando cumprir os objetivos propostos pelo grupo e para que seja possível ampliar o conhecimento acerca da cultura negra, diversos encontros com conteúdo que abrangem essa
temática, serão organizados pelo(a) bolsista com ajuda e orientação da coordenadora.

Os eventos propostos são oficinas sobre livros de escritore(a)s negro(a)s brasileiro(a)s, como Carolina de Jesus (Quarto de despejo), Conceição Evaristo (Olhos d’água), Abdias do Nascimento (O genocídio do negro brasileiro), Heleine Fernades (A poesia negra-feminina) e Ana Maria Gonçalves (Um defeito de cor). A proposta é promover oficinas sobre cada um dos livros supracitados, com auxílio de especialistas em literatura afro-brasileira que serão convidado(a)s.

As ações serão divulgadas dentro das comunidades acadêmica e regional e a realização dos encontros será no hall do Mercado Público de Curitibanos.

nov
22
sex
Reabertura Departamento Artístico Cultural – DAC @Igrejinha da UFSC
nov 22@18:00 – 21:00

A Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC) e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) convidam para a solenidade que celebra a reabertura do complexo arquitetônico histórico-cultural composto pela Igrejinha da UFSC, Teatro Carmen Fossari e Casa do Divino; patrimônio histórico que passou por obras de reforma de revitalização.

O evento será realizado na próxima sexta-feira, 22 de novembro, às 18h na Igrejinha da UFSC, localizada na Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC, além da solenidade, a reabertura contará com apresentações artístico-culturais.

>> Programação

Igrejinha da UFSC
18h – Abertura com Coral e Banda Nós por Nós do Colégio de Aplicação
18h30 – Solenidade com pronunciamento de autoridades
19h – Encerramento com o Coral da UFSC

Teatro Carmen Fossari
20h – apresentação Cia de Dança da UFSC

 

>> Serviço

O quê: Reabertura do Departamento Artístico Cultural (DAC)
Quando: 22/11/2024 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br | 48 3721-3853

30º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana @Centro de Eventos Fênix
nov 22@18:30 – nov 24@22:30

Entre os dias 22 a 24 de novembro, será realizado no município de Biguaçu – SC  o 30º AÇOR, a Festa da Cultura Açoriana. O evento reunirá apresentações culturais e folclóricas, estandes, desfile etnográfico, Missa do Divino Espírito Santo, artesanato e comida típica regional. A festa é promovida pelo Núcleo de Estudos Avançados (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento será realizado no Centro de Eventos Fênix, localizado na BR-101, km 194 em Biguaçu, já o desfile etnográfico será realizado no sábado 23 de novembro, a partir dás 9h30 na Rua Barão do Rio Branco, Centro de Biguaçu. Acesse aqui a programão cultural do 30º Açor – Festa da Cultura Açoriana.

Este ano a 30ª edição, será realizada em parceria com o município de Biguaçu e outros municípios de Santa Catarina. As reuniões preparatórias da festa são realizadas pelo Conselho Deliberativo do NEA. Atualmente o NEA atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, promovendo palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar a cultura açoriana, e identidades culturais locais.

O Açor é uma festa realizada anualmente visando celebrar a cultura açoriana no estado de Santa Catarina, sendo a maior Festa da Cultura Açoriana do Brasil. Realizada em três dias de festividade (sexta-feira, sábado e domingo) é uma mostra dos costumes históricos dos povos emigrantes açorianos, preservando a sua memória e identidade desde a sua vinda às terras Catarinenses.

dez
3
ter
64 anos UFSC | Mostra Artes da Cena
dez 3@19:00 – dez 19@21:00

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

Locais: Caixa Prata e Sala de Projeção (1º andar), Bloco D – Centro de Comunicação e Expressão – CCE
Teatro Carmen Fossari  e  Igrejinha da UFSC – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Classificação: 16 anos

>> Programação

03/12 – terça-feira
19h | Altar de Nós | Caixa Preta

04/12 – quarta-feira
20h | Ser Existência: a poesia da morte | Caixa Preta

05/12 – quinta-feira
20h30 | Hamlet, último ato | Caixa Preta

06/12 – sexta-feira
19h30 | Essas mulheres | Caixa Preta

09/12 – segunda-feira
20h | Deboches Imediatos | Teatro Carmen Fossari

20h | Capitu: Entre o amor que dei e a loucura que recebi | Caixa Preta
10/12 – terça-feira

20h | O amanhecer da revolução | Caixa Preta
11/12 – quarta-feira

20h | Afinação Urbana | Caixa Preta
20h40 | Tudo que guardei pra mim | Teatro Carmen Fossari

12/12 – quinta-feira
19h | Migalhas (leitrua dramática) | Sala de Projeção
19h20 | Tudo que guardei pra mim | Teatro Carmen Fossari
20h30 | Fragmentos em nós – Marcela | Caixa Preta

13/12 – sexta-feira
19h30 | Perspectivas | Caixa Preta

14 e 15/12 – sábado e domingo
19h | O Despertar da Primavera | Caixa Preta

16/12 – segunda-feira
20h | Que seja doce… | Caixa Preta/Bloco D CCE
17/12  – terça-feira

17h | Quando o sonho acorda – recital canto coral | Igrejinha da UFSC
19h | Experimento cênico: O Labirinto Elétrico | em frente ao Centro de Cultura e Eventos

19/12 – quinta-feira
20h20 | Sal da memória | Caixa Preta

Mais informações: @ufscartescenicas

Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br.

*Programação sujeita a alterações. 

dez
6
sex
Cine Buñuel | Ao Som do Chamamé @Laboratório de Estudos de Cinema LEC - Bloco D | CCE
dez 6@19:00 – 21:00

Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, o projeto Cine Buñuel exibe Ao Som do Chamamé (2015), documentário sobre o ritmo das fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai. O encontro será às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC).

O cineclube reúne filmes produzidos em espanhol para exibição e visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história. O projeto continua o ciclo ¡Qué viva la música!, seleção de obras que abordam o universo musical. A entrada é gratuita e aberta a todos.

Ao som do chamamé é dirigido por Lucas de Barros e aborda o gênero musical típico da tríplice fronteira. O filme conta com a participação de grandes nomes da música latino-americana, como Ramón Ayala, Luiz Carlos Borges, Coquimarola e Teresa Parodi. O áudio original será em espanhol e as legendas em português.

Mais informações no Instagram ou no Facebook do projeto.

dez
11
qua
64 anos UFSC | Orquestra Filarmônica Catarinense – OFiC @Igrejinha da UFSC
dez 11@19:00 – 20:00

11/12/2024 – quarta-feira | 19h
Igrejinha da UFSC – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita  por ordem de chegada a partir das 18h – capacidade 80 lugares
Classificação: livre 

Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br

A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFIC) começou a ser criada em 2023, a partir do início do processo seletivo para a seleção de músicos. Em 2024, seu concerto inaugural “Lumina Ignis – Luz e Transformação” foi um marco para a cultura de Santa Catarina e do Brasil que receberam, de braços abertos, a mais nova orquestra nacional no Teatro Ademir Rosa.

A OFiC acredita que somar é a solução mais inteligente para criar um futuro melhor para a humanidade. Diante desse cenário, está criando ações que serão capazes de incentivar mais Inclusão e Sustentabilidade, usando a Música e as Artes como ferramentas.

Entre elas, a orquestra desenvolve oficinas de musicalização e informação contra o coral, chamada de Música para o Amanhã, uma iniciativa de terapia de som hospitalar no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Na atuação direta com músicos, a OFiC realiza apresentações didáticas e apresentações extramuros em seus diversos núcleos sociais em Palhoça, local onde se encontra a sede da orquestra.

As atividades musicais têm como objetivo a formação de novas plateias e a democratização de acesso à cultura por meio de performances voltadas a escolas municipais e estaduais da região, além do público sênior residente de asilos da cidade. Até outubro de 2024, foram 84 apresentações sociais para mais 5.040 pessoas, entre crianças, jovens e idosos. Quatro apresentações a 500 estudantes da rede pública de ensino e, 200 horas de aulas musicalização e canto de coral para 50 meninos e meninas em vulnerabilidade social.

Filarmônica Catarinense promove a excelência musical por meio de um padrão internacional na seleção de músicos e uma carga horária semanal completa, incluindo ensaios de naipe e prática orquestral. Oferece intercâmbio artístico com uma variedade de maestros e solistas convidados, de carreira internacional, enriquecendo a diversidade de ideias.

A OFiC inova no formato dos programas musicais temáticos, envolvendo a plateia e convidando os ouvintes a participarem no processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.

Desse forma, 0a Orquestra valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solo e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.

dez
13
sex
64 anos UFSC | Sessão solene – Conselho Universitário (CUn) @Auditório Garapuvu - Cento de Cultura e Eventos
dez 13@14:00 – 16:00

13/12/2024 – sexta-feira 14h
Auditório Garapuvu – Cento de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Transmissão ao vivo: YouTube da TV UFSC

Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br

A tradicional sessão solene do Conselho Universitário será realizada nesta sexta-feira, 13 de dezembro, às 14h, no Auditório Garapuvu, localizado no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. A sessão será transmitida via canal de televisão e YouTube da TV UFSC.

O evento contará com a apresentação do Coral RMV Anima In Coro, sob a regência do maestro Robson Medeiros Vicente, e também com a performance da Companhia de Dança UFSC, sob a coordenação da professora Cristiane Ker de Melo.

Nesta sessão solene, as professoras Maria Bernardete Ramos Flores e Joana Maria Pedro serão homenageadas com o título de eméritas. A dignidade universitária é “concedida a membro de pessoal docente aposentado, pelos altos méritos profissionais ou por relevantes serviços prestados à Instituição.”

Professora Maria Bernardete Ramos Flores

Professora Maria Bernardete Ramos Flores. Foto: Divulgação

Maria Bernardete é Graduada em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1973), Mestre em História pela UFSC (1979) e Doutora em História pela PUC/SP (1991). Realizou Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa e na University of Maryland (1999-2000), e no IDAES da Universidad de San Martín – Argentina (2009- 2010). Foi professora visitante na Universidade de Salamanca (2003) e pesquisadora visitante na University of California – Campus Davis (1994).

Foi agraciada com o Prêmio Destaque de Pesquisa – Centro de Filosofia e Ciência Humanas (2010). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC por diversos anos, e atuou no Comitê da Área de História na Capes. Dedica-se à pesquisa de História e Arte, Modernidade e Estética, Teoria da Imagem e Teoria da História. Atua na Linha de Pesquisa História da Historiografia, Arte, Memória e Patrimônio, do Programa de Pós Graduação em História da UFSC.

A professora Maria Bernardete orientou 35 trabalhos de conclusão de curso de graduação, 36 dissertações de mestrado e 41 teses de doutorado durante sua carreira.

É autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos, organizadora de coletâneas diversas, no Brasil e exterior.

Professora Joana Maria Pedro

Professora Joana Maria Pedro. Foto: Acervo Agecom

A professora Joana possui graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí/Univali (1972), mestrado em História pela UFSC (1979) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (1992). Fez pós-doutorado na França, na Université d´Avignon, entre 2001 e 2002, e nos Estados Unidos, na Brown University, entre 2016 e 2017.

Foi professora visitante na Universidade do Chile (2021), na Universidade Nacional de La Plata (Argentina, 2013) e na Université Paris Diderot, Paris 7 (França, 2014).

No desenvolvimento de funções administrativas foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 1993 e 1995, Diretora do CFH entre 1996 e 2000, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) entre 2008 e 2012, e Pró-Reitora de Pós-Graduação entre 2012 e 2016.

Entre outras atividades cabe também mencionar que foi Presidenta da ANPUH – Associação Nacional de História na gestão 2017-2019; Editora da Revista Estudos Feministas; e que atuou no Comitê da Área de História do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Aposentou-se em março de 2019, dando continuidade a suas atividades em qualidade de professora voluntária como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, e como pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH). É pesquisadora 1A do CNPq.

dez
17
ter
64 anos UFSC | Dazaranha – turnê “Ícones” @Auditório Garapuvu - Cento de Cultura e Eventos
dez 17@20:00 – 21:30

17/12/2024 – terça-feira | 20h
Auditório Garapuvu – Cento de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Abertura do auditório: 19h30
Ingresso solidário: a apresentação terá caráter solidário, promovendo a arrecadação de itens de higiene pessoal para doação.

Cada ingresso poderá ser retirado mediante a entrega de um donativo (sabonete, shampoo, condicionador, absorvente, desodorante, pasta de dente, escova de dente, escova de cabelo, entre outros).

Os ingressos serão distribuídos somente de forma antecipada de 09 de dezembro, segunda-feira até 17 de dezembro, terça-feira, ou enquanto houver disponibilidade.

A retirada ocorre das 9h às 17h na Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), localizada nos fundos do Centro Cultura e Eventos da UFSC.

Atenção: Excepcionalmente, na quarta-feira, 11 de dezembro a entrega ocorrerá no balcão de informações localizado no piso térreo do Centro de Cultura e Eventos.

Será permitida a retirada de até duas entradas por pessoa e não serão permitidas reservas.

Mais informações: Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) | 48 3721-2376
Classificação: livre
👍 Evento acessível: intérprete de Libras

Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br

Uma das bandas mais respeitadas de Santa Catarina, Dazaranha, celebra os 64 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a apresentação de sua nova turnê, “Ícones”, um show que promete revisitar as músicas que marcaram sua trajetória e apresentar novas composições que refletem a evolução do grupo.

Formada pelos músicos Chico Martins, Moriel Costa, Gerry Costa, Fernando Sulzbacher, Dinho Stormowsky, Adauto Charnesky e JC Basañez, a banda teve seu hit “Vagabundo Confesso”, de 1998, regravado por diversos artistas.

A canção se tornou um verdadeiro hino catarinense e projetou Dazaranha além das fronteiras do estado, consolidando seu reconhecimento musical brasileiro. Ao longo de sua carreira, a banda Dazaranha construiu um legado de sucessos e parcerias de peso como Lenine, Digão (Raimundos) e mais recentemente, Vitor Kley.

A parceria com a Midas Music, iniciada em 2020 sob a tutela de Rick Bonadio, rendeu sucessos como “Flutuar”, “Deixa Acontecer”, “Navegador” e “Como o Céu e o Mar”, consolidando ainda mais o nome Dazaranha no mercado. O álbum “Dazaranha 30 Anos”, lançado em 2022, celebrou suas três décadas nos palcos e pavimentou o caminho para o próximo capítulo da banda.

Agora, a turnê “Ícones” surge como uma homenagem às raízes do grupo e às influências que formaram seu estilo único. A apresentação incluirá músicas que são pilares de sua identidade musical. Os fãs podem esperar novidades ainda este ano, com um novo álbum e novas composições.

dez
18
qua
Movimento: Para um Caminho de Paz e Transformação @Biblioteca Central - BU | Praça da Cidadania
dez 18@14:00 – 20:30

O projeto Escola de Extensão, atividade da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove na próxima quarta-feira, 18 de dezembro o evento Movimento: Para um Caminho de Paz e Transformação. A ação realizará gratuitamente atividades educacionais, culturais e práticas integrativas.

>> Programação

14h | Palestra: “A Arte de Viver em Paz” | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
16h | Relaxamento e meditação guiada* | Praça da Cidadania – UFSC
17h30 | Danças Circulares | Praça da Cidadania – UFSC
18h30 | Coffee Break** | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
19h30 | Encerramento com “O Canto pelo Sentir”, com Patrícia Kalabaide | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC

*Para a atividade de meditação aconselha-se trazer canga ou tapete de yoga
**No Coffee Break traga copo para colaborar com meio ambiente

O evento organizado como atividade do curso: Agente EA – Jovem Agente de Transformação Social e Ambiental com o apoio do Projeto de Extensão, Curso Livre Liderança UFSC – UNIPAZ

Informações: aline.af@ufsc.br

64 anos UFSC | Igrejinha Musical – Pedro Bernardo @Igrejinha da UFSC
dez 18@19:00 – 19:30

18/12/2024 – quarta-feira | 19h
Igrejinha da UFSC – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita por ordem de chegada a partir das 18h – capacidade 50 lugares
Classificação: livre

Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br

O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na quarta-feira, dia 18 de dezembro, às 19h, o recital do violinista Pedro Bernardo. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada. 

Pedro Bernardo é violista em formação pelo Bacharelado em Viola na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com conclusão prevista para 2025, sob orientação do professor Leonardo Piermartiri. Também é formado no Curso de Prática de Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde atuou de 2017 a 2023 e permanece como integrante da Orquestra Experimental. Atualmente, Pedro é chefe de naipe nas Orquestras de Câmara do CESCB e Sinfônica de Caçador, onde coordena a seção de violas e realiza solos, incluindo a interpretação da “Sinfonia Concertante” de Mozart. Sua carreira inclui apresentações como músico na Orquestra Blumenau Filarmônica, na Orquestra Acadêmica da Udesc e no Quarteto de Cordas Cruz e Sousa, além de colaborações como convidado em grupos como Camerata Florianópolis e Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. Como solista, destacou-se nas execuções da Sonata Arpeggione (2022) e do Concerto de Hoffmeister (2023). Participou de festivais nacionais e internacionais, como FEMUSC, Festival Internacional Música na Serra e Fiato al Brasile, onde foi bolsista em 2020. Também é professor de violino e viola em projetos e aulas particulares, unindo sua experiência artística à educação musical.

>> Programa 

Rebecca Clarke, “Sonata para Viola e Piano” (1919)

A Sonata para Viola e Piano de Rebecca Clarke (1919) é uma das obras mais importantes do repertório de música de câmara do século XX. Com influências do impressionismo e do pós-romantismo, foi composta para um concurso da Elizabeth Sprague Coolidge Foundation. Dividida em três movimentos, a peça explora o diálogo entre viola e piano, destacando as possibilidades expressivas e técnicas de ambos os instrumentos. Com contrastes de intensidade e riqueza harmônica, a sonata mostra o estilo único e criativo de Clarke

Johannes Brahms, “Sonata n.1 para Viola e Piano”, op. 120 n.1 (1894)

A Sonata n.º 1 para Viola e Piano, Op. 120, de Johannes Brahms, foi composta em 1894 como parte de um conjunto de duas sonatas originalmente escritas para clarinete e adaptadas para viola pelo próprio compositor. Estruturada em quatro movimentos, a obra segue o modelo clássico: Allegro appassionato, Andante un poco Adagio, Allegretto grazioso e Vivace. Escrita em fá menor, a sonata apresenta uma escrita detalhada que explora as capacidades técnicas da viola, equilibrada com a riqueza harmônica do piano. Foi dedicada a Richard Mühlfeld, clarinetista que inspirou Brahms em suas últimas obras de câmara.

Radamés Gnattali, “Concerto para viola e Orquestra de Cordas” (1967)

O Concerto para Viola e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattali, composto em 1967, é uma obra que mescla elementos da música erudita com estilos populares brasileiros. Caracterizada por sua instrumentação reduzida — viola solo e orquestra de cordas —, a peça explora uma linguagem musical que integra influências como o tango, a seresta, o jazz e ritmos tradicionais brasileiros, como a marchinha de carnaval. Gnattali utiliza a viola de forma expressiva e técnica, destacando sua capacidade de diálogo com as cordas e criando passagens rítmicas e melódicas sofisticadas. A obra representa uma importante contribuição para o repertório de viola, celebrando a interação entre a tradição clássica e os gêneros populares no estilo único do compositor.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.