Agenda Cultural
A persona artística de Letrux é marcada por uma linguagem intensa, poética, irônica e confessional — características que se refletem fortemente em seus livros e na sua música. Em “Brincadeiras à parte”, obra lançada pela Editora Planeta, a autora compartilha contos que exploram jogos e brincadeiras, abordando temas como sexualidade, feminismo, música, autoconhecimento, amizade e relacionamentos. O livro será lançado no dia 29 de setembro, segunda-feira na Igrejinha da UFSC, a partir das 18h com entrada gratuita para o público.
Celebrando 20 anos de carreira, Letrux insere na obra pequenas pausas entre os textos, funcionando como interlúdios que convidam o leitor a respirar e refletir. Este é o seu segundo livro publicado pela Planeta, após “Tudo que já nadei: Ressaca, quebra-mar e marolinhas”, que reúne textos, poemas e aforismos.
A escrita de Letrux dialoga com a poesia marginal e o verso livre, incorporando uma sensibilidade moderna que trata de feminismos, questões de gênero, afetos líquidos e o esgotamento da vida contemporânea. Seus livros e músicas se entrelaçam, criando uma obra híbrida, ao mesmo tempo pop e literária, que ressoa especialmente entre leitores que buscam uma voz honesta, desafiadora e profundamente humana.
“Supostamente livre, louca… sinto Letrux assim. E chega junto uma figura atraente, desafiadora e talentosíssima. Difícil resistir. Molhada, moderna, Letrux é feita pra levar.”
– Marina Lima
“Multiartista é pleonasmo: toda arte é múltipla, todo artista é um multiartista… Letrux, por exemplo, já se apresenta desdobrando identidades – menos jogo de espelhos, mais carteira desdobrável de camelô – popular e democrática como ‘estauta’ alabastrina. Sou fã confesso… Let’s do it.”
– Pedro Bial
>> Ficha técnica:
- Título: Brincadeiras à parte
- Autor: Letrux
- ISBN: 978-85-422-3754-2
- 176 páginas | R$ 39,90
- Editora: Planeta
>> Sobre a autora:
Letícia Novaes, a Letrux, é referência na música independente contemporânea. Com quatro álbuns lançados, incluindo o finalista ao Grammy Latino de 2020, Letrux é cantora, compositora, atriz, escritora e poeta. Seus livros publicados incluem “Zaralha – abri minha pasta” (2015), “Tudo que já nadei” (2021) e “Brincadeiras à parte” (2025). Em seus trabalhos, Letrux discute questões de gênero, feminismo e direitos humanos, refletindo sobre o tempo presente de forma sensível e provocadora.
>>Sobre a editora:
A Editora Planeta Brasil, parte do Grupo Planeta fundado há 70 anos em Barcelona, é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo. Com mais de 1.500 livros publicados no país, abrange gêneros de ficção e não ficção através de nove selos editoriais, incluindo Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.
>>Serviço
O quê: Lançamento do livro Brincadeiras à parte – Letrux
Quando: 29/09/2025 | segunda-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Informações: Nathalia Bottino – 
Barbara Novaes – 
Leticia Cangane – 
A Professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria de Lourdes Borges e o renomado pianista Pablo Rossi apresentam Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música, um evento que une filosofia e música para explorar o Iluminismo kantiano por meio da arte. A apresentação combina reflexões filosóficas sobre razão, liberdade e estética com a execução de peças musicais que dialogam com o espírito do Iluminismo. Uma experiência única que convida o público a mergulhar na harmonia entre ideias e sons.
O concerto ocorrerá na Igrejinha da UFSC, no dia 1º de outubro, a partir das 19h. Os ingressos estão esgotados.
>> Sobre o evento:
Na primeira parte, os organizadores buscam relacionar o Sapere Aude do Iluminismo kantiano com a música de Beethoven, enquanto uma ruptura com o Cânone do Classicismo. Como exemplo, serão interpretadas a Sonata ao Luar Op. 27 e as 32 Variações em Dó Menor.
Na segunda parte, Borges e Rossi apresentam a composição Erlkönig de Schubert/Liszt, que se baseia num poema de Goethe. O texto do Erlkönig poderia ser visto como a oposição entre misticismo e razão, representados respectivamente pelo Rei dos Elfos e pelo pai de um menino que está doente. Ainda de Schubert/Liszt, eles trazem a peça Grechten am Spinnrade, numa alusão ao Fausto de Goethe.
Por fim, questiona-se se o Iluminismo e sua hipertrofia da razão não seria responsável pela desconsideração da natureza. Seria possível assimilar a preocupação com a sobrevivência da terra a um pensamento neoiluminista do século XXI? Nessa última parte, serão apresentadas obras de Gábri Mesquita e de Villa-Lobos.
>> Programação:
I. Ludwig van Beethoven:
- Sonata Op. 27, No. 2 – “Ao Luar”
- 32 variações em Dó Menor, WoO 80
II. Schubert/Liszt:
- Erlkönig
- Gretchen am Spinnrade
III. Gábri Mesquita
- Choro do Besouro
IV. Villa-Lobos
- Saudades das Selvas Brasileiras nos. 1 e 2
- Dança do Índio Branco
>> Sobre os idealizadores do Concerto:
Maria de Lourdes Alves Borges graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluiu o seu mestrado em Filosofia em 1990 e o doutorado em 1996, ambos pelo UFRGS. Foi coordenadora da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretária de Cultura e Arte da mesma instituição. Atualmente é coordenadora do GT Kant-ANPOF e professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.
Pablo Rossi estreou nacionalmente aos treze anos, se apresentando com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, tendo sido o mais jovem solista a se apresentar com essa orquestra. Considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros, Pablo ganhou o primeiro lugar em mais de dez concursos internacionais. e vem construindo uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais. O artista tem colaborado com as Orquestras de Câmara do Kremlin, de Moscou e de Auvergne, as Sinfônicas de Kirov, Brasileira (OSB) e de São Paulo (OSESP) e as Filarmônicas da Ucrânia, Minas Gerais e Goiás, dentre outras.
>> Serviço:
O quê: Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música
Quando: 1º/10/2025 | quarta-feira | às 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito, ingressos estão esgotados
Contato: mariaborges@yahoo.com
O escritor e jornalista angolano João Melo, membro da Academia Angolana de Letras, fará a palestra Angola: nacionalismo, cultura e literatura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Reconhecido por sua atuação literária e política, Melo tem obras publicadas em diversos países e idiomas, incluindo árabe, bengali, espanhol, francês, inglês, italiano, mandarim e polaco. No Brasil, sua produção tem sido amplamente estudada, com destaque para pesquisas realizadas na própria UFSC.
Entre seus livros mais notáveis estão Filhos da Pátria e Imitação de Sartre & Simone de Beauvoir: O dia em que O Pato Donald comeu pela primeira vez a Margarida, Será este livro um romance?, que evidenciam sua escrita provocadora e multifacetada. Além da literatura, João Melo atuou como professor, publicitário, deputado e ministro da Comunicação Social em Angola.
O evento acontecerá na terça-feira, 7 de outubro, às 18h, na Sala Selvino Assmann, no segundo andar do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). no Campus Trindade da UFSC.
A palestra Angola: nacionalismo, cultura e literatura é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) e Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, a ação conta com o apoia da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC) e da Associação dos Angolanos em Florianópolis.
O projeto Três tempos para quatro mãos apresenta na Igrejinha da UFSC, no dia 8 de outubro de 2025, quarta-feira, às 19h, o recital didático com o Duo Machado-Carvalho.
A apresentação gratuita traz um panorama da música de câmara para piano a quatro mãos, com repertório que percorre o século XVIII ao XX, passando por Mozart, Schumann, Poulenc e Piazzolla, até chegar às ricas sonoridades da música latino-americana.
O programa valoriza especialmente composições brasileiras com raízes afro-indígenas, como a Congada de Francisco Mignone, o Maracatu de Tia Inah (Machado Sandoval) e o Ragtime Pianola de Sinhô (José Barbosa da Silva). Muitas dessas obras são pouco difundidas nos programas de concerto tradicionais, como a versão para piano a quatro mãos do Maracatu, recentemente disponibilizada pelo Instituto Piano Brasileiro.
>> Sobre o Projeto
O projeto Três tempos para quatro mãos busca democratizar o acesso à música de concerto, e contará com interpretação em Libras, ampliando a acessibilidade a diferentes públicos.
>> Serviço
O quê: Recital didático | Projeto Três tempos para quatro mãos – Duo Machado-Carvalho
Quando: 8/10/2025 | quarta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto a comunidade
Acessibilidade: Apresentação contará com interpretação em Libras
Informações: @duomachadocarvalho
A Igrejinha da UFSC recebe neste sábado, 11 de outubro, às 16h o espetáculo “Destravalíngua: Contos em Cantos”, um show musical voltado ao público infantil que celebra a criatividade, a diversidade e o poder educativo da música.
Com duração aproximada de uma hora, o grupo Destravalíngua apresenta canções autorais compostas especialmente para crianças, com melodias inspiradas em diferentes gêneros — como baião, rock, jazz e MPB — e uma rica variedade de instrumentos, entre eles bloco de madeira, chocalho, flauta e kazoo. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade.
A proposta do espetáculo é unir arte, educação e inclusão, explorando temas como folclore, diversidade, meio ambiente e direitos dos animais, sempre de forma lúdica e sensível. Algumas composições também estimulam o desenvolvimento da fala e da expressão, utilizando a música como ferramenta de aprendizagem e comunicação.
O grupo é formado por Ana Paula Santana (voz, violão, ukulelê, cavaquinho e flauta), Janaína Fonseca (voz, violão e percussão), Guilherme Fonseca (voz e teclado) e Alexandre Bergamo (voz e percussão).
O projeto busca democratizar o acesso à música e à arte, convidando o público infantil — e também os adultos — a viver uma experiência musical sensível, divertida e transformadora.
>>Serviço
O quê: Show “Destravalíngua: Contos em Cantos”
Quando: 11/10/2025 | sábado | 16h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
O Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe no dia 11 de outubro de 2025, às 19h, o Concerto Japão Quatro Estações, com o Duo Ishibashi e a participação especial do Grupo de Dança Shinsei, do Rio Grande do Sul. O evento é gratuito e aberto à comunidade (100 lugares, entrada por ordem de chegada).
O concerto integra o projeto Mudanças no Clima: o Japão e sua cultura pautada nas estações do ano, uma reflexão sobre as mudanças climáticas e a profunda conexão entre arte, espiritualidade e meio ambiente, inspirada na cosmogonia japonesa. O repertório traz canções tradicionais japonesas inspiradas nas quatro estações — primavera, verão, outono e inverno — e celebra os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil–Japão.
A presença do Grupo de Dança Shinsei homenageia a resiliência do Rio Grande do Sul, após as enchentes de 2024, reforçando a importância da união e do trabalho coletivo diante da adversidade.
O evento é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, via FCC, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, em parceria com ASBBJ – Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão, Consulado Geral do Japão em Curitiba e Fundação Japão – SP, com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
>> Serviço
O quê: Concerto Japão Quatro Estações – canto e violão com Duo Ishibashi e participação do Grupo de Dança Shinsei
Quando: 11 de outubro de 2025 (sábado), às 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade (100 lugares, entrada por ordem de chegada)
Acessibilidade: Sala acessível
Informações: @nipocultura | 48 99608-9500
Na próxima quinta-feira, dia 16 de outubro, às 19h, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresenta mais uma edição do projeto “OFiC nas Igrejas”, com um concerto na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com entrada gratuita, o público está convidado a viver uma experiência musical intensa e envolvente em um dos espaços mais emblemáticos da cidade.
Nesta edição, a Formação de Cordas da OFiC traz um programa impactante e expressivo, que transita por diferentes épocas e estilos da música ocidental. A noite se inicia com a versão orquestral do célebre Quarteto nº 14 em ré menor, “A Morte e a Donzela”, de Franz Schubert — obra marcada por dramaticidade e lirismo, considerada uma das mais emblemáticas do repertório camerístico do século XIX.
Em seguida, o clima muda com a eletrizante Suíte “Psycho”, de Bernard Herrmann, composta para o clássico filme de Alfred Hitchcock. A suíte, que se tornou um marco na música para cinema, traz tensão, dissonâncias e ritmos pulsantes que evocam a atmosfera psicológica e inquietante do suspense.
Encerrando o programa com brilho, o pianista Pablo Rossi— reconhecido internacionalmente por sua técnica refinada e interpretações apaixonadas — se junta à orquestra para interpretar a vibrante “Rhapsody in Blue”, de George Gershwin. Misturando elementos do jazz e da música clássica, a obra é um dos maiores ícones do sincretismo musical americano do século XX.
A série “OFiC nas Igrejas” tem como objetivo democratizar o acesso à música de concerto, promovendo apresentações em espaços históricos e religiosos da Grande Florianópolis. A iniciativa aproxima o público da música erudita em um ambiente acolhedor e de grande valor simbólico.
>> Programa
Franz Schubert
“A Morte e a Donzela” (versão orquestral)
Bernard Herrmann
Suíte “Psycho”
George Gershwin
“Rhapsody in Blue” (com Pablo Rossi, piano)
A Orquestra Filarmônica Catarinense atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos.
A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Além disso, valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.
A apresentação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com apoio do Departamento Artístico e Cultural da UFSC da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
>> Serviço:
O quê: ‘OFiC nas Igrejas’ – Concerto na Igrejinha da UFSC
Quando: 16/12/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117, Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chagada.
Informações: Departamento Artístico Cultural – dac.ufsc.br – 48 3721-3853 | @oficmusic
Nesta sexta-feira, 17 de outubro, às 18:30h a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e entre diferentes gerações.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC).
O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), apresenta no dia 23 de outubro, quinta-feira, às 19h, na Igrejinha da UFSC, recital com o pianista britânico Connor Heraghty. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada. A atração integra a programação cultural da 22ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina, que será realizado na UFSC Campus Trindade de 20 a 24 de outubro.
Natural de Londres na Inglaterra, Connor Heraghty é um pianista de destaque, celebrado por suas performances dinâmicas e cativantes. Nesta temporada, Connor se apresentou como solista com orquestras como a Symphonique De Nivelles e em diversos palcos de recital solo na Europa e no Reino Unido. Seus programas envolventes ressoam profundamente com o público, oferecendo uma mistura de brilhantismo técnico e musicalidade sincera.
Connor tem se apresentado como solista e músico de câmara em alguns dos locais mais prestigiados do Reino Unido, da Europa e do Brasil. Entre os locais notáveis no Reino Unido estão Wigmore Hall, Milton Court Barbican, St Martin-in-the-Fields, St James’s Piccadilly e o Palácio de Buckingham, onde se apresentou na presença do Rei Charles. Internacionalmente, ele encantou o público na Fazioli Concert Hall em Veneza, no Lithuanian Music Theatre & Academy Hall e no Palácio Radziejowice, na Polônia.
Reconhecido por seu talento desde cedo, Connor recebeu uma bolsa para estudar performance de piano com Valéria Szervánszky na Purcell School of Music. Continuou seus estudos na Guildhall School of Music & Drama, sob a orientação da Professora Sênior de Piano, Joan Havill, onde concluiu o B.Mus (Hons), o Master of Music e o Master of Performance, seguidos pelo prestigioso Diploma de Artista. Seu recital final foi agraciado com o estimado “Concert Recital Diploma”.
A carreira de Connor foi moldada por mentores renomados como Nelson Delle-Vigne Fabbri, Norma Fisher, Sir Stephen Hough, Peter Frankl e Michel Béroff. Ele conquistou os principais prêmios em competições como The Wales International Piano Competition, The UK Liszt International Piano Competition, Recondite Armonie Piano Competition, IPPA Conero e Worthing Concerto Competition.
Apoiado por bolsas do The Guildhall Trust, Leverhulme Arts Trust, Countess of Munster e Alec Beecheno Bursary Award, Connor foi nomeado Junior Artist Fellow na Guildhall após seus estudos. Sua carreira solo é complementada por seu papel como cofundador do premiado London Piano Duo com a pianista Daisy Ou. Juntos, eles criam e apresentam programas inovadores e envolventes, colaborando com outros artistas para criar recitais memoráveis e acessíveis. Eles também foram agraciados com o “Guildhall Futures Fund Award”. Connor é representado pela Piha Entertainment e apoiado pela Talent Unlimited.
>> Programa do recital
Beethoven
Sonata nº 21 em Dó maior, Op. 53 “Waldstein”
Cláudio Santoro
Prelúdio nº 12
Rachmaninoff
Prelúdio em Dó sustenido menor, Op. 3 nº 2
Camargo Guarnieri
Ponteio nº 49
Cláudio Santoro
Prelúdio nº 2
Serguei Rachmaninoff
Prelúdio em Si bemol maior, Op. 23 nº 2
Intervalo
Bach / Siloti
Prelúdio em Si menor, BWV 855a
Liszt
Après une lecture du Dante: Fantasia quasi Sonata (“Sonata Dante”)
>> Igrejinha Musical
Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
>> Apresentações agendadas
– 26 de outubro de 2025 – domingo – 18h | Igreja Nossa Senhora da Lapa, Ribeirão da Ilha
– 27 de outubro de 2025 – segunda-feira – 10h | Centro de Educação Popular (CEDEP), Monte Cristo
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
>> Apresentações agendadas
– 27 de outubro de 2025 – segunda-feira – 10h | Centro de Educação Popular (CEDEP), Monte Cristo
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.
O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.
Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.
Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.
O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.
Acesse mais informações no site.
A Igrejinha da UFSC receberá o recital de canto e piano Yorubá e as Outras Canções no dia 29 de outubro, quarta-feira, às 20h, com interpretação do tenor Afonso Portela e do pianista Alexandre Dietrich. A entrada será gratuita, por ordem de chegada, até a lotação do local.
A série contempla quatro apresentações: a estreia será em Imbituba, 25 de outubro, seguida por três recitais em espaços culturais de Florianópolis.
O recital é dedicado a composições inspiradas nas matrizes culturais e musicais africanas e brasileiras, transformadas em canções para canto e piano. Algumas obras revelam ritmos, melodias, harmonias e letras — muitas vezes no idioma yorubá — que dialogam com a herança afro-brasileira e foram incorporadas à cultura popular nacional.
Todas as apresentações terão entrada gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à música erudita de canto e piano.
Os recitais fazem parte do Edital PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, promovido pelo Governo Federal e pelo Governo de Santa Catarina, por meio do Edital Circuito Catarinense de Cultura – 2024. O projeto conta com apoio institucional do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
>> Sobre os artistas
Alexandre Dietrich: o pianista Alexandre Dietrich é músico atuante no cenário catarinense e com prestigiada carreira nacional e internacional. É Doutor e Mestre e Doutor em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Seu trabalho artístico-musical abrange apresentações de recitais de piano solo, recitais de câmara, concertos com orquestra em relevantes teatros e centros culturais do Brasil.Em sua carreira internacional, Alexandre se apresentou em diversas cidades europeias: Bordeaux, Bruxelas, Hamburgo, Lisboa, Madri, Milão e Paris. Nos Estados Unidos, apresentou-se em Alexandria, Athens, Dallas, Houston, Los Angeles, New Orleans, Roanoke e Washington DC, em San José e Turrialba na Costa Rica.Além de sua carreira solo, atua como solista em várias orquestras, tendo estabelecido parcerias com importantes maestros brasileiros. Desde 2023, Alexandre Dietrich é solista e integrante da Orquestra de Câmara de Blumenau.
Afonso Portela: maestro, cantor e pesquisador, Afonso Portela é doutorando e Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O cantor Afonso Portela transita entre o repertório popular brasileiro e o de concerto, com interpretações que já o levaram a se apresentar em diversos estados do Brasil e também em países da América do Sul, como Peru e Uruguai. Na sua carreira como maestro foi fundador e dirigiu importantes formações musicais no Acre, como a Camerata Filarmônica do Acre (2024), a Companhia de Coro e Orquestra da Escola de Música do Acre (2012) e o Coro EMAC (2010), contribuindo para o fortalecimento da cena musical no estado. Na pesquisa acadêmica, Afonso dedica-se ao estudo dos vocábulos da fala do caboclo amazônico brasileiro e à sua aplicação na interpretação de canções regionais. Parte de seus resultados foi apresentada no congresso internacional do CESEM, em Portugal.
>> Serviço
O quê: Recital de canto e piano Yorubá e as Outras Canções
Quando: 29/10/2025 | quarta-feira | 20h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural – DAC – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, por ordem de chegada, até a lotação do local
Informações: silvestreproducoes2@gmail.com
O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.
O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.
Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.
Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.
O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.
Acesse mais informações no site.
O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.
O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.
Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.
Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.
O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.
Acesse mais informações no site.
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
>> Apresentações agendadas
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
O Laboratório de História Indígena do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC (LABHIN) promoverá, no dia 5 de novembro, quarta-feira, às 18h30, um encontro com a escritora indígena e professora Danielle Munduruku, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento será realizado no Auditório do CFH, Bloco F, no campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina.
O encontro tem como tema Corpo-território-memória: chamamento para afirmação indígena e integra o Projeto de Extensão “Por Histórias Indígenas Plurais: Reflorestando Ações e Saberes em Ensino, Pesquisa e Extensão”.
Informações: labhin.ufsc.br | @labhin.ufsc | labhin@live.com
A atriz Denise Fraga, que viveu Dora no clássico “O Auto da Compadecida” (2000), visita na próxima terça-feira, 11 de novembro, terça-feira, às 16h30, a Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Trindade, para um roda de conversa com o tema: “Atuação no Teatro e no Cinema”. O evento aborda experiências vividas pela atriz durante as gravações do filme “Livros Restantes”, estrelado por Denise e Augusto Madeira. A atividade integra a passagem da atriz pela capital para a pré-estreia do filme gravado em Florianópolis.
A roda de conversa é gratuita e aberta ao público. A entrada será liberada por ordem de chegada, e a capacidade do local é limitada a 80 lugares. Recomenda-se chegar com antecedência.
O filme chega aos cinemas em 27 de novembro, fruto de uma parceria Brasil-Portugal, e é o terceiro longa de ficção dirigido por Márcia Paraíso. O elenco conta ainda com atores catarinenses como Renato Turnes, Vanderléia Will, Marcinho Gonzaga, Andrea Buzato e Paulo Vasilescu.
A roda de conversa é uma iniciativa promovida pela Plural Filmes, com apoio da UFSC, por meio dos cursos de Artes Cênicas e Jornalismo, e colaboração da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), do Departamento Artístico Cultural (DAC). A atividade conta também com o apoio do projeto Cultura em Cena e ND Produções Artísticas.
“Livros Restantes”
A trama acompanha Ana Catarina, uma professora com mais de cinquenta anos que viveu a vida à beira-mar, em uma comunidade pesqueira da Ilha de Santa Catarina. Prestes a cruzar o oceano para uma nova vida em Portugal, Ana se vê presa às memórias gravadas nas dedicatórias de 5 livros que ela ainda não conseguiu se desfazer. Algumas recentes, outras de tempos distantes, essas recordações levam a reencontros que a fazem refletir sobre afetos do passado para, enfim, seguir em frente.
Financiado por editais brasileiros, o filme contou, ainda em sua fase de desenvolvimento, com a tutoria do Mafiz — setor de indústria do Festival de Málaga (Espanha) — e do programa “Punto G – Ventana Sur” (Argentina), voltado a projetos de longas-metragens de ficção em processo de criação, dirigidos por mulheres e pessoas não binárias. Rodado na Barra da Lagoa, o filme propõe se aprofundar na cultura popular da Ilha da Magia, seus costumes e vivências únicas do povo manezinho.
Denise Fraga
Também produtora e cronista, a atriz carioca iniciou sua carreira nos anos de 1980 com o Grupo TAPA de teatro após se formar em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP). Sua estreia nos palcos aconteceu em 85, com a peça “Conto de Inverno”, adaptação de Shakespeare. No ano seguinte, despontou no cinema com o longa-metragem “Com Licença, Eu Vou à Luta”. Sua performance na comédia “Por Trás do Pano” garantiu a Denise o título de melhor atriz no Festival de Gramado e Festival de Havana, além de outros reconhecimentos por sua interpretação de Helena, uma atriz insegura e com muitos problemas de relacionamento.
Em 2000, Denise participou de “O Auto da Compadecida”, que se tornou um clássico da televisão e cinema — lançado em formato de minissérie pela TV Globo e depois adaptado para o formato longa-metragem. Ao lado de grande elenco, como Selton Mello, Marcos Nanini e Fernanda Montenegro, a atriz dá vida a Dora, esposa do padeiro Eurico (Diogo Vilela) que é conhecida como assanhada pela cidade.
Texto: Matheus Alves – Estudante de Jornalismo – UFSC | Caderno Cultural Expressões
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
Nesta sexta-feira, 14 de novembro, às 18h30 a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e entre diferentes gerações.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (DAC/SeCArtE).
O Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman, em parceria com o Instituto Palestino de Diplomacia Pública (PIPD), convida para o seminário internacional “A Luta dos Prisioneiros Políticos Palestinos pela Liberdade”.
O encontro reunirá importantes vozes da resistência palestina e do movimento pelos direitos humanos, contribuindo para ampliar o diálogo sobre as graves violações enfrentadas pelo povo palestino nos centros de detenção israelenses — incluindo detenções arbitrárias, isolamento prolongado, tortura e negação de direitos básicos. Esse debate é fundamental para fortalecer a mobilização internacional por justiça e dignidade.
>>Participantes
Salah Al-Hammouri — ativista palestino, ex-prisioneiro político, diversas vezes detido pela ocupação israelense e atualmente exilado.
Rula Shadeed — ativista palestina e codiretora do Instituto Palestino de Diplomacia Pública (PIPD).
Guaraci Fagundes — secretário nacional de Direitos Humanos do PV, presidente estadual do PV/SC e presidente da Federação Brasil da Esperança (PT–PV–PCdoB) em Santa Catarina. Integrante do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman.
>> Mediação e Abertura
Mediação: Prof. Waldir Rampinelli
Abertura e encerramento: Shahla Othman, presidenta do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman, integrante da Marcha Mundial das Mulheres e secretária executiva da UPAL — União Palestina da América Latina no Brasil, pelo Movimento de Mulheres pela Paz na Palestina.
>> Experiência Imersiva
Durante o evento, o público poderá participar de uma experiência em realidade virtual, vivenciando paisagens, sons e cenários da Palestina — uma oportunidade singular de proximidade sensorial com a vida cotidiana do povo palestino.
No dia 22 de novembro, sábado às 20h, a charmosa Igrejinha da UFSC será palco de um espetáculo musical imperdível com o duo formado por Ricardo Herz e Vanille Goovaerts.
A francesa Vanille Goovaerts (violino, rabeca e voz) e o brasileiro Ricardo Herz (violino e rabeca) unem seus talentos em uma apresentação vibrante, repleta de ritmo, improvisação e lirismo. O repertório passeia por composições autorais de ambos os artistas, além de clássicos do choro, valsa francesa, forró, xote e outros ritmos que celebram a diversidade musical.
Alternando-se entre violinos, rabecas e canto, o duo cria uma atmosfera envolvente e sensível, que encanta tanto os ouvidos quanto o coração do público. É uma oportunidade única de vivenciar a fusão de culturas e sonoridades em um show intimista e cheio de energia.
A entrada é gratuita. Traga sua curiosidade musical e venha se emocionar com essa noite especial!
No dia 27 de novembro de 2025, Florianópolis sediará o Workshop Presencial do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) — instituição responsável pela coordenação das ações na Região Sul, que abrange Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O encontro, previsto das 8h às 18h, reunirá cerca de 200 participantes dos três estados do Sul, todos profissionais que atuam diretamente na educação em seus municípios e que desempenham papel estratégico na implementação de práticas inovadoras na rede pública.
O curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica tem como objetivo qualificar educadores e gestores para o uso crítico, criativo e pedagógico das tecnologias digitais, fortalecendo a inovação nas redes públicas de ensino. O workshop presencial será um momento-chave para articular saberes, promover formação prática e ampliar o alcance das ações desenvolvidas ao longo do curso.
A abertura do evento contará com apresentação da Orkextra da UFSC, sob a regência de Hilton Fernando da Silva Pinheiro. A Orkextra traz uma combinação de timbres e ritmos que dialogam entre si, oferecendo um repertório de notável diversidade sonora.
Ao longo do dia, os participantes terão acesso a atividades formativas, palestra e rodas de conversa sobre experiências pedagógicas inovadoras. O encontro também promoverá a integração entre profissionais de diferentes redes municipais, fortalecendo a colaboração regional.
Segundo Simone Meister Sommer Bilessimo, professora da UFSC e coordenadora regional do projeto, a execução do curso está “alinhada à Política de Inovação Educação Conectada e à Política Nacional de Educação Digital” e parte do princípio de oferecer “apoio técnico às redes de educação básica na formação continuada de gestores municipais e coordenadores estaduais da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC)”. Ela afirma que a proposta é promover a inovação e o uso pedagógico das tecnologias digitais, além de apoiar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação nos currículos das redes de ensino. Para a docente, o workshop também cumpre um papel estratégico de articulação entre os participantes: “Este evento é um espaço de networking, no qual os estudantes podem interagir com colegas, professores e convidados, compartilhar experiências e construir conexões profissionais”, favorecendo, conforme ressalta, a consolidação de uma “rede de colaboração da Região Sul”.
O Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica é um projeto nacional do MEC, desenvolvido pela UFMS em parceria com a UFSC, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com foco na atualização profissional e no desenvolvimento de competências digitais essenciais aos desafios da escola contemporânea.
Serviço:
Evento: Workshop Presencial do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica
Data: 27 de novembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 8h às 18h
Local: Hotel Cambirela – Av. Marinheiro Max Schramm, 2199, Estreito, Florianópolis (SC)
Parceria: MEC, UFMS e UFSC
Público-alvo: profissionais da educação das redes públicas municipais e estaduais da Região Sul
Mais informações: site do evento.
No dia 27 de novembro, quinta-feira, na Igrejinha da UFSC, o público poderá assistir a um programa especial com o violonista e pesquisador Danton Oestreich, integrante da programação cultural paralela ao XXI Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI). Oestreich apresentará um recital inteiramente dedicado a Johann Sebastian Bach, seguido de uma conferência sobre sua pesquisa em estética e hermenêutica musical.
O programa do recital traz duas importantes suítes do repertório bachiano transcritas para violão:
- Suite em Sol menor (BWV 995)
- Suite em Mi maior (BWV 1006a)
Essas obras integram o Projeto BACH, iniciativa de Oestreich dedicada à criação de novas transcrições e à revisão interpretativa da obra do compositor alemão para o violão contemporâneo. Após o concerto, Danton Oestreich apresenta a palestra em que discute aspectos interpretativos, estruturais e hermenêuticos da música bachiana, refletindo sobre paralelismos, figurações simbólicas e relações proporcionais presentes em suas composições.
>> Danton Oestreich
Bacharel em Violão Clássico pela UFRGS e Mestre em Filosofia pela Unisinos, Danton Oestreich une atividade concertística e pesquisa teórica em hermenêutica e estética musical. Possui artigos publicados em periódicos especializados em música e filosofia. Estudou com nomes como Alvaro Pierri e Luis Orlandini e atuou como solista frente à Orquestra de Câmara da UNISC (2018 e 2019).
Desde 2021 desenvolve o Projeto BACH, que inclui, entre outras produções, a transcrição para dois violões do Cravo Bem Temperado – Livro I (2022), preservando as tonalidades originais dos 24 Prelúdios e Fugas. Desde 2023, atua em duas frentes de criação de novos repertórios: uma parceria com o compositor e artista plástico Roberto Velasco, e um projeto internacional de duo com o mestre japonês Akihito Obama (shakuhachi). Em 2025, abriu a XXI Mostra Fred Schneiter na Sala Cecília Meireles e lançou seu primeiro álbum solo, Cosmogonias, parceria com Velasco e o pintor Gonçalo Ivo.
>> Serviço
O quê: Concerto e Palestra de Danton Oestreich na UFSC
Quando: 27/11/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117, Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Contato: www.dantonoestreich.wordpress.com
O Projeto Igrejinha Musical e o Departamento de Música do CEART / Udesc apresentam o Concerto de Música de Câmara das classes dos professores Luiz Mantovani e Kadu Müller. O evento reflete o trabalho desenvolvido durante o segundo semestre de 2025 no âmbito do Bacharelado e Licenciatura em Música da Udesc, com grupos selecionados que interpretarão obras de Mozart, Beethoven, Debussy e Villa-Lobos, entre outros. Os instrumentos participantes incluem piano, violão, violino, viola, violoncelo e flauta, além de canto.
Na próxima terça-feira, 2 de dezembro, às 19h na Igrejinha da UFSC, o público poderá acompanhar uma apresentação especial do Coral da UFSC, um dos projetos culturais mais tradicionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fundado em 1963, o grupo reúne estudantes, servidores e membros da comunidade externa em uma trajetória de mais de seis décadas dedicada à difusão do canto coral no estado.
O programa destaca a diversidade sonora construída ao longo de sua história, marcada por concertos, turnês, gravações e projetos que contribuíram diretamente para o surgimento e fortalecimento de inúmeros corais catarinenses. A apresentação contempla repertórios trabalhados nos ensaios semanais — sempre guiados pela busca pela expressão artística coletiva que caracteriza o grupo desde sua fundação.
Com sua atuação contínua, o Coral da UFSC promove o canto coral como espaço de encontro, formação e convivência, mantendo viva a alegria de cantar que move cada integrante e sustenta cada novo projeto.
>> Sobre o Coral da UFSC
Sua missão de promover o canto coral como espaço de formação, convivência e expressão artística, reunindo vozes diversas em uma prática coletiva que integra, emociona e transforma. A alegria de cantar segue movendo o grupo — e o compromisso com a cultura sustenta cada ensaio, projeto e nova voz que chega.
Com ensaios semanais sempre às terças e quintas, o coral mantém um trabalho contínuo de estudo vocal, prática musical, disciplina coletiva e construção de comunidade.
>> Serviço
O quê: Concerto do Coral da UFSC na Igrejinha
Quando: 02/12/2025 | terça-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: dac.ufsc.br | 48 3721-3853 | Instagram
O Coral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida outros corais a celebrar a arte do canto coletivo. Neste encontro, estarão presentes:
- Coral da UFSC
- Canto Coral – disciplina do curso de Artes Cênicas da UFSC
- Coral SINTESP
- Coral 2 – disciplina do curso de Música da Udesc
- Coral 4 – disciplina do curso de Música da Udesc
- Madrigal Udesc
A classificação é livre. O encontro é uma realização do Coral da UFSC, do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (DAC/SeCArtE).
A sessão solene do Conselho Universitário, que celebrará os 65 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi reagendada para a próxima segunda-feira, 15 de dezembro, às 9h30, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, campus Trindade, em Florianópolis.
O evento precisou ser transferido por conta das fortes chuvas que atingiram a região e do decorrente alerta da Defesa Civil.
A sessão solene será transmitida ao vivo, por meio do canal do Conselho Universitário no YouTube.
A cerimônia contará, pela primeira vez na instituição, com homenagens a quatro técnicos-administrativos em Educação (TAEs) referências em suas áreas de atuação.
No mesmo evento, haverá entrega de homenagens a seis educadores referências em suas áreas. Também será lançado um vídeo em homenagem aos 65 anos da UFSC.
Será que, um dia, poderemos olhar pra trás e dizer: ‘isso aqui é muito a gente’? Que um dia teremos coragem de encarar um momento na história e dizer que isso também nos diz respeito, como um sonho, um sonho que continua a ser sonhado por hipotálamos, esquinas na cabeça, ruelas no coração de outras, outras, e tantas. Mas aqui estou e eu me disponho a lutar para que este sonho não seja em vão. Quero que este sonho não vire mais uma coisa sem rosto. Eu quero despertar. E nisso eu te pergunto: De quantos sonhos mais precisaremos sonhar para construir um despertar coletivo?
A partir da leitura dramática de uma criação cênica inédita, o Coletivo Dizputa Sitiada ressurge aos palcos da cidade de Florianópolis para compartilhar sua pesquisa em processo chamada “Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar”. Nesse momento de troca, o coletivo compartilhará ao público fragmentos de texto, configurações de cena e poesias imagéticas que orbitam, mesclam e chocam os universos do sonho e da luta, temas que orientaram os últimos anos de criação do coletivo para este novo trabalho.
Aos que ostensivamente ganham perdendo e aos que miseravelmente perdem ganhando, aqui jaz uma última luta.
Esta apresentação contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para todas as pessoas presentes.
- Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Coletiva
Dramaturgia: Coletivo Dizputa Sitiada
Provocações/ Mediação Dramatúrgica: Guilherme Raphael Caldeira
Elenco: Iarima Castro Alves, Lucas Dalbem e Manuela Campagn
Operador(a) de luz: Guilherme Raphael Caldeira
Sonoplastia / Trilha sonora original: Lucas Dalbem
Operador(a) de som: Guilherme Raphael Caldeira
Produção: Iarima Castro Alves e Manuela Campagna
Vídeo / Registros audiovisuais: Amanda Andrade
Intérprete de Libras: Tay Mulle
Atividade realizada com recursos da PNAB do Governo Federal.









