Agenda Cultural

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Teatro | ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
set 28@19:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta Brecht² em 26, 27 e 28 de setembro, no Teatro Carmem Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade.  A peça é uma adaptação de obras de Bertolt Brecht: Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não e Quanto Custa o Ferro. A montagem foi dirigida por Ivana Fossari, que foi diretora do Teatro Novo, enfermeira do Hospital Universitário (HU) e irmã de Carmem Fossari.

Segundo a organização, a visão artística e dedicação de Ivana foram fundamentais para a realização da adaptação, que traz uma reflexão profunda sobre questões sociais e políticas abordadas por Brecht. Com a colaboração de Jayme Monte na direção, a peça visa não só reviver, mas também atualizar as questões levantadas por Brecht. A adaptação objetiva criar uma oportunidade de aprofundamento no universo crítico e provocador do dramaturgo, que, ao longo de sua carreira, utilizou o teatro como uma plataforma para a reflexão e a transformação social.

A apresentação integra a programação da 10ª edição do Experimenta – Rufar os Tambores: O samba vai passar, evento que reúne mais de 50 ações culturais, artísticas e esportivas em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação completa da 10ª edição do Experimenta está disponível na página oficial do evento: secarte.ufsc.br/experimenta.

Datas e Horários:

26 e 27 de setembro, às 20h.
28 de setembro, às 19h.

A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

Teatro | “Azul da Prússia” @Teatro SESC Prainha
set 28@19:00 – 21:00

Azul da Prússia é um drama familiar em dois atos que retrata três gerações de mulheres de uma mesma família. Helga e sua filha Cecília organizam os preparativos para receber Elvira, a filha mais velha que deixou a casa da mãe há seis anos. Porém, o aguardado reencontro traz consigo as mágoas do passado. A idealização da filha mais nova pela irmã e sua angústia com a falta de perspectiva aumentam a preocupação de Helga, ao passo que Elvira parece ocultar o real motivo de seu regresso.

A peça é escrita e encenada por Matheus Yoshino Russo, financiada pela política de incentivo à Cultural de Santa Catarina PNAB 2024. Matheus é aluno recém egresso do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo escrito essa peça na disciplina de Escrita Dramática III e iniciado sua concepção de encenação durante sua estadia no curso. Atualmente o projeto é completamente desvinculado da UFSC, entretanto o proponente fez questão de chamar alunos e ex-alunos para participar de algo que nasceu na esfera universitária: atrizes, direção de arte, produção, operação de luz, som, vídeos, arte gráfica, etc.

A entrada é gratuita com retirada de ingressos no local da apresentação uma hora antes do indico do espetáculo. A lcassificação indicativa é 12 anos.

>> Ficha técnica

Texto e encenação: Matheus Yoshino Russo
Elenco: Angela Antunes, Laís Calderan, Vitória Lima.
Produção: Carla D’ambroz
Direção de arte: Melissa Versari
Fotografia: Maria Eduarda Fotos
Design gráfico: Estrela Pixelar
Operação de luz: Luz Cidade
Operação de som: Matheus Yoshino Russo
Agradecimentos: Prof. Paulo Ricardo Berton

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29
seg
Lançamento de livro | “Brincadeiras a parte” da Letrux @Igrejinha da UFSC
set 29@18:00 – 20:00

A persona artística de Letrux é marcada por uma linguagem intensa, poética, irônica e confessional — características que se refletem fortemente em seus livros e na sua música. Em “Brincadeiras à parte”, obra lançada pela Editora Planeta, a autora compartilha contos que exploram jogos e brincadeiras, abordando temas como sexualidade, feminismo, música, autoconhecimento, amizade e relacionamentos. O livro será lançado no dia 29 de setembro, segunda-feira na Igrejinha da UFSCa partir das 18h com entrada gratuita para o público.

Celebrando 20 anos de carreira, Letrux insere na obra pequenas pausas entre os textos, funcionando como interlúdios que convidam o leitor a respirar e refletir. Este é o seu segundo livro publicado pela Planeta, após “Tudo que já nadei: Ressaca, quebra-mar e marolinhas”, que reúne textos, poemas e aforismos.

A escrita de Letrux dialoga com a poesia marginal e o verso livre, incorporando uma sensibilidade moderna que trata de feminismos, questões de gênero, afetos líquidos e o esgotamento da vida contemporânea. Seus livros e músicas se entrelaçam, criando uma obra híbrida, ao mesmo tempo pop e literária, que ressoa especialmente entre leitores que buscam uma voz honesta, desafiadora e profundamente humana.

“Supostamente livre, louca… sinto Letrux assim. E chega junto uma figura atraente, desafiadora e talentosíssima. Difícil resistir. Molhada, moderna, Letrux é feita pra levar.”
– Marina Lima

“Multiartista é pleonasmo: toda arte é múltipla, todo artista é um multiartista… Letrux, por exemplo, já se apresenta desdobrando identidades – menos jogo de espelhos, mais carteira desdobrável de camelô – popular e democrática como ‘estauta’ alabastrina. Sou fã confesso… Let’s do it.”
– Pedro Bial

>> Ficha técnica:

  • Título: Brincadeiras à parte
  • Autor: Letrux
  • ISBN: 978-85-422-3754-2
  • 176 páginas | R$ 39,90
  • Editora: Planeta

>> Sobre a autora:

Letícia Novaes, a Letrux, é referência na música independente contemporânea. Com quatro álbuns lançados, incluindo o finalista ao Grammy Latino de 2020, Letrux é cantora, compositora, atriz, escritora e poeta. Seus livros publicados incluem “Zaralha – abri minha pasta” (2015), “Tudo que já nadei” (2021) e “Brincadeiras à parte” (2025). Em seus trabalhos, Letrux discute questões de gênero, feminismo e direitos humanos, refletindo sobre o tempo presente de forma sensível e provocadora.

>>Sobre a editora:

Editora Planeta Brasil, parte do Grupo Planeta fundado há 70 anos em Barcelona, é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo. Com mais de 1.500 livros publicados no país, abrange gêneros de ficção e não ficção através de nove selos editoriais, incluindo Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.

>>Serviço

O quê: Lançamento do livro Brincadeiras à parte – Letrux
Quando: 29/09/2025 | segunda-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Informações: Nathalia Bottino – 
Barbara Novaes – 
Leticia Cangane – 

out
1
qua
Concerto Filosófico | O Iluminismo de Kant na Música @Igrejinha da UFSC
out 1@19:00 – 21:00

A Professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria de Lourdes Borges e o renomado pianista Pablo Rossi apresentam Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música, um evento que une filosofia e música para explorar o Iluminismo kantiano por meio da arte. A apresentação combina reflexões filosóficas sobre razão, liberdade e estética com a execução de peças musicais que dialogam com o espírito do Iluminismo. Uma experiência única que convida o público a mergulhar na harmonia entre ideias e sons.

O concerto ocorrerá na Igrejinha da UFSC, no dia 1º de outubro, a partir das 19h. Os ingressos estão esgotados.

>> Sobre o evento:

Na primeira parte, os organizadores buscam relacionar o Sapere Aude do Iluminismo kantiano com a música de Beethoven, enquanto uma ruptura com o Cânone do Classicismo. Como exemplo, serão interpretadas a Sonata ao Luar Op. 27 e as 32 Variações em Dó Menor.

Na segunda parte, Borges e Rossi apresentam a composição Erlkönig de Schubert/Liszt, que se baseia num poema de Goethe. O texto do Erlkönig poderia ser visto como a oposição entre misticismo e razão, representados respectivamente pelo Rei dos Elfos e pelo pai de um menino que está doente. Ainda de Schubert/Liszt, eles trazem a peça Grechten am Spinnrade, numa alusão ao Fausto de Goethe.

Por fim, questiona-se se o Iluminismo e sua hipertrofia da razão não seria responsável pela desconsideração da natureza. Seria possível assimilar a preocupação com a sobrevivência da terra a um pensamento neoiluminista do século XXI? Nessa última parte, serão apresentadas obras de Gábri Mesquita e de Villa-Lobos.

>> Programação:

I. Ludwig van Beethoven:

  • Sonata Op. 27, No. 2 – “Ao Luar”
  • 32 variações em Dó Menor, WoO 80

II. Schubert/Liszt:

  • Erlkönig
  • Gretchen am Spinnrade

III. Gábri Mesquita

  • Choro do Besouro

IV. Villa-Lobos

  • Saudades das Selvas Brasileiras nos. 1 e 2
  • Dança do Índio Branco

>> Sobre os idealizadores do Concerto:

Maria de Lourdes Alves Borges graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluiu o seu mestrado em Filosofia em 1990 e o doutorado em 1996, ambos pelo UFRGS. Foi coordenadora da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretária de Cultura e Arte da mesma instituição. Atualmente é coordenadora do GT Kant-ANPOF e professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

Pablo Rossi estreou nacionalmente aos treze anos, se apresentando com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, tendo sido o mais jovem solista a se apresentar com essa orquestra. Considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros, Pablo ganhou o primeiro lugar em mais de dez concursos internacionais. e vem construindo uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais. O artista tem colaborado com as Orquestras de Câmara do Kremlin, de Moscou e de Auvergne, as Sinfônicas de Kirov, Brasileira (OSB) e de São Paulo (OSESP) e as Filarmônicas da Ucrânia, Minas Gerais e Goiás, dentre outras.

>> Serviço:

O quê: Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música
Quando: 1º/10/2025 | quarta-feira | às 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito, ingressos estão esgotados
Contato: mariaborges@yahoo.com

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sáb
Espetáculo teatral | “Lembra de mim?”
out 4@20:30 – 21:30

Será que o amor é suficiente para vencer todas as barreiras, e o tempo é capaz de resolver todas as coisas? Essas são algumas das questões que o espetáculo teatral Lembra de mim? irá levantar no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em três sessões: no sábado, 4 de outubro, às 20h30, e domingo, 5 de outubro, às 16h30 e às 19h30. As apresentações são parte do Projeto Em Cena Carmen Fossari.

A entrada é gratuita. A classificação indicativa é a partir dos 12 anos de idade e haverá interpretação em Libras em duas das sessões (no sábado, às 20h30, e no domingo, às 19h30). A retirada de ingressos ocorrerá uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do teatro (limite de um ingresso por pessoa). Outra opção é retirar a entrada pelo Sympla. Metade dos ingressos disponibilizados on-line são para grupo prioritário (pessoas trans, negras, idosas e com deficiência).

A peça tem como principal inspiração as músicas Resposta ao Tempo, composta por Aldir Blanc e Cristovão Bastos, e Da Taça, de Chico César. Nos palcos, tudo se desenrola a partir do romance de Marcos e Camila. A trajetória do casal é revelada ao público por meio de diálogos divertidos entre os personagens: amor, tempo e tristeza.

Este ano, o espetáculo foi contemplado no Edital Circuito Catarinense de Cultura. A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

A proponente, Samantha Sant’Ana, é aluna de Artes Cênicas da UFSC e faz parte do elenco da peça, que ainda conta com Caroll Cardoso, também aluna de Artes Cênicas da UFSC, Mayk Juttel, estudante de Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e das atrizes Renata de Souza e Alice Pacheco. Alice é também autora do texto da peça.

Serviço

O quê: Espetáculo teatral Lembra de mim?
Quando: 4 de outubro (sábado), às 20h30;  5 de outubro (domingo), às 16h30 e às 19h30.
Onde:  R. Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-400
Quanto: Entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do teatro, ou antecipadamente pela plataforma Sympla.
Interpretação em Libras: 4 de outubro (sábado), às 20h30; e 5 de outubro (domingo), às 19h30.
Instagram@espetaculolembrademim

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dom
Espetáculo teatral | “Lembra de mim?”
out 5@16:30 – 17:30

Será que o amor é suficiente para vencer todas as barreiras, e o tempo é capaz de resolver todas as coisas? Essas são algumas das questões que o espetáculo teatral Lembra de mim? irá levantar no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em três sessões: no sábado, 4 de outubro, às 20h30, e domingo, 5 de outubro, às 16h30 e às 19h30. As apresentações são parte do Projeto Em Cena Carmen Fossari.

A entrada é gratuita. A classificação indicativa é a partir dos 12 anos de idade e haverá interpretação em Libras em duas das sessões (no sábado, às 20h30, e no domingo, às 19h30). A retirada de ingressos ocorrerá uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do teatro (limite de um ingresso por pessoa). Outra opção é retirar a entrada pelo Sympla. Metade dos ingressos disponibilizados on-line são para grupo prioritário (pessoas trans, negras, idosas e com deficiência).

A peça tem como principal inspiração as músicas Resposta ao Tempo, composta por Aldir Blanc e Cristovão Bastos, e Da Taça, de Chico César. Nos palcos, tudo se desenrola a partir do romance de Marcos e Camila. A trajetória do casal é revelada ao público por meio de diálogos divertidos entre os personagens: amor, tempo e tristeza.

Este ano, o espetáculo foi contemplado no Edital Circuito Catarinense de Cultura. A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

A proponente, Samantha Sant’Ana, é aluna de Artes Cênicas da UFSC e faz parte do elenco da peça, que ainda conta com Caroll Cardoso, também aluna de Artes Cênicas da UFSC, Mayk Juttel, estudante de Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e das atrizes Renata de Souza e Alice Pacheco. Alice é também autora do texto da peça.

Serviço

O quê: Espetáculo teatral Lembra de mim?
Quando: 4 de outubro (sábado), às 20h30;  5 de outubro (domingo), às 16h30 e às 19h30.
Onde:  R. Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-400
Quanto: Entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do teatro, ou antecipadamente pela plataforma Sympla.
Interpretação em Libras: 4 de outubro (sábado), às 20h30; e 5 de outubro (domingo), às 19h30.
Instagram@espetaculolembrademim

Espetáculo teatral | “Lembra de mim?”
out 5@19:30 – 20:30

Será que o amor é suficiente para vencer todas as barreiras, e o tempo é capaz de resolver todas as coisas? Essas são algumas das questões que o espetáculo teatral Lembra de mim? irá levantar no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em três sessões: no sábado, 4 de outubro, às 20h30, e domingo, 5 de outubro, às 16h30 e às 19h30. As apresentações são parte do Projeto Em Cena Carmen Fossari.

A entrada é gratuita. A classificação indicativa é a partir dos 12 anos de idade e haverá interpretação em Libras em duas das sessões (no sábado, às 20h30, e no domingo, às 19h30). A retirada de ingressos ocorrerá uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do teatro (limite de um ingresso por pessoa). Outra opção é retirar a entrada pelo Sympla. Metade dos ingressos disponibilizados on-line são para grupo prioritário (pessoas trans, negras, idosas e com deficiência).

A peça tem como principal inspiração as músicas Resposta ao Tempo, composta por Aldir Blanc e Cristovão Bastos, e Da Taça, de Chico César. Nos palcos, tudo se desenrola a partir do romance de Marcos e Camila. A trajetória do casal é revelada ao público por meio de diálogos divertidos entre os personagens: amor, tempo e tristeza.

Este ano, o espetáculo foi contemplado no Edital Circuito Catarinense de Cultura. A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

A proponente, Samantha Sant’Ana, é aluna de Artes Cênicas da UFSC e faz parte do elenco da peça, que ainda conta com Caroll Cardoso, também aluna de Artes Cênicas da UFSC, Mayk Juttel, estudante de Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e das atrizes Renata de Souza e Alice Pacheco. Alice é também autora do texto da peça.

Serviço

O quê: Espetáculo teatral Lembra de mim?
Quando: 4 de outubro (sábado), às 20h30;  5 de outubro (domingo), às 16h30 e às 19h30.
Onde:  R. Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-400
Quanto: Entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do teatro, ou antecipadamente pela plataforma Sympla.
Interpretação em Libras: 4 de outubro (sábado), às 20h30; e 5 de outubro (domingo), às 19h30.
Instagram@espetaculolembrademim

out
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seg
Ensaio Aberto | ‘A Mulher Invisível’ @Teatro Carmen Fossari
out 6@19:00 – 21:00

A Companhia Cia Pé de Vento Teatro convida os alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para assistir a pré-estreia/ensaio da peça A Mulher Invisível, solo protagonizado pela atriz Vanderléia Will, que será apresentado no dia 6 de outubro, segunda-feira, às 19 horas, no Teatro Carmen Fossari. O evento é gratuito, com classificação indicativa de 14 anos. Com trilha sonora original, iluminação e projeções criadas pela multiartista Hedra Rockenbach, a proposta cultural foi realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.

>> Sinopse:

No dia de uma importante entrevista de emprego, uma mulher madura percebe que está invisível. Cansada de cobranças por juventude e das violências cotidianas que sofre, ela se nega a desaparecer e decide impor sua vontade de existir como quiser. A montagem inédita da Cia Pé de Vento Teatro, dirigida por Renato Turnes, mergulha nas questões da invisibilidade e do envelhecimento feminino.

>> Ficha Técnica:

Atuação: Vanderléia Will
Direção Artística: Renato Turnes
Dramaturgia: Renato Turnes e Vanderleia Will Luz
Som e Projeção: Hedra Rockenbach
Figurino: Karin Serafin
Assistente de figurino: Netto Silva
Design gráfico: Daniel Olivetto
Fotografia: Toia Oliveira
Assessoria em Acessibilidade: Interpress
Assessoria de Imprensa: Juliano Zanotelli

>> Sobre a artista:

Vanderléia Will é atriz, palhaça, diretora e produtora cultural, com mais de 35 anos de trajetória artística. Fundadora da Cia Pé de Vento Teatro (1998), idealizou e realizou projetos como a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica (Prêmio Funarte), o Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina e a criação do espaço cultural Circo da Dona Bilica, em Florianópolis/SC. Intérprete da personagem Dona Bilica, ícone da cultura popular catarinense, Vanderléia também é criadora e atua nos espetáculos Dona Bilica Naquele Tempo ( 2014 – Direção Renato Turnes), Desajustada (2021 – Direção Lily Curcio – Fundo Municipal de Cultura e Prêmio Edital Elisabete Anderle 2020) e A Mulher Invisível (2025 – Direção Renato Turnes – Prêmio Edital Elisabete Anderle 2024). Em sua trajetória, já apresentou seus espetáculos em mostras e festivais no Brasil e no exterior, consolidando-se como referência na palhaçaria feminina. Sua pesquisa artística é voltada para a comicidade física e a palhaçaria feminina, com foco na valorização das mulheres palhaças e na reflexão sobre temas como etarismo, invisibilidade social e a violência contra a mulher.

Para mais informações, acesse o Instagram e o Canal de YouTube da Cia Pé de Vento Teatro.

>> Serviço:

O quê: Ensaio aberto A Mulher Invisível
Quando: 6/10/2025 | segunda-feira | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117, Trindade | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca por ordem de chegada
Informações: Instagram | YouTube

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Recital didático | Duo Machado-Carvalho @Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural - DAC
out 8@19:00 – 20:00

O projeto Três tempos para quatro mãos apresenta na Igrejinha da UFSC, no dia 8 de outubro de 2025, quarta-feira, às 19h, o recital didático com o Duo Machado-Carvalho.

A apresentação gratuita traz um panorama da música de câmara para piano a quatro mãos, com repertório que percorre o século XVIII ao XX, passando por Mozart, Schumann, Poulenc e Piazzolla, até chegar às ricas sonoridades da música latino-americana.

O programa valoriza especialmente composições brasileiras com raízes afro-indígenas, como a Congada de Francisco Mignone, o Maracatu de Tia Inah (Machado Sandoval) e o Ragtime Pianola de Sinhô (José Barbosa da Silva). Muitas dessas obras são pouco difundidas nos programas de concerto tradicionais, como a versão para piano a quatro mãos do Maracatu, recentemente disponibilizada pelo Instituto Piano Brasileiro.

>> Sobre o Projeto

O projeto Três tempos para quatro mãos busca democratizar o acesso à música de concerto, e contará com interpretação em Libras, ampliando a acessibilidade a diferentes públicos.

>> Serviço

O quê: Recital didático | Projeto Três tempos para quatro mãos – Duo Machado-Carvalho
Quando: 8/10/2025 | quarta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto a comunidade
Acessibilidade: Apresentação contará com interpretação em Libras
Informações: @duomachadocarvalho

out
11
sáb
Show | Destravalíngua: Contos em Cantos @Igrejinha da UFSC
out 11@16:00 – 17:00

A Igrejinha da UFSC recebe neste sábado, 11 de outubro, às 16h o espetáculo “Destravalíngua: Contos em Cantos”, um show musical voltado ao público infantil que celebra a criatividade, a diversidade e o poder educativo da música.

Com duração aproximada de uma hora, o grupo Destravalíngua apresenta canções autorais compostas especialmente para crianças, com melodias inspiradas em diferentes gêneros — como baião, rock, jazz e MPB — e uma rica variedade de instrumentos, entre eles bloco de madeira, chocalho, flauta e kazoo. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade.

A proposta do espetáculo é unir arte, educação e inclusão, explorando temas como folclore, diversidade, meio ambiente e direitos dos animais, sempre de forma lúdica e sensível. Algumas composições também estimulam o desenvolvimento da fala e da expressão, utilizando a música como ferramenta de aprendizagem e comunicação.

O grupo é formado por Ana Paula Santana (voz, violão, ukulelê, cavaquinho e flauta), Janaína Fonseca (voz, violão e percussão), Guilherme Fonseca (voz e teclado) e Alexandre Bergamo (voz e percussão).

O projeto busca democratizar o acesso à música e à arte, convidando o público infantil — e também os adultos — a viver uma experiência musical sensível, divertida e transformadora.

>>Serviço

O quê: Show “Destravalíngua: Contos em Cantos”
Quando: 11/10/2025 | sábado | 16h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade

Concerto | “Japão Quatro Estações” @Teatro Carmen Fossari
out 11@19:00 – 20:00

O Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe no dia 11 de outubro de 2025, às 19h, o Concerto Japão Quatro Estações, com o Duo Ishibashi e a participação especial do Grupo de Dança Shinsei, do Rio Grande do Sul. O evento é gratuito e aberto à comunidade (100 lugares, entrada por ordem de chegada).

O concerto integra o projeto Mudanças no Clima: o Japão e sua cultura pautada nas estações do ano, uma reflexão sobre as mudanças climáticas e a profunda conexão entre arte, espiritualidade e meio ambiente, inspirada na cosmogonia japonesa. O repertório traz canções tradicionais japonesas inspiradas nas quatro estações — primavera, verão, outono e inverno — e celebra os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil–Japão.

A presença do Grupo de Dança Shinsei homenageia a resiliência do Rio Grande do Sul, após as enchentes de 2024, reforçando a importância da união e do trabalho coletivo diante da adversidade.

O evento é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, via FCC, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, em parceria com ASBBJ – Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão, Consulado Geral do Japão em Curitiba e Fundação Japão – SP, com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.

>> Serviço

O quê: Concerto Japão Quatro Estações – canto e violão com Duo Ishibashi e participação do Grupo de Dança Shinsei
Quando: 11 de outubro de 2025 (sábado), às 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade (100 lugares, entrada por ordem de chegada)
Acessibilidade: Sala acessível
Informações: @nipocultura | 48 99608-9500

out
16
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Orquestra Filarmônica Catarinense | OFiC nas Igrejas @Igrejinha da UFSC
out 16@19:00 – 20:30

Na próxima quinta-feira, dia 16 de outubro, às 19h, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresenta mais uma edição do projeto “OFiC nas Igrejas”, com um concerto na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com entrada gratuita, o público está convidado a viver uma experiência musical intensa e envolvente em um dos espaços mais emblemáticos da cidade.

Nesta edição, a Formação de Cordas da OFiC traz um programa impactante e expressivo, que transita por diferentes épocas e estilos da música ocidental. A noite se inicia com a versão orquestral do célebre Quarteto nº 14 em ré menor, “A Morte e a Donzela”, de Franz Schubert — obra marcada por dramaticidade e lirismo, considerada uma das mais emblemáticas do repertório camerístico do século XIX.

Em seguida, o clima muda com a eletrizante Suíte “Psycho”, de Bernard Herrmann, composta para o clássico filme de Alfred Hitchcock. A suíte, que se tornou um marco na música para cinema, traz tensão, dissonâncias e ritmos pulsantes que evocam a atmosfera psicológica e inquietante do suspense.

Encerrando o programa com brilho, o pianista Pablo Rossi— reconhecido internacionalmente por sua técnica refinada e interpretações apaixonadas — se junta à orquestra para interpretar a vibrante “Rhapsody in Blue”, de George Gershwin. Misturando elementos do jazz e da música clássica, a obra é um dos maiores ícones do sincretismo musical americano do século XX.

A série “OFiC nas Igrejas” tem como objetivo democratizar o acesso à música de concerto, promovendo apresentações em espaços históricos e religiosos da Grande Florianópolis. A iniciativa aproxima o público da música erudita em um ambiente acolhedor e de grande valor simbólico.

>> Programa 

Franz Schubert
“A Morte e a Donzela” (versão orquestral)

Bernard Herrmann
Suíte “Psycho”

George Gershwin
“Rhapsody in Blue” (com Pablo Rossi, piano)

>> Sobre a OFiC:

A Orquestra Filarmônica Catarinense atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos.

A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.

Além disso, valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.

A apresentação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com apoio do Departamento Artístico e Cultural da UFSC da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.

>> Serviço:

O quê: ‘OFiC nas Igrejas’ – Concerto na Igrejinha da UFSC
Quando: 16/12/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117, Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chagada.
Informações: Departamento Artístico Cultural – dac.ufsc.br – 48 3721-3853 | @oficmusic

out
17
sex
Roda de Choro UFSC @Igrejinha da UFSC
out 17@18:30 – 20:30

Nesta sexta-feira, 17 de outubro, às 18:30h a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.

A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e entre diferentes gerações.

O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC).

out
23
qui
Igrejinha Musical | recital com o pianista britânico Connor Heraghty @Igrejinha da UFSC
out 23@19:00 – 20:15

Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), apresenta no dia 23 de outubro, quinta-feira, às 19h, na Igrejinha da UFSC, recital com o pianista britânico Connor Heraghty. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada. A atração integra a programação cultural da 22ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina, que será realizado na UFSC Campus Trindade de 20 a 24 de outubro.

Natural de Londres na Inglaterra, Connor Heraghty é um pianista de destaque, celebrado por suas performances dinâmicas e cativantes. Nesta temporada, Connor se apresentou como solista com orquestras como a Symphonique De Nivelles e em diversos palcos de recital solo na Europa e no Reino Unido. Seus programas envolventes ressoam profundamente com o público, oferecendo uma mistura de brilhantismo técnico e musicalidade sincera.

Connor tem se apresentado como solista e músico de câmara em alguns dos locais mais prestigiados do Reino Unido, da Europa e do Brasil. Entre os locais notáveis no Reino Unido estão Wigmore Hall, Milton Court Barbican, St Martin-in-the-Fields, St James’s Piccadilly e o Palácio de Buckingham, onde se apresentou na presença do Rei Charles. Internacionalmente, ele encantou o público na Fazioli Concert Hall em Veneza, no Lithuanian Music Theatre & Academy Hall e no Palácio Radziejowice, na Polônia.

Reconhecido por seu talento desde cedo, Connor recebeu uma bolsa para estudar performance de piano com Valéria Szervánszky na Purcell School of Music. Continuou seus estudos na Guildhall School of Music & Drama, sob a orientação da Professora Sênior de Piano, Joan Havill, onde concluiu o B.Mus (Hons), o Master of Music e o Master of Performance, seguidos pelo prestigioso Diploma de Artista. Seu recital final foi agraciado com o estimado “Concert Recital Diploma”.

A carreira de Connor foi moldada por mentores renomados como Nelson Delle-Vigne Fabbri, Norma Fisher, Sir Stephen Hough, Peter Frankl e Michel Béroff. Ele conquistou os principais prêmios em competições como The Wales International Piano Competition, The UK Liszt International Piano Competition, Recondite Armonie Piano Competition, IPPA Conero e Worthing Concerto Competition.

Apoiado por bolsas do The Guildhall Trust, Leverhulme Arts Trust, Countess of Munster e Alec Beecheno Bursary Award, Connor foi nomeado Junior Artist Fellow na Guildhall após seus estudos. Sua carreira solo é complementada por seu papel como cofundador do premiado London Piano Duo com a pianista Daisy Ou. Juntos, eles criam e apresentam programas inovadores e envolventes, colaborando com outros artistas para criar recitais memoráveis e acessíveis. Eles também foram agraciados com o “Guildhall Futures Fund Award”. Connor é representado pela Piha Entertainment e apoiado pela Talent Unlimited.

>> Programa do recital 

Beethoven
Sonata nº 21 em Dó maior, Op. 53 “Waldstein”

Cláudio Santoro
Prelúdio nº 12

Rachmaninoff
Prelúdio em Dó sustenido menor, Op. 3 nº 2

Camargo Guarnieri
Ponteio nº 49

Cláudio Santoro
Prelúdio nº 2

Serguei Rachmaninoff
Prelúdio em Si bemol maior, Op. 23 nº 2

Intervalo

Bach / Siloti
Prelúdio em Si menor, BWV 855a

Liszt
Après une lecture du Dante: Fantasia quasi Sonata (“Sonata Dante”)

>> Igrejinha Musical

Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.

out
26
dom
Música de câmara | Quarteto Cruz e Sousa @Igreja Nossa Senhora da Lapa
out 26@18:00 – 20:00

Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.

Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.

Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.

O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.

“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.

As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.

>> Sobre os Músicos

Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.

Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.

João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.

Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina

Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.

>> Apresentações agendadas

– 26 de outubro de 2025 – domingo – 18h | Igreja Nossa Senhora da Lapa, Ribeirão da Ilha
– 27 de outubro de 2025 – segunda-feira – 10h | Centro de Educação Popular (CEDEP), Monte Cristo
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade

Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com

>> Ficha Técnica

Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta

out
27
seg
Música de câmara | Quarteto Cruz e Sousa @Centro de Educação Popular - CEDEP
out 27@10:00 – 12:00

Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.

Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.

Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.

O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.

“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.

As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.

>> Sobre os Músicos

Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.

Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.

João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.

Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina

Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.

>> Apresentações agendadas

– 27 de outubro de 2025 – segunda-feira – 10h | Centro de Educação Popular (CEDEP), Monte Cristo
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade

Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com

>> Ficha Técnica

Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta

out
29
qua
Recital | “Yorubá e as Outras Canções” @Igrejinha da UFSC
out 29@20:00 – 21:00

A Igrejinha da UFSC receberá o recital de canto e piano Yorubá e as Outras Canções no dia 29 de outubro, quarta-feira, às 20h, com interpretação do tenor Afonso Portela e do pianista Alexandre Dietrich. A entrada será gratuita, por ordem de chegada, até a lotação do local.

A série contempla quatro apresentações: a estreia será em Imbituba, 25 de outubro, seguida por três recitais em espaços culturais de Florianópolis.

O recital é dedicado a composições inspiradas nas matrizes culturais e musicais africanas e brasileiras, transformadas em canções para canto e piano. Algumas obras revelam ritmos, melodias, harmonias e letras — muitas vezes no idioma yorubá — que dialogam com a herança afro-brasileira e foram incorporadas à cultura popular nacional.

Todas as apresentações terão entrada gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à música erudita de canto e piano.

Os recitais fazem parte do Edital PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, promovido pelo Governo Federal e pelo Governo de Santa Catarina, por meio do Edital Circuito Catarinense de Cultura – 2024. O projeto conta com apoio institucional do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).

>> Sobre os artistas

Alexandre Dietrich: o pianista Alexandre Dietrich é músico atuante no cenário catarinense e com prestigiada carreira nacional e internacional. É Doutor e Mestre e Doutor em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Seu trabalho artístico-musical abrange apresentações de recitais de piano solo, recitais de câmara, concertos com orquestra em relevantes teatros e centros culturais do Brasil.Em sua carreira internacional, Alexandre se apresentou em diversas cidades europeias: Bordeaux, Bruxelas, Hamburgo, Lisboa, Madri, Milão e Paris. Nos Estados Unidos, apresentou-se em Alexandria, Athens, Dallas, Houston, Los Angeles, New Orleans, Roanoke e Washington DC, em San José e Turrialba na Costa Rica.Além de sua carreira solo, atua como solista em várias orquestras, tendo estabelecido parcerias com importantes maestros brasileiros. Desde 2023, Alexandre Dietrich é solista e integrante da Orquestra de Câmara de Blumenau.

Afonso Portela: maestro, cantor e pesquisador, Afonso Portela é doutorando e Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O cantor Afonso Portela transita entre o repertório popular brasileiro e o de concerto, com interpretações que já o levaram a se apresentar em diversos estados do Brasil e também em países da América do Sul, como Peru e Uruguai. Na sua carreira como maestro foi fundador e dirigiu importantes formações musicais no Acre, como a Camerata Filarmônica do Acre (2024), a Companhia de Coro e Orquestra da Escola de Música do Acre (2012) e o Coro EMAC (2010), contribuindo para o fortalecimento da cena musical no estado. Na pesquisa acadêmica, Afonso dedica-se ao estudo dos vocábulos da fala do caboclo amazônico brasileiro e à sua aplicação na interpretação de canções regionais. Parte de seus resultados foi apresentada no congresso internacional do CESEM, em Portugal.

>> Serviço 

O quê: Recital de canto e piano Yorubá e as Outras Canções
Quando: 29/10/2025 | quarta-feira | 20h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural – DAC – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, por ordem de chegada, até a lotação do local
Informações: silvestreproducoes2@gmail.com

nov
1
sáb
15º Festival Internacional de Teatro de Animação – FITA
nov 1 – nov 8 dia inteiro

O FITA é um dos mais queridos e importantes festivais do Sul do país: em 15 anos de história já levou o teatro de animação para 25 cidades catarinenses. Esta edição, comemorativa de 15 anos, explora três eixos temáticos: meio ambiente, acessibilidade e tecnologia na relação com teatro de animação, tanto nos espetáculos selecionados pela curadoria quanto no Diálogos Petrobras – espaço onde acontecerão oficinas formativas e conversas importantes para o setor cultural e para o público em geral.

A programação completa está no site fitafloripa.com.br e nas redes sociais @fitafestival. O FITA é viabilizado pela Lei Rouanet Incentivo a Projetos Culturais e PNAB – Lei Nacional Aldir Blanc, essa edição é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras. Tem apoio do Interclass Hotel e APUFSC Sindical e apoio institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Artes (ART), Curso de Artes Cênicas e ABTB/Unima Brasil (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Apresentado pela Petrobras, tem o patrocínio do Giassi Supermercados e Metalúrgica Spillere. A produção é da Fazendo Fita Cia Artística e a realização do Circuito Catarinense de Cultura, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo do Brasil – do lado do povo brasileiro.

>> Quem você vai ver no FITA

No total são 13 espetáculos de teatro de animação, sendo 11 brasileiros, 10 deles inéditos em Florianópolis, e 2 internacionais. As companhias internacionais são Yael Rasooly (França / Israel) e Roberto White (Espanha). As nacionais selecionadas, representando cinco estados brasileiros, são Cia. Peregrina Teatro (Florianópolis / SC), Artesanal Cia. de Teatro (Rio de Janeiro / RJ), Projeto GOMPA (Porto Alegre / RS), Cia. O Sombrista (Turvo / SC), La Luna Cia. de Teatro (Canelinha / SC), Lótus Cia. de Teatro (Florianópolis / SC), Cyathus Teatro de Animação (Nova Veneza / SC), Cia. Lumiato (Brasília / DF), Grupo de Teatro De Pernas pro Ar (Canoas / RS) e Trupe Motim de Teatro (Quixeré / CE) – este pela primeira vez no festival.

>> Ingressos

Para os espetáculos no TAC e no CIC, os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla. Os links para cada evento estão disponíveis no site oficial: www.fitafloripa.com.br. Para os espetáculos realizados em outros espaços, os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência. As atividades formativas também têm seus links disponíveis no site: www.fitafloripa.com.br.

nov
2
dom
Música de câmara | Quarteto Cruz e Sousa @Casa das Máquinas
nov 2@18:00 – 20:00

Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.

Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.

Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.

O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.

“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.

As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.

>> Sobre os Músicos

Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.

Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.

João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.

Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina

Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.

>> Apresentações agendadas

– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade

Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com

>> Ficha Técnica

Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta

nov
12
qua
Música de câmara | Quarteto Cruz e Sousa @Igrejinha da UFSC
nov 12@20:00 – 22:00

Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.

Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.

Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.

O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.

“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.

As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.

>> Sobre os Músicos

Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.

Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.

João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.

Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina

Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.

Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com

>> Ficha Técnica

Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta

nov
14
sex
Roda de Choro UFSC @Igrejinha da UFSC
nov 14@18:30 – 20:30

Nesta sexta-feira, 14 de novembro, às 18h30 a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.

A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e entre diferentes gerações.

O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (DAC/SeCArtE).

nov
22
sáb
Show | Ricardo Herz e Vanille Goovaerts @Igrejinha da UFSC
nov 22@20:00 – 22:00

No dia 22 de novembro, sábado às 20h, a charmosa Igrejinha da UFSC será palco de um espetáculo musical imperdível com o duo formado por Ricardo Herz e Vanille Goovaerts.

A francesa Vanille Goovaerts (violino, rabeca e voz) e o brasileiro Ricardo Herz (violino e rabeca) unem seus talentos em uma apresentação vibrante, repleta de ritmo, improvisação e lirismo. O repertório passeia por composições autorais de ambos os artistas, além de clássicos do choro, valsa francesa, forró, xote e outros ritmos que celebram a diversidade musical.

Alternando-se entre violinos, rabecas e canto, o duo cria uma atmosfera envolvente e sensível, que encanta tanto os ouvidos quanto o coração do público. É uma oportunidade única de vivenciar a fusão de culturas e sonoridades em um show intimista e cheio de energia.

A entrada é gratuita. Traga sua curiosidade musical e venha se emocionar com essa noite especial!

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27
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Concerto e palestra de Danton Oestreich na UFSC @Igrejinha da UFSC
nov 27@19:00 – 20:00

No dia 27 de novembro, quinta-feira, na Igrejinha da UFSC, o público poderá assistir a um programa especial com o violonista e pesquisador Danton Oestreich, integrante da programação cultural paralela ao XXI Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI). Oestreich apresentará um recital inteiramente dedicado a Johann Sebastian Bach, seguido de uma conferência sobre sua pesquisa em estética e hermenêutica musical.

O programa do recital traz duas importantes suítes do repertório bachiano transcritas para violão:

  • Suite em Sol menor (BWV 995)
  • Suite em Mi maior (BWV 1006a)

Essas obras integram o Projeto BACH, iniciativa de Oestreich dedicada à criação de novas transcrições e à revisão interpretativa da obra do compositor alemão para o violão contemporâneo. Após o concerto, Danton Oestreich apresenta a palestra em que discute aspectos interpretativos, estruturais e hermenêuticos da música bachiana, refletindo sobre paralelismos, figurações simbólicas e relações proporcionais presentes em suas composições.

>> Danton Oestreich

Bacharel em Violão Clássico pela UFRGS e Mestre em Filosofia pela Unisinos, Danton Oestreich une atividade concertística e pesquisa teórica em hermenêutica e estética musical. Possui artigos publicados em periódicos especializados em música e filosofia. Estudou com nomes como Alvaro Pierri e Luis Orlandini e atuou como solista frente à Orquestra de Câmara da UNISC (2018 e 2019).

Desde 2021 desenvolve o Projeto BACH, que inclui, entre outras produções, a transcrição para dois violões do Cravo Bem Temperado – Livro I (2022), preservando as tonalidades originais dos 24 Prelúdios e Fugas. Desde 2023, atua em duas frentes de criação de novos repertórios: uma parceria com o compositor e artista plástico Roberto Velasco, e um projeto internacional de duo com o mestre japonês Akihito Obama (shakuhachi). Em 2025, abriu a XXI Mostra Fred Schneiter na Sala Cecília Meireles e lançou seu primeiro álbum solo, Cosmogonias, parceria com Velasco e o pintor Gonçalo Ivo.

>> Serviço

O quê: Concerto e Palestra de Danton Oestreich na UFSC
Quando: 27/11/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117, Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Contato: www.dantonoestreich.wordpress.com

65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas @Sala 208 - Bloco D - CCE
nov 27@20:00 – 21:00

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

20h | Teatro: A Morte do Xamã
Local: Sala 208 –  Bloco D – CCE
Atuação: Raissa Fuga

nov
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Teatro | “O Espectador Condenado à Morte” @Teatro Álvaro de Carvalho - TAC
nov 28@19:30 – 21:30

Nos dias 28 e 29 de novembro, sexta-feira e sábado, às 19h30, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) recebe novas apresentações do espetáculo O Espectador Condenado à Morte, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla. A classificação indicativa é de 14 anos.

A montagem, uma comédia de humor ácido e crítica social, é inspirada no texto do dramaturgo franco-romeno Matéi Visniec, com tradução de Fábio de Melo e direção de Leonardo Cesar. A peça parte da provocação do Procurador — “Senhoras e Senhores, há um criminoso entre nós!” — para instaurar um tribunal em cena, onde a culpa e a justiça se confundem. O acusado é qualquer um, ou todos: o crime é o silêncio. À medida que o julgamento avança, a farsa se revela como espelho da própria sociedade.

Com ironia e intensidade, o espetáculo questiona os limites entre o indivíduo e o coletivo, a ética e a conveniência, convidando o público a refletir sobre a fragilidade dos sistemas de justiça e a persistência das violências legitimadas. Como adverte o texto, “todo mundo é culpado quando a justiça é uma farsa”.

A encenação conta com as atuações de Amanda Vizentainer, Carla D’Ambroz, Cristian Menna, Esther Pickrodt, Hael Kai, João Massadar, João Leffa e Vinicius Pasinato. A concepção e operação de luz é de Hael Kai, operação de som de Leonardo Cesar, design gráfico de Eric Tomas e assistência de produção de Naiara Beneti.

A realização é da Quinta Não Dá Companhia de Teatro, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, com patrocínio da Fundação Franklin Cascaes e da Prefeitura de Florianópolis via Política Nacional Aldir Blanc e apoio do SESC Santa Catarina e da Seareira Escola de Artes.

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sáb
Teatro | “O Espectador Condenado à Morte” @Teatro Álvaro de Carvalho - TAC
nov 29@19:30 – 21:30

Nos dias 28 e 29 de novembro, sexta-feira e sábado, às 19h30, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) recebe novas apresentações do espetáculo O Espectador Condenado à Morte, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla. A classificação indicativa é de 14 anos.

A montagem, uma comédia de humor ácido e crítica social, é inspirada no texto do dramaturgo franco-romeno Matéi Visniec, com tradução de Fábio de Melo e direção de Leonardo Cesar. A peça parte da provocação do Procurador — “Senhoras e Senhores, há um criminoso entre nós!” — para instaurar um tribunal em cena, onde a culpa e a justiça se confundem. O acusado é qualquer um, ou todos: o crime é o silêncio. À medida que o julgamento avança, a farsa se revela como espelho da própria sociedade.

Com ironia e intensidade, o espetáculo questiona os limites entre o indivíduo e o coletivo, a ética e a conveniência, convidando o público a refletir sobre a fragilidade dos sistemas de justiça e a persistência das violências legitimadas. Como adverte o texto, “todo mundo é culpado quando a justiça é uma farsa”.

A encenação conta com as atuações de Amanda Vizentainer, Carla D’Ambroz, Cristian Menna, Esther Pickrodt, Hael Kai, João Massadar, João Leffa e Vinicius Pasinato. A concepção e operação de luz é de Hael Kai, operação de som de Leonardo Cesar, design gráfico de Eric Tomas e assistência de produção de Naiara Beneti.

A realização é da Quinta Não Dá Companhia de Teatro, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, com patrocínio da Fundação Franklin Cascaes e da Prefeitura de Florianópolis via Política Nacional Aldir Blanc e apoio do SESC Santa Catarina e da Seareira Escola de Artes.

dez
1
seg
65 anos UFSC | Concerto Música Câmara @Igrejinha da UFSC
dez 1@19:00 – 20:00

O Projeto Igrejinha Musical e o Departamento de Música do CEART / Udesc apresentam o Concerto de Música de Câmara das classes dos professores Luiz Mantovani e Kadu Müller. O evento reflete o trabalho desenvolvido durante o segundo semestre de 2025 no âmbito do Bacharelado e Licenciatura em Música da Udesc, com grupos selecionados que interpretarão obras de Mozart, Beethoven, Debussy e Villa-Lobos, entre outros. Os instrumentos participantes incluem piano, violão, violino, viola, violoncelo e flauta, além de canto. 

65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas @Teatro Carmen Fossari
dez 1@20:00

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

20h | Peça teatral: A História do Zoológico
Local: Teatro Carmen Fossari
Direção/Adaptação e Sonoplastia: Pedro Alux
Atuação: Ana Paula Marques e Guilherme Velho
Iluminação: Daniele Nass
Fotografia: Marce Spillere
Poster: Artur Neitzke
Contra-regra: Laís Calderan
Bilheteria: Mônica Medeiros
Labs de apoio: LabLuz; LabCine; LabFig e LabCen

dez
2
ter
65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas @Entrada - Bloco D - CCE
dez 2@19:30

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

19h30 | Teatro: Navalha na Carne
Local: Entrada – Bloco D – CCE
Classificação Indicativa: 16 anos
Direção: Cristian Menna
Atuação: Agnaldo Stein, João Leffa, Lívia de Oliveira
Direção de Arte: Melissa Versari
Assistência de Direção: Táta Tedesco
Assistência de Arte: Amanda Nunes
Produção: Mesoilha Teatral e Matéria di Versari
Promoção: ART Departamento de Artes, Artes Cênicas UFSC, Labfig, Labluz, Labcine

dez
3
qua
65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas @Bloco D - CCE
dez 3@17:30 – 18:30

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

17h30 | Teatro: Krishna, um estudo
Local: Sala 310 – Bloco D – CCE


19h | Performance: Ecos do Silêncio
Local: Jardim – Bloco D – CCE


19h30 | Cris e Seus Cantos
Local: Espaço Ágora – Jardim – Bloco D – CCE
Atuação: Cristiano