Abertura do Experimenta Pandêmico apresenta live com performance do Grupo Cena 11
O Experimenta Pandêmico apresenta nesta segunda, 26 de outubro, às 18h, a performance “Futuro Fantasma” do Grupo Cena 11 Cia. de Dança. A live, que será transmitida no canal do YouTube da SeCArte, marca a abertura da quinta edição do Experimenta.
Sobre a performance:
Futuro Fantasma é o tempo presente do Grupo Cena 11. É a manifestação prática do desvio de temporalidades nas quais estamos imersos como coletivos bio-culturais. Futuro Fantasma é o Projeto que publica a materialização artística e as ferramentas temporárias e ancestrais, do modo de existir em estado de homeostase, adaptação, mistura, assimetria, coerência, incerteza e risco. Futuro Fantasma é movimento contínuo multidirecional a integrar ações de texto, áudio, vídeo, arquivos, temporalidades e espacialidades através dos corpos que tornam acessíveis a manifestação e o atravessamento da vida das coisas no acontecer do movimento.
Sobre o Grupo Cena 11:
O Grupo Cena 11 Cia. de Dança desenvolve e compartilha ferramentas técnicas fundamentadas nas relações entre corpo, ambiente, sujeito e objeto como variáveis de um mesmo sistema vivo que existe enquanto dança. Seus projetos de pesquisa e formação confluem teoria e prática no entendimento de dança e atravessam as definições de corpo tratando tecnologia como extensão e expansão do corpo propriamente dito. A Companhia, dirigida por Alejandro Ahmed, surgiu e é radicada na cidade de Florianópolis e atua desde 1995 na produção artística de dança, tendo se tornado referência nacional e internacional da área. Esta trajetória de pesquisa recebeu do Ministério da Cultura e Governo Federal a Ordem do Mérito Cultural 2014. Foi premiada pela APCA (Associação Paulista de críticos de dança) por 4 vezes – 2014, 2012, 2007,1997 – e também pelo Prêmio Bravo, Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, Transmídia Itaú Cultural, Bolsa Vitae e Rumos Itaú Cultural.
De 26 de outubro a 01 de novembro o Experimenta reunirá em plataforma específica para o evento diversas ações culturais desenvolvidas na UFSC. A arte expressa-se virtualmente por meio de produções audiovisuais, oficinas, exposições virtuais, espetáculos teatrais, apresentações ao vivo, performances entre outras atrações. A plataforma com todas as ações culturais do evento estará disponível na segunda-feira, 26 de outubro, na página da SeCArte na internet: secarte.ufsc.br. Esta edição do Experimenta contou com a participação de toda a comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos de quatro Campi da UFSC que enviaram propostas em áudio, imagem e vídeo. Foram selecionadas 38 propostas totalizando 46 ações que mostram a atividade artística e cultural de UFSC por meio de produções audiovisuais, musicais, oficinas, exposições virtuais, espetáculos teatrais, apresentações ao vivo entre outras atrações.
O “Experimenta Pandêmico” integra a programação comemorativa dos 60 anos da UFSC, e é realizado pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN) com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Artes (ART) e dos cursos de graduação em Artes Cênicas e Cinema da UFSC.
Serviço:
O quê: performance “Futuro Fantasma” | abertura Experimenta Pandêmico | 5ª edição
Quando: 26/10 | segunda-feira | 18h
Onde: canal do YouTube da SeCArte
Contato: experimenta.secarte@contato.ufsc.br
Redação: Ivo Caoê Baptiston/jornalista
Revisão: Gabriel Endrigo/bolsista SeCArte/estudante de Letras Português e