Abertura da exposição de arte “ComTATO” no Hall da Reitoria da UFSC

27/04/2023 10:20

Exposição ComTATO. Celebração – Pintura. Manoalvim, 2022 – 90x120cm – Acrílica sobre tela

O Departamento Artístico Cultura (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida toda a comunidade para a abertura da Exposição de Arte “ComTATO” do artista plástico e professor de artes do Colégio de Aplicação, José Alvim Almeida da Silveira, o Manoalvim. A abertura será no dia 28 de abril, sexta-feira, às 18h30, no Hall da Reitoria da UFSC. O período para visitação se estenderá até o dia 10 de maio.

A exposição “ComTATO” é um projeto iniciado durante um processo formativo em educação especial. Trata-se de um convite para reflexões sobre o potencial da Poesia, na Linguagem de Arte Plástica, na captação e solução dos problemas da coletividade cega e com baixa visão. O trabalho, desenvolvido nos últimos seis anos, apontou algumas perguntas que se impuseram tais como: Quais as características da cegueira e da baixa visão? Quais as causas que dão origem a esta condição específica? Como tratamos, através dos tempos, estas especificidades? Quais os suportes e tecnologias, que já desenvolvemos, para assistir as pessoas cegas e com baixa visão? Como foram, são e poderão ser atendidas as subjetividades envolvidas neste universo da cegueira e baixa visão? Qual a contribuição possível da arte e dos artistas, antes, agora e para o devir, na captação e solução de problemas da coletividade cega e com baixa visão?

Nesta exposição serão exibidos os originais das ilustrações para o livro “Biografia Completa de Malba Tahan” de Pablo Bucciarelli a ser lançado em 2024. Este trabalho de ilustração deu o ponto de partida concreto para realização das 109 obras de arte plástica que fazem parte deste projeto.

Na noite de abertura serão entregues 43 obras de arte doadas para Associações de Cegos no Brasil. Metade das demais obras expostas estão disponíveis para venda, os recursos das obras comercializadas será destinados para o pagamento de materiais e mão de obra auxiliar de arte plástica, e confecção de réplicas e novas matrizes em alto e baixo relêvo a serem doadas para as demais associações de cegos do Brasil.

José Alvim Almeida da Silveira, o Manoalvim. Foto: divulgação

Nascido 19 de junho de 1956, em Alegrete, Rio Grande do Sul, Manoalvim é Artista Plástico, Licenciado em Artes Cênicas Udesc, professor de Teatro no Colégio de Aplicação da UFSC, desde 1993.

Realizou 43 exposições/mostras individuais de Pintura, Desenho, Escultura, Máscaras e Objetos, Ambientação, nos três Estados da Região Sul do Brasil.

Ilustrou 14 Obras de Literatura de W. Rio Apa, Pedro A. Grisa, José Vitor Centeno Rodrigues, Regina Carvalho e Pablo Bucciarelli.

Realizou em 1984 o Monumento Contestado em Irani, Santa Catarina. Esculturas para o 1º. TOP DE MARKETING ADVB SC.

Artista Consagrado, Homem Consagrado e Líder de Busca de Visão pelo Fogo Sagrado de Itzatilatlan do Brasil, domiciliado em Florianópolis, Santa Catarina, desde 1979, quando iniciou sua atuação profissional em arte.

A exposição “ComTATO” é também uma oportunidade de encontro com pessoas cegas e com baixa visão e a comunidade em geral.

:: Serviço

O quê: Abertura – Exposição de Arte “ComTATO”
Onde: Hall da Reitoria da UFSC
Quando: sexta-feira | 28/04/2023 | 18h30 – período para visitação até 10/05/2023