Exposição fotográfica “Canoas de Garapuvu – As Senhoras da Praia” no Centro de Cultura e Eventos

25/07/2022 06:00

Exposição “Canoas de Garapuvu – As Senhoras da Praia”. Fotos: divulgação SeCArte

O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição “Canoas de Garapuvu – As Senhoras da Praia” dos fotógrafos Mara Freire e Ronaldo Andrade.

Os fotógrafos traduzem em 22 imagens a importância da Canoa de Garapuvu, dentro da tradição que se tornou a pesca da tainha, com o cerco realizado pelos pescadores em “Canoa-de-um-pau-só”.

Canoa de Garapuvu

O nome popular da árvore – guapuruvu e também chamada de Guarapuvu ou Guapuruvu, ou Schizolobium parahyba pela ciência – deriva da língua tupi-guaraní e originalmente significa “tronco de fazer canoa” (yya ou ignara = canoa; p’vú = tronco) em referência ao seu uso popular mais utilizado.

Árvore símbolo de Florianópolis, era usada pelas populações originárias para construir suas canoas. Tem a casca dura e o interior macio, fácil de entalhar, de virar canoa. Os povos originários já a construíam e utilizavam na pesca. Hoje, o Garapuvu é árvore protegida,

A mostra “Canoas de Garapuvu – As Senhoras da Praia” está aberta para visitação pública até o dia 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h30 no piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Serviço:

O quê: exposição fotográfica Canoas de Garapuvu – As Senhoras da Praia
Quando: até 25/08 | segunda a sexta-feira | das 7h às 19h30
Onde: Espaço Expositivo – piso térreo Centro de Cultura e Eventos de UFSC
Informações: Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN) | telefone: 48 3721-3858

Fonte: Organizadores da exposição/wikipedia.org/wiki/Guapuruvu

Tags: Centro de Cultura e EventosEspaço ExpositivoexposiçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina