Artista Rodrigo de Haro recebe homenagem na UFSC neste sábado, 30/11
A Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Consulado Honorário da França em Florianópolis convidam a comunidade para a homenagem ao artista Rodrigo de Haro. A solenidade será neste sábado, 30 de novembro, às 17h, no hall da Reitoria I no Campus da UFSC Trindade em Florianópolis.
Sobre Rodrigo de Haro
Primeiro filho do pintor Martinho de Haro (1907 – 1985), Rodrigo nasceu em Paris, na França, em maio 1939, quando seu pai usufruía de uma bolsa de estudos na Académie de La Grande Chaumière, de Paris. A bolsa de estudos foi conquistada no Salão Nacional de Belas Artes de 1937. Com o inicio da segunda guerra em setembro 1939 a família volta às pressas para o Brasil.
O nascimento parisiense marcará para sempre a trajetória de Rodrigo no cenário artístico. Crescendo num meio de arte e cultura, Rodrigo seguiu o caminho ditado pela genética da família: a pintura lhe veio dos conselhos paternais e a literatura graças à biblioteca do avô maternal Antônio Palma. E foi entre quadros, pinturas e pinceis, saraus, livros e leituras que Rodrigo se consolida como pintor, desenhista, gravador, escritor, poeta e contista.
Rodrigo de Haro é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, doutor pela Universidade del País Vasco e pós-doutor em Arte Pública pela UFF-RJ.
Divide suas atividades profissionais entre Florianópolis e São Paulo. Em poesia, atua desde 1960 como organizador do movimento surrealista e tem seus poemas publicados em livros no Brasil e em antologias na Espanha e Estados Unidos. Por volta de 1987, trabalha na decoração do Teatro Municipal de Florianópolis, com 80 painéis Mandalas.
Na UFSC os painéis feitos pelo artista no prédio da Reitoria são uma das atrações da Universidade, e o trabalho é muito reconhecido e citado no livro Mosaicos brasileiros, de Henrique Gougon, como uma referência na arte do mosaico no Brasil.
O mural em homenagem à Santa Catarina de Alexandria, na parte interna da Reitoria, foi a primeira etapa da obra realizada entre 1995 e 1996, onde Santa Catarina está com a espada de punho e com uma relação de nomes de seus protegidos. Na parte externa do prédio o mosaico “Muro da Memória” traz relatos de viagens, crônicas pré-colombianas, lendas amazonenses, literatura colonial e poemas de artistas contemporâneos. Com imagens e palavras, foi construído entre os anos 1997 e 2000. Os murais de Rodrigo de Haro na UFSC estão entre os maiores mosaicos da América Latina, com 440 metros quadrados de área. O artista considera que a obra não está concluída.
Assista ao episódio da série A Cor da Nossa Tela sobre Rodrigo de Haro:
Para o Cônsul Honorário da França em Florianópolis, Jean-Victor Martin, a obra do Rodrigo de Haro leva o nome do Estado de Santa Catarina para muito longe, e a homenagem do Consulado é uma forma de enaltecer a importância e relevância do artista nascido na França no contexto artístico e cultural internacional.
A homenagem a Rodrigo de Haro é uma realização Consulado Honorário da França em Florianópolis, com o apoio da Coordenadoria de Eventos do Departamento de Cultura e Eventos da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (DCEVEN/SeCArte) e da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER).
Serviço:
O quê: homenagem ao artista Rodrigo de Haro
Quando: 30 de novembro | sábado | 17h
Onde: hall Reitoria I | Campus Reitor João David Ferreira Lima | bairro Trindade | Florianópolis – SC
Informações:
Consulado Honorário da França – Florianópolis | (48) 3222-8925 | consul.france@floripa.com.br
Coordenadoria de Eventos | Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN) | (48) 3721-9781 | andrea.ventura@ufsc.br
Fontes: ‘Nossos Monumentos’: Reitoria da UFSC possui um dos maiores mosaicos da América Latina | Novos episódios de ‘A cor da nossa tela’ mostram murais de Martinho e Rodrigo de Haro | O Patrimônio Arstístico da UFSC