Vida Marinha de Santa Catarina é o tema do Livro na Praça nesta sexta-feira

20/10/2023 08:30

O Projeto Livro na Praça, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da UFSC, apresenta o livro Vida Marinha de Santa Catarina como tema do próximo encontro. O evento acontecerá na sexta-feira, dia 20 de outubro, às 18h, na Igrejinha da UFSC, e contará com a participação do professor do Departamento de Ecologia e Zoologia, Alberto Lindner, que coordenou a obra, e de duas educadoras do ensino fundamental de Florianópolis.

A entrada é franca e não requer inscrição prévia. O livro estará à venda com desconto especial no local do evento. A obra pode ser encontrada na livraria da Editora da UFSC, localizada no Centro de Eventos da UFSC, e também na livraria virtual.

Sobre o livro

O livro é um guia ilustrado resultado do empenho de setenta e oito autores de capítulos, e de fotógrafos, que reúne informações sobre as principais espécies de organismos marinhos encontrados no litoral catarinense. A obra é inspirada em um trabalho similar – The Marine Life of  Bootless Bay, Papua New Guinea -, de Mark Baine e David Harasti. Além de auxiliar na identificação da biodiversidade marinha, o livro também oferece dicas de como aproveitar o mar como recurso pedagógico, com sugestões de atividades e roteiros para professores e alunos.

Neste sentido, o evento contará também com duas educadoras que compartilharão suas experiências com o uso do livro e do mar como “sala de aula”. São elas: Narjara Zimmermann, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus), e Rosângela Teixeira Garcia, da Escola do Mar (Canasvieiras).

A publicação aborda a prática do mergulho em Santa Catarina, trazendo um panorama geral que indica desde bons pontos de mergulho, temperatura da água, visibilidade, até boas práticas para uma conduta consciente durante os mergulhos a fim de se preservar a vida marinha.

“Recheado de fotos coloridas, é o primeiro guia para identificação que reúne em um único volume espécies de algas, invertebrados, peixes, tartarugas, aves e mamíferos marinhos voltado exclusivamente para a vida marinha da costa do Brasil”, analisa Osmar Luiz Jr, na Revista Mergulho.

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: Livro na Praça  | Vida Marinha em Santa Catarina
Quando: 20/10/2023 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC