UFSC sedia encontro preparatório do Fórum Mundial de Direitos Humanos

21/11/2013 19:15

A Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCult/UFSC), em parceria com o Centro Cultural Escrava Anastácia, está organizando o Seminário de Mobilização Estadual para o Fórum Mundial de Direitos Humanos.

O evento é gratuito e acontece no dia 29 de novembro, das 10:00 às 17:30, em Florianópolis, no auditório da reitoria da Universidade. As inscrições deverão ser feitas na SeCult, prédio da Editora, 2º andar, UFSC.

Para acessar o convite, clique aqui.

Programação prévia do Seminário, clique aqui.

Serão aceitas inscrições no local do evento, mediante a disponibilidade de vagas.

A programação contempla palestras com representantes de universidades, instituições de pesquisa e órgãos governamentais que atuam na área de direitos humanos. Temas como direito à memória, verdade e justiça; defesa dos direitos humanos e o enfrentamento às violências; e paradigmas de redução de desigualdades com base em direitos humanos fazem parte das discussões.

O evento apresenta três atividades culturais:

10h às 17h30 -Exposição – “1964-1985: Direito à Verdade e Memória. Brasil e Santa Catarina”.  Memorial dos Direitos Humanos – Sabrina Schultz

14h – “De Olhos Fechados” – tem como proposição mostrar a violência que ocorre diariamente mas nos recusamos a enxergar. Somos condicionados a acreditar que estamos livres de certos acontecimentos e não vemos as pistas mais obvias. Foi a tia da prima da sua colega mas pode ser a sua mãe, a sua irmã ou a sua amiga. Vejam, enxerguem, denunciem. ” – Artista: Juliana Schiavo

17h30 – Exibição de filmes da 8ª Mostra de Cinema sobre Direitos Humanos da América Latina:

Caixa D’água: Qui-lombo é esse? – Everlane Moraes (Brasil, 2012, 15´)

O documentário “Caixa D’água: Qui-lombo é esse?” relata, através de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas localizado em Aracajú, capital de Sergipe. A ênfase é dada à cultura negra e à presença do negro escravo e seus descentes, com o resgate de assuntos relacionados à sua origem, oralidade, localização geográfica e consciência de sua identidade racial, mostrando que, apesar dessa comunidade existir em uma área urbana, ainda mantém muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.

Brasília Segundo Feldman- Vladimir Carvalho (Brasil, 1979,22’)

Os primeiros tempos de Brasília, no último ano de sua construção. Depoimentos de pioneiros e trabalhadores sobre aquele momento e as condições de vida dos candangos. A trilha sonora vale-se de gravações realizadas à época, emprestando especial colorido ao filme.

O Seminário de Mobilização Estadual antecede a realização do Fórum Mundial de Direitos Humanos,  que tem como objetivo promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que sejam tratados seus principais avanços e desafios, com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.

O FMDH será realizado nos dias 10 e 13 de dezembro de 2013, em Brasília (DF).

Para acessar o site do FMDH, clique aqui

Informações: secult@contato.ufsc.br – (48) 3721 2376 / 3721 4435

Rogéria Couto / SeCult