UFSC recebe Cinemóvel do projeto Conexão Sustentável Alcoa nesta terça e quarta

28/10/2015 11:11

Conexão Sustentável WEB 800 2Um caminhão com a carroceria transformada em sala de cinema, com 30 poltronas, tela de 120 polegadas e ambiente climatizado estaciona na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em frente à Reitoria, campus Trindade, em Florianópolis, nesta terça e quarta-feira, dias 3 e 4, com uma programação de temática ambiental. Esse é o Cinemóvel, uma ação voltada ao público universitário do projeto Conexão Sustentável Alcoa, que exibe filmes e documentários sobre temas como preservação da água, biodiversidade, aquecimento global, consumo consciente e manejo de resíduos.

Lançado neste ano para levar cultura, entretenimento e informação sobre conservação do meio ambiente, o Conexão Sustentável Alcoa já passou pelo Pará, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e finalizará seu roteiro em Santa Catarina. Depois de Florianópolis, a atração seguirá para Tubarão, onde ficará na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) nos dias 5 e 6.

O projeto também possui o Palcomóvel, um caminhão com a carroceria convertida em palco, que leva oficinas e teatro para o público infantil. Ele vai passar por Anita Garibaldi entre os dias 3 e 6 de novembro e depois segue para Tubarão entre os dias 10 e 13.

Conexão Sustentável WEB 800 3

As emissões de carbono geradas nos deslocamentos do veículo e em todas as atividades do projeto serão neutralizadas. Para isso, os promotores firmaram uma parceria com uma empresa especializada, que faz o inventário das emissões e as compensações com investimentos em projetos ambientais certificados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto é aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. A ação na UFSC conta com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura (SeCult) da instituição.

03/11 – TERÇA-FEIRA

08h30 – Água

10h30 – Biodiversidade
Desmatamento Zero / Cinturão Verde de Porto Alegre: território em disputa / O Homem e os Recifes (1h08min)

14h – Água

16h – Resíduo
Gerar Lixo com Luxo ou gerar Luxo com Lixo / Ilha das Flores / Nosso Lixo, Nosso Futuro / Dias Melhores / Há Vida após o lixão (54min)

19h30 – Água
Incentivado as Políticas Públicas voltadas ao reuso da água / Desafogando a água / Iluminando Sonhos / Salvem o Rio / Água: da nascente à torneira (1h04min)

04/11 – QUARTA-FEIRA

08h30 – Água

10h30 – Biodiversidade

14h – Água

16h – Resíduo

Acompanhe o projeto pelo Facebook [[ www.facebook.com/conexaosustentavel ]]

Cine Móvel Alcoa WEB800SERVIÇO

O QUÊ: Mostra de filmes no Cinemóvel do projeto Conexão Sustentável Alcoa.
ONDE: Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANDO: 3 e 4 de novembro de 2015.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Coordenadora de Produção – Mara Cardoso – (48) 3225-2600

Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC