UFSC realiza encontro de mobilização pré-Fórum Mundial de Direitos Humanos

02/12/2013 10:10

Credenciamento – Seminário de Mobilização Estadual para o Fórum Mundial de Direitos Humanos

Na última sexta, 29/11, a Universidade Federal de Santa Catarina realizou o Seminário de Mobilização Estadual para o Fórum Mundial de Direitos Humanos, no auditório da Reitoria da UFSC, em Florianópolis (SC). Cerca de 130 pessoas representando entidades de governos e sociedade civil do Estado participaram do encontro preparatório para o Fórum Mundial de Direitos Humanos – FMDH.

O objetivo do Seminário foi apresentar o Fórum à sociedade civil e aos movimentos sociais, além de formar um comitê mobilizador local, que irá contribuir com a construção das ações preparatórias ao FMDH. A mesa de abertura foi composta por representantes da Universidade, Vice Reitora Profª. Lucia Helena Martins Pacheco e o Secretário de Cultura Paulo Ricardo Berton, Presidente do Centro Cultural Escrava Anastácia, Profº Eriberto José Meurer, Instituto Padre Vilson Groh, Pe Vilson Groh, Coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Casa Civil, Sra. Dirlei Meria Kafer Gonçalves e pelo Secretário de Assistência Social da Prefeitura de Florianópolis, Alessandro Balbi. Atualmente, o FMDH já conta com mais de 150 entidades e organizações no Comitê Organizador (CO).

Durante a reunião, foram realizadas três mesas de debates: Direito à Memória, Verdade e Justiça,  Defesa dos Direitos Humanos e o Enfrentamento às Violências e Paradigmas de Redução de Desigualdades com base em Direitos Humanos.  Os temas tiveram como mediadores: Drª Olívia Rangel Joffily,  jornalista,  mestre e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP;  Sra. Rosângela de Souza, Advogada de Direitos Humanos e Trabalhista pela UFSC e especialista em Direito Constitucional pelo CESUSC; Sra. Yara Maria Moreira de Faria Hornek, Anistiada Política; Dr. Alexandre Karazawa Takaschima, Juiz – Corregedor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina;  padre Vilson Groh, presidente do Instituto Pe Vilson Groh;  Sr. Leonildo Monteiro, Coordenador do Movimento Nacional de População de Rua de Curitiba/Paraná e o Sr. Rildo Marques de Oliveira, Advogado, Especialista em Política Pública de Segurança Pública, Especialista em Direito Civil, coordenador geral do Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH.

O evento contou com as seguintes apresentações culturais: “De olhos fechados” – Artista: Juliana Schiavo, Exposição “1964-1985: Direito à Verdade e Memória. Brasil e Santa Catarina”.  Memorial dos Direitos Humanos – Sabrina Schultz.

O Fórum Mundial de Direitos Humanos, de iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), será realizado em Brasília, entre os dias 10 e 13 de dezembro. O objetivo é promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no Brasil mundo. O foco do FMDH está no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.

O comitê local (SeCult/UFSC, Centro Cultural Escrava Anastácia e o Instituto Padre Vilson Groh)  está organizando uma caravana para o Fórum Mundial de Direitos Humanos – FMDH, que acontece em Brasília, de 10 a 13 de dezembro. Os interessados em participar deverão entrar com contato pelo e-mail: marisol@ccea.org.br.

Mais informações: secult@contato.ufsc.br – 3721 2376 / 8304.

Fotos do evento:

           

Rogéria Couto / SeCult