UFSC 63 anos: espetáculo musical “Ação Zumbi Canta o Amor” será apresentado na quarta-feira, 06 de dezembro

03/12/2023 07:00

Espetáculo musical Ação Zumbi Canta o Amor. Foto: divulgação.

Entre as ações artístico-culturais em comemoração aos 63 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizada na próxima quarta-feira, 06 de dezembro, às 20h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, a apresentação do espetáculo musical Ação Zumbi Canta o Amor, o espetáculo é uma produção da Associação Cultural Ação Zumbi. O evento é gratuito sem necessidade de retirada prévia de ingressos. A classificação indicativa é livre.

Com adaptação e direção de Lelette Coutto, a produção Ação Zumbi Canta o Amor, é um espetáculo com duração de 40 minutos formado por 18 atores e atrizes negras e 6 músicos. É um misto de músicas e poesias – uma adaptação do espetáculo Amor, Negro Amor que aborda como principal questão a solidão da mulher negra. Nele, a espectadora e o espectador são convidados a atravessar localidades e épocas distintas, conhecendo realidades de mulheres e homens negros que vivenciam diferentes formas de amor e desamor. As questões sociais expostas são de extrema relevância e perduram até os dias atuais, como a desigualdade, o abuso de poder, o racismo, o machismo, o sexismo e a violência contra a mulher. As poesias são costuradas por músicas e danças de origem africana e revelam a importância da nossa ancestralidade diaspórica.

A Associação Cultural Ação Zumbi, nasceu em novembro de 2003, em Florianópolis/SC, fruto do anseio de suas idealizadoras e fundadoras Lelette Coutto, Marga Vieira e Fernanda Rosa, com o propósito principal de fomentar e incentivar iniciativas que contribuam para o fortalecimento e a visibilidade artística/cultural da cultura negra. Ao longo desses anos vem desenvolvendo projetos nas áreas de teatro, cinema, dança, vídeo, entre outras, que incluem na montagem de espetáculos, oficinas e organização de eventos. Suas ações sempre denotaram o objetivo da inclusão social, o desenvolvimento sócio educativo, através da capacitação de jovens e da revelação de talentos trazidos de comunidades periféricas. O Ação Zumbi sempre lutou para a manutenção de seu espaço cultural para uso, sobretudo, da população negra, a fim de popularizar as modalidades artísticas próprias desta cultura.

O espetáculo é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC.

Ao longo do mês de dezembro haverá ainda outros shows, exposições e produções de teatrais. A programação cultural completa pode ser acompanhada na agenda da SeCArtE.

>> Serviço

O quê: espetáculo musical Ação Zumbi Canta o Amor
Quando: 06/12/2023 | quarta-feira | 20h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC