Tese de catarinense é aplaudida por Maffesoli na Sorbonne

15/04/2011 08:41

O professor e antropólogo do Museu Universitário Aldo Litaiff participou no dia 30 de abril deste ano, na Universidade René Descartes, Paris V – Sorbonne, França, da banca de defesa da tese do doutorado intitulada «De la Haute Coture au Fast Fashion: regard sur la mode et ses paradigmes comme reflet de la postmodernité» (Da alta costura à Fast  Fashion: olhar sobre a moda e seus paradigmas como reflexo da pós-modernidade). Sob sua orientação e do célebre sociólogo Michel Maffesoli, professor da mesma instituição e um dos maiores pensadores da atualidade, a tese foi defendida por Kenia Moreira Cabral, que já tinha sido orientanda de Litaiff no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul.
A aluna, natural de Florianópolis, obteve nota máxima, com indicação para publicação na íntegra pelo próprio professor Maffesoli, que reconheceu a grande contribuição teórica do trabalho na área da “Sociologia do Cotidiano”, com a apresentação do conceito de “matriz estilística”, desenvolvido em conjunto por Litaiff e Kenia. “Essa conquista marca a posição do Museu da UFSC como importante centro de pesquisa”, salienta Litaiff. Em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia, a Secretaria de Cultura e Arte e o Museu Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, pretendem trazer o professor Maffesoli para uma grande conferência, no mês de setembro deste ano, no Centro de Eventos da UFSC.

Assessoria de Comunicação da SeCArte
raquelwandelli@yahoo.com.br