Terceira edição do Experimenta apresenta atrações de destaque no meio cultural nacional e internacional

24/10/2018 13:54

Domínio Público | Foto: divulgação

A terceira edição do Experimenta começa nesta segunda, 29 de outubro, até o dia 01 do novembro o evento traz mais de 25 ações culturais gratuitas que serão apresentadas em diversos espaços da UFSC Campus Florianópolis e Araranguá.

Além divulgar a nova produção cultural desenvolvida na UFSC, o Experimenta apresenta atrações conceituadas de artistas e companhias de grande expressão no meio cultural nacional e internacional. Entre as diversas atrações deste ano destacam-se:

Domínio Público

Em 2017, os artistas Elisabete Finger, Maikon K, Renata Carvalho e Wagner Schwartz foram objeto de acalorados debates em torno da liberdade de expressão, censura e limites na arte.

Os quatro artistas se juntam para uma reflexão a partir das criticas sofridas, formando um espetáculo composto por quatro monólogos em que cada um deles relata diferentes versões sobre a emblemática Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, revelando como uma obra pode ser utilizada em diferentes narrativas ao longo do tempo.  Na apresentação, projetam diferentes discursos, incluindo verdades e especulações, revelando dinâmicas de poder do mercado da arte, da economia, da política, da vida pública e privada.

Domínio será apresentado nesta segunda-feira, 29 de outubro, às 20h, no Auditório Garapu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. A classificação indicativa é livre.

Céu | Volmir Cordeiro | Foto: Laurent Friquet

Céu

Encenado pelo coreografo brasileiro e radico no França, Volmir Cordeiro, o espetáculo parte da ideia de que o céu é um espaço infinito e sem hierarquias, onde não existe a diferença entre as pessoas. Aliado a esse conceito, surge a ideia de se expor e o bailarino convida o público a lhe conhecer. Nessa intenção, dança com um figurino que “veste a nudez”, nas suas palavras. Trata-se de um collant transparente que vai da barriga aos joelhos, deixando seu sexo à mostra. “É uma roupa que produz estranhamento, porosidade e fricção, além de ser muito frágil, aumentando ainda mais esse aspecto da exposição”, explica o artista.

Céu nasceu em 2012 como parte do Mestrado em Dança, Criação e Performance que Volmi concluía na França. Sediado no Centre Nacional de Dança Contemporânea (CNDC), dirigido pela coreógrafa Emmanuelle Huynh, em parceria com Universidade Paris VIII e a Escola de Belas Artes de Angers. Foi com esse espetáculo que o artista se lançou no mercado da dança como coreógrafo profissional.

Exibida com frequência na França é a primeira vez que a performance Céu será apresentada em Florianópolis. A atração já esteve presente em países como Canadá, Cuba, Bélgica, Alemanha, Espanha, Bélgica, Portugal, Alemanha, Suíça, entre outros.

A performance Céu será apresentada na terça-feira, 30 de outubro, às 19h na Caixa PretaBloco D do CCE. A classificação indicativa é 18 anos.

[Confira aqui e confira a programação completa da terceira edição do Experimenta]

Os ingressos para as atrações podem ser retirados gratuitamente a partir desta quinta-feira, 25 de outubro, no Departamento de Cultura e Eventos, piso terro do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Também serão distribuídos na hora dos eventos, no local das apresentações.

Realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) o Experimenta visa divulgar a nova produção cultural desenvolvida na UFSC baseada na pesquisa em arte, proporcionado o acesso a diferentes linguagens artísticas e culturais, oferecendo a comunidade acadêmica um espaço de apresentação artística além de promover o interesse pela arte no meio universitário e incentivar a união dos diversos departamentos da UFSC em torno da cultura e da arte.

A terceira edição do Experimenta tem o apoio da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEven), Departamento de Artes (ART) e do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC).

Serviço:

O quê: 3ª Edição Experimenta | Semana de Arte da UFSC