Teatro da UFSC realiza Recital de Vihuela nesta segunda

23/11/2015 08:39

Vihuela de Kleber Alexandre WEB 400O instrumentista Kleber Alexandre realiza um Recital de Vihuela nesta segunda-feira, dia 23, às 19h, no Teatro da UFSC. Nessa apresentação serão executadas obras originais para esse instrumento de compositores espanhóis numa réplica construída pelo luthier Marcos Kaiser Mori. O evento é promovido pelo Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte, do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretária de Cultura (SeCult) da UFSC.

A vihuela é um instrumento de cordas dedilhadas, também conhecida como viola de mão. Viveu seu apogeu no século XVI, período de grande desenvolvimento econômico e cultural na Península Ibérica, devido à riqueza vinda das colônias recém-descobertas. Tornou-se preferido nas cortes da Espanha e Portugal, sendo utilizada para acompanhar o canto e executar solos de obras com grande refinamento polifônico. Sua primeira menção é feita no Reino de Aragão no século XV, antes de se difundir nesses dois países.

A música original para vihuela é encontrada em livros de sete vihuelistas do século XVI. Esse repertório é significativo dentro da música instrumental da época. A maior parte do programa desse recital se encontra nas obras: “Los Seys Libros Del Delphin” de Luys de Narvaez, “Três libros de musica em cifra para vihuela” de Alonso Mudarra, “El Maestro” de Luys de Milan e “Silva de Sirenas” de Enriquez de Valderrábano. A primeira pessoa a publicar uma coleção de música para a viola de mão foi o compositor valenciano Luis de Milán, da Coroa de Aragão. Seu livro El maestro de 1536 é dedicado ao rei João III de Portugal.

Repertório

Pavana de Alexandre – Alonso Mudarra
Gallarda – Alonso Mudarra
Fantasía del quarto tono – Luys de Milan
Fantasía del quarto tono – Luys de Narvaez
Soneto primero grado – Enriquez de Valderrábano
Diferencias (Guardame las vacas) – Luys de Narvaez
Três diferencias por otra parte – Luys de Narvaez
Cancion del Emperador – Luys de Narvaez
Fantasia que contrahaze la harpa – Alonso Mudarra
Alman – Robert Johnson
Lachrimae Pavan – John Dowland

Sobre o artista

Kleber Alexandre é bacharelado em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estudou violão na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP) com Edelton Gloeden e Everton Gloeden, improvisação e arranjo com Ulisses Rocha e choro com Francisco Araújo. Entre 2006 e 2011 foi professor de percepção, harmonia, canto coral, violão e prática de conjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: violão, composição, arranjo, análise de canção, harmonia, contraponto, performance, educação musical, literatura e história da MPB.

O QUÊ: Recital de Vihuela com Kleber Alexandre
QUANDO: 23 de novembro de 2015, segunda-feira, às 19h.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade – Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
MAIS INFORMAÇÕES: (48) 3721-2498 ou (48) 3721-3853

Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC