Programação

Programação


27/05 | Segunda-feira


15h | Oficina: Dança Contemporânea, com Waldete Brito (UFPA)
Onde: Sala 210 | Bloco D | CCE | Artes Cênicas

Esta oficina aborda, de modo teórico-prático, o uso da improvisação e contato improvisação  como um caminho para a descoberta de diferentes modos de pensar o corpo na cena da contemporaneidade.

Sobre Waldete Brito:

Waldete Brito é doutora em Artes Cênicas pela UFBA e professora do Curso de Licenciatura em Dança da UFPA. Intérprete criadora, diretora artística, coreógrafa e pesquisadora de dança contemporânea. Em 1998, criou a Cia.Experimental de Dança Waldete Brito, que se tornou um núcleo de pesquisa em dança contemporânea. Nesta Cia dirigiu os seguintes espetáculos: De Dentro (2000), Discurso (2001), Entre 04 Paredes (2003), EntrEspaços (2004), Por Onde Se Vê (2005), Suburbanos Corações (2005), Espaços de Afetos (2007), O Seguinte é Isso… (2007), (Des)Vestidos (2009), Festa na Cidade (2012) etc. Em 2004, recebeu o prêmio Secult de Dança durante o Encontro Internacional de Dança do Pará.

O quê: Oficina: Dança Contemporânea
Quando: 27/05 – 15h às 17h
Onde: Sala 210 | Bloco D | CCE | Artes Cênicas
Inscrições: para inscrever-se basta chegar 20 minutos antes do inicio da atividade

17h30 | Jam Session: contato-improvisação, com Ana Alonso
Onde:
Espaço de Cultura Gênero e Diversidades | UFSC

Jam: espaço seguro para a livre experimentação em dança improvisada. JAM significa Jazz After Midnight. Como os músicos de jazz, é possível praticar Contato Improvisação dançando nas JAM’s. O fundamental é que, toda vez que dançamos, temos o potencial para aprender. Os participantes sempre têm a escolha sobre a forma de começar, como se engajar, como e quando finalizar uma dança.

Sobre Ana Alonso:

Formada em Balé (Método Royal), Hatha Yoga, Pilates, cursou Dança Moderna e Contemporânea (1992 – 2002). Ensina Dança Contemporânea desde 1999 e promove jams de Dança desde 2004. Foi bailarina e mentora do projeto Outra Dança de intervenções urbanas (2006). Desde 2009 trabalha com Contato Improvisação nos projetos: Transformando pela Prática: Festival Internacional de CI na Natureza (SC); Entrando em Contato e Improvisação em Contato: poéticas do corpo. Desde 2011 integra o coletivo PlanoB que tem foco no CI, na performance e na utilização de espaços urbanos. Mestre na Educação pela UFSC com pesquisa sobre Contato Improvisação (2010 -2012), Ana Alonso estuda sistemas de improvisação em dança como Tuning Scores, com Lisa Nelson, e Dança Contemplativa, com Cristina Turdo. É doutoranda em Artes Cênicas do PPGT- Ceart/Udesc.

O quê: Jam Session: contato-improvisação
Quando: 27/05 – 17h30 às 18h30
Onde: Espaço de Cultura Gênero e Diversidades | UFSC
Classificação: 16 anos

20h | Abertura: 5ª Semana da Dança – UFSC

Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo

20h | Ação Performática: Colônia – mobilidade emergente de autonomia coletiva, com Grupo Cena 11 Cia de Dança e performers convidados
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo

Ação Performática: Colônia – mobilidade emergente de autonomia coletiva – Foto: Karin Serafin

Uma situação coreográfica formulada para gerenciar o encontro de um grande número de pessoas com o objetivo de compor, através de comportamentos simples, um objeto cênico de padrões complexos.

As múltiplas interações dos performers envolvidos através dos padrões propostos inicialmente objetivam instaurar uma singularidade coreográfica coletiva através de um período mínimo de treinamento/convivência.

A ideia é trabalhar com o número mínimo de 50 performers, que através do treinamento/convivência junto ao Grupo Cena 11, partem da codependência e da emergência para juntos instaurarem um percurso transitório de autonomia coletiva.

O objeto artístico faz da mobilidade uma realidade somente possível na interdependência dos fatores envolvidos: dança, convívio, mobilidade, ambiente e autonomia.

Sobre o Grupo Cena 11 Cia. de Dança:

O grupo desenvolve e compartilha ferramentas técnicas fundamentadas nas relações entre corpo, ambiente, sujeito e objeto como variáveis de um mesmo sistema vivo que existe enquanto dança. Seus projetos de pesquisa e formação confluem teoria e prática no entendimento de dança e atravessam as definições de corpo tratando tecnologia como extensão e expansão do corpo propriamente dito. A Companhia surgiu e é radicada na cidade de Florianópolis – SC e atua há 22 anos na produção artística de dança tendo se tornado referência nacional e internacional da área. Um núcleo de criação com formação em várias áreas compõe a base para uma produção artística em que a ideia precisa ganhar expansão num corpo e se organizar como dança.

Ficha técnica:

Direção Artística e Coreografia: Alejandro Ahmed
Grupo Cena 11 Cia. de dança: Alejandro Ahmed, Aline Blasius, Hedra Rockenbach, Karin Serafin, Kitty Katt, Luana Leite, Malu Rabelo, Marcos Klann, Natascha Zacheo

Serviço:

O quê: Ação Performática: Colônia – mobilidade emergente de autonomia coletiva, com Grupo Cena 11 Cia de Dança e performers convidados
Quando: 27/05 –  20h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Duração: 30min.
Classificação: 18 anos
Ingressos: A entrada para essa atração está disponível na Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), localizada nos fundos do Centro de Cultura e Eventos de segunda a sexta-feira das 9h às 12 e das 13 às 17h. Serão concedidos até 02 ingressos por pessoa.


28/05 | terça-feira


14h | Instalação Coreográfica: “Biblioteca da Dança”, de Neto Machado e Jorge Alencar (Bahia/Mundão)
Onde:
Piso superior | Biblioteca Central | UFSC

Biblioteca de Dança – Foto: Patricia Almeida

Biblioteca de Dança é uma instalação coreográfica em que artistas da dança conversam com o público, corpo a corpo, compartilhando coreografias que marcaram suas vidas. Cada dançarino participante é como um livro vivo que está disponível por algumas horas para que o público acesse diferentes “contações coreográficas” de histórias, por quanto tempo desejar, de modo íntimo e relacional.

A “Biblioteca da Dança” é norteada pelas seguintes questões: Como se documenta dança com o próprio corpo? Como coreografar história? Como ir além da “história oficial” produzindo conhecimento em diálogo com múltiplos corpos? Como a dança – em sua imaterialidade efêmera – pode valer-se da coreografia como dispositivo de registro da própria experiência com/na dança? Como peças de danças preexistentes podem ser matéria de composição para uma nova obra? Qual peça contar? Como contextualizá-la? O que dar a ver sobre cada peça? Como uma obra pode propor modos específicos de contá-la? Como contar além das palavras? Como articular obras vizinhas, nacionais, internacionais a partir de uma perspectiva pós-colonial? Como produzir história a partir de afetos?

A “Biblioteca de Dança” foi desenvolvida em três contextos internacionais de residência artística: Akademie Schloss Solitude (Stuttgart – Alemanha), #StationONE – Service for Contemporary Dance (Belgrado – Sérvia) e Graner – Centro de creación del cuerpo y el movimiento (Barcelona – Espanha), com apoio da Fundação Nacional das Artes (Funarte)

Sobre os criadores:

Neto Machado e Jorge Alencar (Bahia/Mundão) são uma dupla de artistas que cria com dança, teatro, audiovisual, comunicação, curadoria, escrita e educação. Alguns dos diversos frutos dessa parceria são: “Pinta” (longa-metragem), “Desastro” (peça de dança) e “Astroneto – dança no espaço” (livro infantil). Os artistas vêm circulando suas criações em todas as regiões brasileiras e trabalhando em contextos internacionais como: Tate Modern (Inglaterra), MIT – Massachussets Institute of Technology (EUA), Centre Pompidou (França), entre outros.

Ficha técnica:

Texto / concepção: Neto Machado e Jorge Alencar
Direção: Neto Machado e Jorge Alencar
Elenco: Neto Machado, Jorge Alencar, Cláudia Müller, Ruan Wills e Vânia Oliveira
Produção: Dimenti Produções

Serviço:

O quê: Instalação Coreográfica “Biblioteca de Dança”
Quando: 28/05 – 14h às 17h
Onde: Piso superior | Biblioteca Central | UFSC
Classificação:
livre

18h | Conversa/debate: “Bibliotecas, Arquivos e Histórias em Dança”, com Jorge Alencar, Neto Machado, Cláudia Müller, Vânia Oliveira e Ruan Wills
Onde: Sala Harry Laus | Biblioteca Central | UFSC

Conversa/debate com os criadores e o elenco de Biblioteca da Dança sobre modos de pensar a história da dança a partir da própria dança; registro e documentação como coreografia; e questões referentes ao processo de montagem da instalação coreográfica Biblioteca da Dança.

Serviço:

O quê: Conversa / debate: Bibliotecas, Arquivos e Histórias em Dança, com Jorge Alencar, Neto Machado, Cláudia Müller, Vânia Oliveira e Ruan Wills
Quando
: 28/05 – 18h às 19h
Onde: Sala Harry Laus | Biblioteca Central | UFSC
Classificação: livre

20h | Espetáculos: “Katecô” e “Mask”, com Coletivo MUANES Dançateatro
Onde:
 Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Carlos Cancellier de Olivo

Coletivo MUANES Dançateatro – Bailarina Débora Campos – Foto: Renata Giannattasio

O Coletivo MUANES Dançateatro apresenta duas cenas de seus trabalhos coreográficos “Katecô” e “Mask”. Em “Katecô”, interpela o tempo, um mergulho poético em nossas memórias e lugares no mundo. Apresentado, pela perspectiva da filosofia Bakongo “dos 4 momentos do sol”, as cenas da morte branca onde recordamos nossa vida e a dos desencarnados em amarelo, flutuando nas águas da renovação.  Um alinhavar de tempos e espaços diversos em fases da evolução do homem. No melhor lugar, onde tudo se pode alcançar: no lugar da Dança Afro Diaspórica Brasileira.

Já em “MASK”, são coreografadas alegorias de máscaras silenciadas, são máscaras pessoais e sociais encobertas, na atualidade, neste estado de verdades inventadas. Porque a dança sempre é uma tradutora de silêncios e espelhos reveladores, por via do movimento, vamos traduzindo aquilo que não está dito, fluindo na correnteza da máscara e da vida, do que se não pode ser palavra, mas é verdade em dança.

Sobre Muanes Dançateatro:

Formado por bailarinos, atores, músicos, o Coletivo MUANES Dançateatro aposta nas fusões como uma forma de conceber arte dançada e tem como base a estética diaspórica da cena.  Ao mesmo tempo contemporâneo e ancestral propomos o cantar, dançar, batucar e dramatizar presentes como expressões daquilo que fomos e que somos.

Ficha Técnica:

Direção geral e artística: Denise Zenicola
Direção coreográfica: Denise Zenicola, Débora Campos
Direção de edição musical: Chico Rota
Bailarinos e elenco: Débora Campos, Gika Alves, Karol Schittini, Ivana D’Rosevita, Letícia Bento, Amaury Lorenzo, Álvaro Santos.
Fotografia e arte gráfica: Renata Giannattasio
Assessoria de imprensa: Inês Carrera
Vídeos e takes: Lucas Zenicola

Serviço:

O quê: Espetáculos: “Katecô” e “Mask”, com Coletivo MUANES Dançateatro
Quando: 28/05 – 20h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Carlos Cancellier de Olivo
Duração: 50min.
Classificação: livre
Ingressos: A entrada para essa atração está disponível na Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), localizada nos fundos do Centro de Cultura e Eventos de segunda a sexta-feira das 9h às 12 e das 13 às 17h. Serão concedidos até 02 ingressos por pessoa.


29/05 | quarta-feira


15h | Oficina: Butoh, com Patrícia Aschier (UBA)
Onde: Sala 208 | Bloco D | CCE

BUTOH é uma dança japonesa que explora a relação Corpo-Natureza-Cultura. Neste sentido, sua prática é possível em contextos diferentes da tradição que a originou, visto que sua técnica permite explorar a linguagem corporal individual a partir do tecido cultural próprio. A oficina incentivará a exploração das possibilidades do esquema corporal dos participantes, a partir de um encontro com os sentidos e com as  percepções, mediante o uso de exercícios de teatro japonês, jogos cênicos, literatura, recursos lúdicos e a realização de atividades focadas no peso, fluxo de energia e tônus muscular.

Sobre Patrícia Aschieri:

Antropóloga, atriz e intérprete de dança Butoh. Ela é professora e pesquisadora no curso superior de de Artes Combinadas e integra a Equipe de Antropologia do Corpo e de Performance do Instituto de Ciências Antropológicas da Universidade de Buenos Aires (UBA). É professora e pesquisadora de Licenciatura em Psicomotricidade (UNTReF) e da disciplina Etnocoreologia, do Conservatório Manuel de Falla (GCBA).É especialista em perspectivas interculturais sobre dança e teatro na tradição oriental. Obteve bolsa de estudos da UBA e do Fundo Nacional das Artes para fazer seu doutorado com uma pesquisa sobre as reapropriações da Dança do Butoh na Argentina. Ministrou seminários de Dança Butoh no C. C. da Embaixada do Japão, Universidade de Tandil, C. C. Konex, ADENO, EMAD (GCBA) e Instituto da Máscara entre outros. Criou os grupos de pesquisa teatral “Teatrolapeste” e atualmente dirige o Grupo de Experimentação Oroborus Teatro Butoh.

Serviço:

O quê: Oficina Butoh
Quando: 29/05 – 15h às 17h
Onde: Sala 208 | Bloco D | CCE
Classificação: 16 anos
Inscrições: para inscrever-se basta chegar 20 minutos antes do inicio da atividade

15h | Oficina: Vogue, com William Mario
Onde: Sala 210 | Bloco D | CCE

A oficina fará uma introdução a cultura Vogue, tanto na questão prática quanto teórica, resgatando sua história e importância política no meio LGBTQI. A parte prática consiste em um treino dos elementos básicos do Vogue Femme finalizando com uma sequência coreográfica. Não é necessário ter experiência com o estilo, se joga!

Serviço:

O quê: Oficina: Vogue
Quando: 29/05 – 15h às 17h
Onde: Sala 210 | Bloco D | CCE
Classificação: 16 anos
Inscrições: para inscrever-se basta chegar 20 minutos antes do inicio da atividade

19h | Espetáculo: “ECO”, com Karin Serafin e direção de Alejandro Ahmed e Renato Turnes
Onde: Espaço Caixa Preta | Bloco D | CCE

“ECO” é um afeto remix, é uma experiência de auto reconhecimento, é uma manifestação no tempo daquilo que a memória guarda, é a dança esculpida pelo modo como o corpo responde a necessidade de continuar. ECO é o mais novo trabalho da intérprete Karin Serafin que investiga o seu corpo considerando-o a “casa” para as imitações, repetições, recordações, vestígios e memória provocadas por dois diretores diferentes. Dois solos independentes, dirigidos por Alejandro Ahmed e Renato Turnes, se encontram e se relacionam no motivo de existirem: o corpo da intérprete.

Sobre Karin Serafin:

Karin Serafin é intérprete, criadora e figurinista. É graduada em artes visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e cursou moda no Senac/SC. Integra o Grupo Cena 11 Cia. de Dança desde 1992.

Ficha Técnica:

Coreografia e interpretação: Karin Serafin
Direção: Alejandro Ahmed e Renato Turnes
Desenho de luz: Alejandro Ahmed e Renato Turnes
Figurino: Karin Serafin
Acessórios para microfone e corpo: Maurício Magagnin
Fotografia: Cristano Prim
Técnico de som: Eduardo Serafin
Equipe técnica de luz: Edmar Nascimento (Careca), Maurício Pereira e Jonael Soares
Arte gráfica: Gabi Bresola
Assistentes produção: Luana Leite
Apoio: Associação Cultural Arte.Dança

Serviço:

O quê: Espetáculo ECO
Quando: 29/05 – 19h
Onde: Espaço Caixa Preta | Bloco D | CCE
Duração: 50min.
Classificação: 18 anos
Ingressos: serão entregues no local do evento 30 minutos antes do início da apresentação. Será concedido somente 01 ingresso por pessoa.


30/05 – quinta-feira


19h | Ação performática: “DEUESES”, com Grupo KAOIWAS

Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo

Ação Performática “Deuses”

O espetáculo “DEUSES” têm como foco de pesquisa a transformação, o crescimento e a evolução dos seres humanos, o bem como causa principal das ações humanas. Em Deuses, o grupo KAOIWAS privilegia processos de criação compartilhada mantendo um vínculo muito próximo com os processos de criação dos trabalhos anteriores, nos quais  o grupo busca inspiração na filosofia do I Ching para compor “Oito Trigramas”, nas obras do artista Mondrian para compor “Pausa”, e nas relações humanas para compor “Cumprimento Fiel”. DEUSES é a continuidade do trabalho que o grupo vem produzindo e realizando desde sua criação, há 23 anos, constituindo mais uma etapa de sua investigação sobre o corpo, seus movimentos e seu uso como forma de expressão na dança.

Ficha técnica:

KAIOWAS Grupo de Dança
Criação/intérprete: Karina Barbi
Criação/músico: Matheus Barbi
Criação/iluminação: Rogaciano Rodrigues
Músicas: Gustavo da Lua, Luciano Oliveira, Mestre Ambrósio
Operador de som: Bianca Barbi
Sede: Espaço KAIOWAS

Serviço:

O quê: Ação Performática: “Deuses”, com Grupo KAIOWAS
Quando:
30/05 – 19h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Duração: 30min.
Classificação: 12 anos
Ingressos: serão entregues no local do evento 30 minutos antes do início da apresentação. Será concedido somente 01 ingresso por pessoa.


31/05 | sexta-feira


14h30 | Painel: Graduação em Dança em Debate
Onde: Sala Laranjeira | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo

O Painel “Graduação em Dança em Debate” faz parte da programação do I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança que acontece na UFSC entre os dias 27 e 31 de maio de 2019.

Mediadoras: Cibele Sastre (UFRGS) e Luciana Paludo (UFRGS), Vera Torres (UFSC)

Participantes: Cibele Sastre (UFRGS), Denilson Neves (UFBA), Flávia Vale (UFRGS), Luciana Paludo (UFRGS), Luciane Moreau Coccaro (UFRJ), Márcia Feijó (Faculdade Angel Vianna), Marco Aurélio Cruz Souza (FURB), Sandra Meyer (UDESC), Waldete Brito (UFPA).

Serviço:

O quê: Painel de Graduação em Dança em Debate
Quando: 31/05 – 14h30 às 17:30
Onde: Sala Laranjeira | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Inscrições: para inscrever-se basta chegar 20 minutos antes do inicio da atividade
Classificação: livre

18h | Cortejo, com Afoxé Amigos de Katendê, Baque Mulher, Suzana Martins e Antônio Oxossy
Onde: Saída em frente ao Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo

Afoxé Amigos de Katendê – Foto: divulgação Facebook

Serviço:

O quê: Cortejo
Quando: 31/05 – 18h às 19h
Onde:
Saída em frente ao Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Classificação: livre

20h | Espetáculo: Farpa, Ronda Grupo
Onde:
Espaço Caixa Preta | Bloco D | CCE

Espetáculo “Farpa” – Foto: Diogo Andrade

O espetáculo em formato solo Farpa aborda o corpo político na mulher. No contra fluxo de um país em devir fascismo em que as questões relativas às mulheres sofrem um retrocesso em suas parcas conquistas, dar forma e projetar para o mundo tais questões são mais que nunca urgentes e toda e qualquer ação performativa do feminismo é protesto ou resposta à violência, à vida e à voz de mulheres que lutam e resistem. Farpa é ação de insurgência, é um chamamento, é um uivo. A luta da mulher se dá no corpo, a memória está no corpo e é pelo corpo e em favor dele que a batalha acontece. O individual quando é comum, é político e questões relativas às mulheres não seriam exclusivas dessa ou daquela, mas de todas as mulheres. Neste sentido, Farpa cria mais um espaço de afeto entre imagens e sensações que nos marcam como mulheres, que embalam um cântico poético e que nos incitam a repensar nosso lugar.

Farpa, criação e pesquisa do núcleo criativo do Ronda Grupo composto por Zilá Muniz na direção, Nastaja Brehsan em cena, pesquisa e criação artística de Ana Pi, arte gráfica de Lena Muniz e por fim convidados especialmente para este projeto Fê Luz na criação da paisagem sonora e Marcos Klann no design da iluminação. Este solo faz parte do projeto Qual é o seu cenário? Ações compositivas, contemplado pelo Edital de Estímulo à Cultura Elisabete Anderle/2017, que realizou um conjunto de atividades propondo o cruzamento de três esferas artísticas: pesquisa-criação, formação e apresentações de trabalhos.

Sobre o Ronda Grupo:

O Ronda Grupo de Dança e Teatro foi criado em 1993, na cidade de Florianópolis/SC, por iniciativa de Diana Gilardengui e Diana Solari. Desde 2002, sob a direção de Zilá Muniz vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e investigação em dança contemporânea e participando de eventos na cidade e fora, em mostras e festivais. 

Serviço:

O quê: Espetáculo: Farpa, Ronda Grupo
Quando: 31/05 – 20h
Onde: Espaço Caixa Preta | Bloco D | CCE
Classificação: 12 anos
Ingressos: serão entregues no local do evento 30 minutos antes do início da apresentação. Será concedido somente 01 ingresso por pessoa.


Exposição


Exposição: O Fotógrafo Também Dança, Cristiano Prim
Onde: Espaço Expositivo – piso térreo | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo

Exposição fotográfica autoral assinada por Cristiano Prim, profissional catarinense especializado em retratar a dança local há mais de 20 anos. A proposta prevê a exibição temporária de 20 imagens no tamanho 60 x 90, impressas em papel Canvas Canson Photoart 395gsm.

Sobre o Artista:

Profissional com uma trajetória de mais de 20 anos na cidade de Florianópolis, especializado em retratar o movimento, aqui representado pela dança catarinense. Seu trabalho apresenta uma oportunidade de conhecimento e interrogação acerca da dança, apontando questões poéticas, históricas, sociais, políticas, tecnológicas e econômicas, vislumbradas em suas imagens. Trata-se de uma ocasião de duplo reconhecimento, por meio da fotografia: de uma carreira dedicada à dança e da força da dança catarinense. Cristiano Prim é natural de Blumenau, vive em Florianópolis desde 1989 e é graduado em Educação Artística (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Serviço:

O quê: Exposição Fotográfica “O Fotógrafo também Dança”, Cristiano Prim
Quando: Durante todo mês de maio de segunda à sexta-feira | das 7h às 20h
Onde: Espaço Expositivo – piso térreo | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Classificação: Livre


* Programação sujeita a alterações.