Segundo dia do Experimenta Diversidade traz dança, música, vídeo e espetáculo teatral

21/11/2022 14:39

Nesta terça-feira, 22 de novembro, o Experimenta Diversidade apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atrações artístico-culturais de dança, música, vídeo e espetáculo teatral. A 7ª edição do evento exibirá de 21 a 27 de novembro espetáculos nas mais diversas formas de expressão, promovendo a produção em arte na universidade, ligado à pesquisa, ensino e extensão, proporcionando visibilidade das ações artísticas concebidas no meio acadêmico.

> A programação completa com classificação indicativa das atrações está disponível na página: secarte.ufsc.br/experimenta.

Atrações desta terça-feira, 22 de novembro:

O Corpo Investigativo… Trajetos (provisórios) de Dança… Foto: divulgação.

17h30 | Dança – O Corpo Investigativo… Trajetos (provisórios) de Dança…
Onde: Teatro Carmen Fossari

A apresentação “Corpo investigativo… Trajetos (provisórios) de Dança”, é o desdobramento de estudos do movimento realizado no contexto do Projeto de Extensão “Compondo gestos: compartilhando experiências”.

Jogos corporais, pesquisa de movimento e improvisação dão vida à dança. Partituras coreográficas são revisitadas e mobilizadas em tempo real, resultando em cenas dançadas e experiências partilhadas.

O projeto é uma ação do Departamento de Artes (ART/CCE), em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

Laura Tereza. Foto: divulgação.

18h | Música – Laura Tereza – Folk/Nova MPB
Onde: Igrejinha da UFSC

Laura Tereza é cantora e compositora da nova geração da música chapecoense. Com estilos que vão do Folk à Nova MPB, iniciou a carreira como artista independente em 2019, e conta com a gravação de 2 EPs e 1 Single até o momento.Estes, abriram portas para a participação em festivais pelo estado de Santa Catarina, como o Sonora Festival Internacional de Compositoras, o Verão Virtual Magnólia, o Festival de Música de Chapecó, 10º Festival da Canção de Balneário Camboriú, o 49º FLIC, bem como a contemplação de projetos em editais de fomento à cultura. Em 2022, seu novo single “Meu Sonho” gravado à distância e lançado pelo selo GEAR Music + Midas Music, conquistou, por votação popular, o 16º Peneira 949 da Rádio Univali, programa onde a canção tocou todos os dias durante o mês de maio.

Fusão de sentidos. Imagem: divulgação.

18h30 | Vídeo – Fusão de sentidos – Transformando Imagens em Sons
Onde: Anfiteatro do Centro de Ciências Agrárias | prédio AQI | Bloco A | 2º andar | Itacorubi

A mistura dos sentidos, a intersecção entre o abstrato e o palpável, a fusão entre o real e o virtual, ponto de não retorno entre um infinitésimo de tempo presente para a eternidade incerta.

Assim será a exposição audiovisual onde o artista Jean Bressan Albarello abordará a transformação de imagens digitais em áudio digital por meio de manipulação de arquivos RAW não formatados, buscando ilustrar como nossos sentidos podem agir conjuntamente para tornar mais completas nossas sensações e impressões.

Davi Cardona e Patricia Goulart. Foto: divulgação.

19h | Igrejinha Musical – Davi Cardona e Patricia Goulart – voz e violão
Onde: Igrejinha da UFSC

O atual trabalho de Patricia Goulart e David Cardona, que prometem fazer uma viagem musical, visita diferentes épocas da produção artística brasileira, tendo como principal condutor o samba, sua origem e transformações. Composto essencialmente por música brasileira, o repertório do duo percorre do Estácio à Mangueira, visita os morros do Rio de Janeiro, a boemia paulistana, passa pelas rádios de 1930 e traz poesia em forma de canção através de compositores consagrados como, Noel Rosa, Adoniram Barbosa, D. Ivone Lara, Jacob do Bandolim, Chico Buarque e Eduardo Gudin e traz músicas imortalizadas por intérpretes como Carmen Miranda, Aracy de Almeida, Elizeth Cardoso, Elis Regina e Clara Nunes.

Espetáculo – “Corte Seco: Matéria Escura em 3 recortes para exposição pública” – Grupo Cena 11. Imagem: divulgação.

19h | Espetáculo – “Corte Seco: Matéria Escura em 3 recortes para exposição pública” – Grupo Cena 11
Onde: Caixa Preta
Classificação indicativa: 18 anos

Seus fundamentos artísticos se amparam na detecção de uma força através dos sintomas que esta força acusa nos corpos atravessados por ela. Um corpo invisível, que vincula sua aparência à modificação de outros corpos para manifestar sua existência. É também um nome próprio. Um vestígio de Futuro. Um devir de Passado.
Situa também a possibilidade de coreografia como uma matéria invisível. Coreografia como uma possibilidade sintática de matérias assimétricas. Um exílio ativo num Brasil à deriva. A prática de relações entre mudança, risco e imunidade na investigação artística de um corpo biopolítico.

No atual processo, ferramentas novas correlacionam presença, virtualidade, arquivos, memória, e toda espécie de transdução que escorre destes contatos.
Um movimento contínuo multidirecional a integrar ações de texto, áudio, vídeo, temporalidades e espacialidades através dos corpos que tornam acessíveis a manifestação e o atravessamento da vida das coisas no acontecer do movimento.

O Experimenta é aberto ao público e gratuito. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) e do Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN).

Serviço:

O quê: Experimenta Diversidade | 7ª edição
Quando: de 21 a 27/11/2022
Programação: secarte.ufsc.br/experimenta
Redes sociais:
 instagram.com/secarte.ufsc | facebook.com/secarte.ufsc
Informações: experimenta.secarte@contato.ufsc.br | telefone: 48 3721-2376

Tags: ArteCulturaExperimenta DiversidadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina