Recuperação do sistema fotovoltaico de energia da Fortaleza de Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande

29/01/2016 09:27

ratones_fotojoi_placas solaresA Fortaleza de Santo Antônio, construída no ano de 1740 pela Coroa Portuguesa, faz parte do sistema triangular de fogos cruzados para defesa da Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. A Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC assumiu a restauração e guarda deste monumento histórico nacional no ano de 1990. Depois de recuperada, a fortaleza foi devolvida à comunidade para visitação publica, e nos primeiros dez anos de uso a energia elétrica na ilha era obtida através de geradores a óleo diesel.

A ilha de Ratones Grande, onde está edificada a fortaleza, é uma reserva de mata nativa. Para preservar este ecossistema, a UFSC – através do laboratório Fotovoltaica – implantou no ano 2000 um novo sistema de geração de energia, utilizando painéis fotovoltaicos que convertem a radiação solar em energia elétrica. Desde então a fortaleza é cem por cento autossuficiente em energia totalmente limpa e renovável, utilizada para serviços de manutenção, bombeamento de água, iluminação de segurança e iluminação de valorização do monumento histórico.

Em dezembro de 2015, a equipe do Prof. Ricardo Rüther, do Laboratório de FOTOVOLTAICA/UFSC (Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar) realizou melhorias e serviços de manutenção no sistema fotovoltaico, dentre os quais: a construção de prateleiras para alocar as baterias verticalmente, otimizando o espaço disponível e aumentando a segurança para eventuais manutenções no sistema e também durante visitas técnicas; os barramentos de interligação (e chaves seccionadoras antigas) entre os módulos FV e o banco de baterias foram removidos e substituídos por um quadro elétrico; os quadros CA (interligação entre inversor e aparelhos de consumo) foi substituído e conta agora com dispositivos de proteção contra surtos, melhorando a confiabilidade do sistema; e por fim, toda a fiação que estava aparente foi colocada em eletrodutos. Uma das principais melhorias implementadas foi a instalação de um dispositivo de proteção do sistema contra descargas atmosféricas, que freqüentemente estavam causando danos aos equipamentos.

Desde a instalação dos painéis solares na Ilha de Ratones Grande, o Laboratório de FOTOVOLTAICA/UFSC é o responsável pela manutenção e melhorias nesse sistema. O Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina e o meio ambiente agradecem imensamente o apoio e a dedicação deste grupo nas melhorias implementadas e nas pesquisas realizadas na área da energia renovável.

Contatos:
FOTOVOLTAICA-UFSC
Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.fotovoltaica.ufsc.br