#QuarentenaArte: apresenta o filme A Antropologa

27/03/2020 12:50

A #QuarentenaArte apresente o filme “A Antropologa” do cineasta catarinense Zeca Pires.  O filme está disponível na íntegra, confira:

Sobre o filme:

Costa da Lagoa, reduto açoriano na ilha de Santa Catarina. Malú (Larissa Bracher) tem 33 anos e realiza no local sua pesquisa de doutorado na área de etnobotânica. Com dona Ritinha (Sandra Ouriques) ela aprende a cultura mística que os descendentes açorianos mantém viva. Ao acompanhar o tratamento com ervas aplicado em Carolina (Rafaela Rocha de Barcelos), Malú subitamente tem contato com o sobrenatural. Ela passa a enfrentar o ceticismo científico, o qual ela própria já foi devota, e tenta provar a experiência que vivenciou. O Longa-metragem A Antropóloga, de Zeca Nunes Pires, retrata aspectos da cultura herdada dos colonizadores açorianos na Costa da Lagoa, comunidade remota de Florianópolis, na Ilha de Santa Catarina.

As filmagens foram realizadas em 2010 e o lançamento do filme aconteceu em 2011. Para a produção, o filme recebeu prêmio do Governo do Estado de SC/Cinemateca Catarinense e, entre os patrocínios e apoios, contou com o apoio institucional da UFSC/SeCArte.

A Antropóloga ficou entre os 15 finalistas brasileiros inscritos para representar o País na disputa por uma vaga entre os indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012. O diretor do filme, José Henrique Nunes Pires, ou Zeca Nunes Pires, como é conhecido, é um dos profissionais com produção cinematográfica mais representativa de Santa Catarina. A maioria de seus trabalhos tem um forte vínculo com a cultura popular do Estado. Além de cineasta, é funcionário da UFSC, junto ao Departamento Artístico Cultural, onde é o diretor.

Elenco: Severo Cruz, Larissa Bracher, Rafaela Rocha de Barcelos, Sandra Ouriques, Luigi Cutolo.
Distribuidora: Imagem Filmes

#QuarentenaArte é uma ação da SeCArte em parceria com a TV UFSC que oferecem alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas a distância por meio de internet, a iniciativa também objetiva valorizar e difundir a arte e cultura produzida na UFSC.