Projetos Bolsa Cultura
Projetos Bolsa Cultura 2021/2022
Campus Araranguá
Grupo Staccato II
Coordenador: Francielly Andressa Felipetti
O foco deste projeto foi estimular os participantes a expressar suas emoções através do canto ou de instrumentos musicais nos ensaios semanais do grupo. Desde a sua criação, o Grupo Staccato desenvolveu diversas atividades na UFSC. E ainda, mesmo com o advento da pandemia COVID-19, o projeto manteve-se ativo, resultando no desenvolvimento de diversos vídeos musicais coletivos que foram publicamente na página do Instagram (@staccatogrupo).
Intercâmbio artístico-cultural entre a UFSC e a Casa da Fraternidade em Araranguá/SC
Coordenador: Elaine Virmond
A promoção do intercâmbio artístico-cultural entre a UFSC e a Casa da Fraternidade busca envolver acadêmicos em ações sociais e artístico-culturais da comunidade externa e ampliar alternativas para os jovens que se veem inseridos em um meio de oportunidades desiguais. Para isso, um fanzine e um jornal cultural em formato digital serão planejados e executados de forma conjunta e divulgados na plataforma on-line MapeandoAra elaborada em projeto anteriormente apoiado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), registrado no Sigpex sob no 201903254. Essa plataforma também será atualizada com conteúdos culturais da UFSC e da Casa da Fraternidade disponibilizados em outros formatos e divulgada entre o público dos fazedores de cultura de Araranguá.
Campus Curitibanos
A partilha do sensível: musicando e poetizando a Universidade
Coordenadora: Maria Oliveira Pierre Castro
O projeto de extensão “A partilha do sensível: musicando e poetizando a Universidade”, que existe desde 2019, visa promover um espaço e um tempo no cotidiano da UFSC do Campus de Curitibanos para que seus integrantes e pessoas do município de Curitibanos partilhem os seus modos sensíveis, artísticos, de manifestar e celebrar a vida, como uma forma de fazer circular os afetos e de manter a resistência frente a barbárie pandêmica que o Brasil está vivendo.
Ciência e Arte: Ilustração científica dos microrganismos
Coordenadora: Adriana Terumi Itako
O projeto tem por objetivo promover o incentivo de estudantes no processo de criação artístico-cultural na temática de ilustração científica de microrganismos, principalmente dos microrganismos causadores de doenças em plantas. As imagens de plantas doentes poderão ser obtidas do banco de imagens da equipe do projeto. As ilustrações serão realizadas através das técnicas de lápis grafite e aquarela que são apropriadas para desenho e necessárias para as técnicas de sombreamento. As imagens geradas serão digitalizadas para posterior utilização para confecções de pranchas ilustrativas.
Cinema Mundo – Itinerante
Coordenadora: Monica Aparecida Aguiar dos Santos
A ação é objetiva iniciar um processo de “educação” através da apresentação de filmes para um público que, em geral, não tem acesso às salas de cinema, estimulando reflexões e discussões sobre as obras apresentadas.
Contando histórias sobre guarda responsável, saúde e bem-estar animal
Coordenadora: Rosane Maria Guimarães da Silva
Introduzir as informações sobre guarda responsável, saúde e bem estar animal a partir das artes dramáticas e gráficas, despertando interesse pelas modalidades artísticas propostas.
Cultura em evidência
Coordenadora: Carine Lisete Glienke
Promover a cultura regional a partir das datas comemorativas, integrando comunidade acadêmica e sociedade local por meio de atividades culturais e artísticas.
Culturas do Campo: as Identidades de Gerações
Coordenador: Daniel Granada da Silva Ferreira
Utilizar a arte e os meios de divulgação e comunicação a fim de expandir a cultura do campo, valorizando as raízes e nos fazendo relembrar das identidades culturais do Planalto Serrano Catarinense.
O mundo dos microrganismos pelas lentes da fotografia
Coordenador: João Batista Tolentino Júnior
Esse projeto tem como objetivo promover o processo de criação artístico-cultural na temática de fotografia científica de microrganismos de interesse agrícola e florestal.
Teatro para a formação integral
Coordenador: Cleber José Bosetti
O projeto tem por objetivo propiciar à comunidade do município de curitibanos e região um processo formativo em teatro através de oficinas e atividades de construção teatral.
Campus Joinville
Difusão da Cultura do Samba através do Ensino Remoto
Coordenadora: Maria Simone Kugeratski Souza
Projeto que busca, através da possibilidade de contar com duas bolsas de estudo, preservar o samba e sua tradição levando sua história à comunidade externa, e dessa forma resgatar a percussão como recurso musical popular e democrático. Além disso, busca envolver acadêmicos em ações sociais, mesmo que de forma remota, a fim de ampliar alternativas para os jovens que se veem inseridos em um meio de oportunidades desiguais.
Clube do Livro Viajantes Estáticos
Coordenador: Luís Orlando Emerich dos Santos
O Clube do Livro Viajantes Estáticos do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) da
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fundado em 2018 por um grupo de estudantes com apoio de técnicos educacionais e docentes, constitui um Projeto de Extensão desde 2019. Em 2020, o Clube do livro precisou se adaptar ao cenário de Pandemia da Covid-19 e os encontros passaram a ocorrer de forma remota.
Centro Ciências da Saúde – CCS
CUIDADOS NEGLIGENTES 2: corpos, trajetórias e narrativas LGBT durante a Pandemia de COVID19
Coordenador: Rodrigo Otávio Moretti Pires
O presente projeto se valerá de entrevistas aos diversos seguimentos LGBT na Grande Florianópolis (SC), construindo narrativas sobre as exclusões vivenciadas nos serviços de saúde por ocasião da pandemia. Em um segundo momento serão construídas cenas representativas dessas exclusões que se refiram aos serviços de saúde, e que serão reunidas na exposição online “Cuidados Negligentes 2”.
Núcleo de Humanização Arte e Saúde (Nuhas)
Coordenador: Walter Ferreira de Oliveira
O Núcleo de Humanização Arte e Saúde (Nuhas) realiza atividades artísticas e culturais, integradas a ações de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é a utilização da arte como ferramenta promotora da Humanização e do bem-estar das pessoas envolvidas.
Centro de Comunicação e Expressão – CCE
A Biogeografia da Ilha de Santa Catarina com a utilização da prototipagem digital: uma aventura Maker online
Coordenadora: Regiane Trevisan Pupo
A biogeografia da ilha de Santa Catarina (Florianópolis) é rica em diversidade, extensão e está diretamente ligada à cultura local, representada na gastronomia, festas, artesanato e folclore. A riqueza de ecossistemas aqui localizados e específicos tais como restingas, dunas, manguezais, floresta de encosta e de planície, lagoas e baías proporciona o habitat de uma variedade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios dentre outras formas de vida.
Antropofonia
Coordenador: Rodrigo Garcez da Silva
Programa de TV multiplataforma (TV aberta, pay tv e web série) dedicado à cena musical e sonora do estado de Santa Catarina, contemplando entrevistas em estúdio, apresentações musicais e externas. Seu escopo abrange desde a música popular à erudita, passando por experimentalismo e paisagens sonoras.
Arte Aplicada: Uso de HQ no Ensino de Materiais e Processos Sustentáveis – Uma Alternativa de Mudança Cultural de Aprendizagem no Design
Coordenador: Paulo Cesar Machado Ferroli
ARTculação Espaço Cultural Gênero e Diversidades – 2021/2022
Coordenadora: Olga Regina Zigelli Garcia
Fomentar cultura por meio da produção e difusão de projetos vinculados essencialmente às temáticas de Gênero e Diversidades.
Propõe-se com o projeto o desenvolvimento de uma série de publicações para ensino de materiais e processos sustentáveis que atendam as demandas de uma nova geração de estudantes da área projetual, sob a forma de histórias em quadrinhos.
Cineclube Rogério Sganzerla
Coordenadora: Clelia Maria Lima de Mello e Campigotto
Exibições e debates de filmes de difícil acesso e variadas temáticas. As sessões são gratuitas e acontecem regularmente nas terças-feiras, às 18h30, no Auditório Henrique Fontes, do CCE – Bloco B.
Cinema Mundo
Coordenador: Marcio Markendorf
Com abordagem interdisciplinar, o projeto CINEMA MUNDO promove exibições comentadas de filmes com o intuito de estimular a prática cineclubista na UFSC e no seu entorno. A proposta prevê a publicação em página aberta a todos os interessados, além de realizar uma série de iniciativas de divulgação pelas redes sociais.
Experimentextos: Laboratório de Tradução e Performance
Coordenadora: Eleonora Frenkel Barretto
ExperimenTEXTOS é um laboratório de tradução e performance que propõe práticas de tradução e de leitura de textos literários que desafiam a passividade e instigam o corpo do leitor a encontrar sua dicção, seu ritmo e seu timbre. A leitura em voz alta cria um espaço sonoro que desprende o texto do suporte livro; e a leitura individual e silenciosa do texto se desloca para o rito de uma partilha sensível na comunidade de ouvintes, ampliando suas reverberações.
Independência! Originalidade! Personalidade!
Coordenadora: Cristina Colombo Nunes.
O projeto cultural “Independência! Originalidade! Personalidade!” propõe uma reflexão e uma homenagem ao centenário da semana de arte Moderna que acontecerá entre 13 e 18 de fevereiro de 2022. Pretende-se construir coletivamente um evento com palestras, mesas redondas e exposição, partindo da discussão sobre a importância e as influências dos artistas modernistas nas Artes, Literatura, Design e Arquitetura e sugerindo reinterpretações artísticas dos princípios propostos em 1922.
O olhar artístico sobre o patrimônio cultural e arquitetônico das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
Coordenadora: Vanessa Casarin
O projeto tem como objetivo divulgar em livro digital gratuito o patrimônio cultural e arquitetônico das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina através de distintas técnicas de desenho e pintura utilizados para a representação da arquitetura como grafite, nanquim, aquarela e hidrocor.
Organização do V Festival de Folclore Surdo
Coordenadora: Fernanda de Araujo Machado
O evento que objetiva reunir membros da comunidade surda brasileira, alunos de graduação e de pós-graduação com poetas e artistas surdos brasileiros, estrangeiros em quatro dias de participação num festival de literatura e folclore em língua de sinais.
Promoção da Cultura de Sustentabilidade na UFSC por meio de Intervenções Artísticas
Coordenador: Luiz Fernando Pereira
Desenvolver a implantação de uma cultura ambiental por maio de abordagens envolvendo a arte e intervenções artísticas, realizadas de sala, além de proporcionar uma vivência do tema mais impactante, a fim de tornar a Universidade uma instituição mais sustentável.
Projeto Cultural Cine Paredão
Coordenadora: Clelia Maria Lima de Mello e Campigotto
Exibição de produções cinematográficas nacionais e estrangeiras, promovendo reflexões sobre a filmografia e as possibilidades de conhecimento, estabelecendo um espaço de articulação diferenciado de integração universidade e comunidade, fortalecendo os setores do conhecimento da UFSC que se utilizam do cinema como objeto de pesquisa, criação, investigação.
Projeto Meu nome, posso te falar o meu nome? — Uma produção radiofônica
Coordenador: Alinne Balduino Pires Fernandes
Este projeto contempla a tradução e montagem da peça teatral My Name, Shall I Tell You My Name?, (1989), de Christina Reid (1942-2015), no formato de drama radiofônico, incluindo um processo de pesquisa sobre drama radiofônico no país e no mundo, com foco para as produções em língua inglesa. A peça, que expõe preconceitos políticos e raciais no Reino Unido do fim dos anos 1980, pode ser um instrumento para reflexão crítica de questões contemporâneas brasileiras.
Projeto Transmídia “Purpurina”
Coordenador: André Luiz Sens
As narrativas transmídia consistem em histórias que são expandidas através de variadas plataformas midiáticas, não só a partir de estratégias elaboradas pelas indústrias, como também através de iniciativas espontâneas tomadas por parte dos fãs, favorecendo, assim, a inclusão de novos discursos, atores e comunidades. Nesse sentido, o projeto “Purpurina”, através do desenvolvimento de um mundo narrativo multimidiático original, visibiliza à cultura drag e histórias associadas à comunidade LGBTQIA+.
Promoção da Cultura de Sustentabilidade na UFSC por meio de Intervenções Artísticas
Coordenador: Sergio Nunes Melo
A UFSC, que vem realizando uma série de ações para tornar a instituição mais sustentável, elaborou seu Plano de Logística Sustentável (PLS), criou o Programa UFSC Sustentável e tem realizado diversas ações de educação.
Relações Brasil-França: Literatura, Cinema, Música – por meio de encontros síncronos e de atividades assíncronas.
Coordenador: Ronaldo Lima
O projeto tem por objetivo divulgar expressões estéticas produzidas por docentes, estudantes, egressos da UFSC e membros externos, assim como por profissionais de arte da comunidade e de escolas públicas, no âmbito das relações entre cultura brasileira e culturas francófonas.
Traduzindo e dialogando com a literatura italiana
Coordenadora: Patricia Peterle
Ações de cultura que visem a integração entre a extensão e a pesquisa dentro do Curso de Letras-Italiano da UFSC.
Centro de Ciências Jurídicas – CCJ
Literar – Grupo de Estudos em Direito e Literatura 2021
Coordenadora: Luana Renostro Heinen
O Literar é um grupo de estudos em Direito e Literatura, sob a coordenação da Profa. Dra. Luana Renostro Heinen, que surgiu do anseio dos alunos de Direito em questionar o formalismo e tecnicismo que prevalecem no ambiente jurídico por meio da arte. Pretende-se, assim, incentivar um espaço crítico de sensibilização, debate, pesquisa e expressão crítico-artística, através do diálogo entre esses saberes.
Memória, luto e luta em tempos de pandemia: estratégias culturais para afirmação da vida diante da gestão da morte nas prisões.
Coordenadora: Marília de Nardin Budó
A construção da memória é parte da produção cultural de sentidos sobre a realidade social. Entendendo a realidade das violações rotineiras e sistemáticas de direitos humanos no sistema carcerário brasileiro, agravada no contexto da pandemia, este projeto tem por objetivo construir um memorial dos óbitos por Covid-19 de apenados que se encontravam em situação de prisão preventiva. A ideia é, como parte de um projeto mais amplo – o “Infovírus: prisões e pandemia”, já em andamento desde abril de 2020 (Sigpex no 202005550) – contribuir para evitar o esquecimento do horror vivenciado nas prisões neste período, tornando-o público, acessível e, propiciando, assim, a construção de memória e vivência do luto.
Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH
A Imagem no(s) Tempo(s)
Coordenadora: Daniela Queiróz Campos
O projeto de extensão intitulado A IMAGEM no(s) Tempo(s) objetiva montar e apresentar uma seleção de imagens e suas respectivas análises em duas plataformas digitais: na rede social Instagram e no site do Laboratório de Pesquisa de Imagem e Som (LAPIS/UFSC).
ARTIVISMOS – Arte, performance e política: artivismo e relações entre academia-movimentos sociais
Coordenadora: Janine Gomes da Silva
Suas atividades estão vinculadas às concepções e experiências do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que dá unidade e visibilidade a um conjunto de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. Seu objetivo é de criar redes de pesquisas em âmbito local, nacional e internacional, bem como articular esse trabalho com a comunidade, movimentos sociais e artistas comprometidas/os com os direitos das mulheres, a promoção da igualdade
As trajetórias do GEOSAMBA entre arte, geografia e extensão universitária de gênero e contribuir na formulação de políticas públicas.
Coordenadora: Maria Helena Lenzi
As trajetórias do GEOSAMBA entre arte, geografia e extensão universitária é um projeto que visa organizar e difundir a história e os registros audiovisuais obtidos ao longo de três anos de realização das rodas de samba na UFSC, bem como adaptar o evento ao contexto da pandemia de Covid-19, experimentado novas possibilidades de criação e difusão de conteúdos realizados de forma remota.
Floripa e a renda: Arte e cultura na produção de renda de bilros
Coordenador: José Messias Bastos
Resgate histórico-geográfico da atividade cultural da renda de bilro em Florianópolis, destacando a arte da renda de bilros em seus diversos usos e expressões. Através de visitas e exposições a escolas, instituições públicas e privadas, com exposição fotográfica, vídeo e prática de renda da bilros.
Intervenção artística Coletivo Afro-Floripa: práticas percussivas e corporais da cultura africana e afro-brasileira de forma remota em asilos da Grande Florianópolis.
Coordenadora: Alexandra Eliza Vieira Alencar
Este projeto busca por meios da música e dança, desenvolvida pelas práticas culturais dos grupos integrantes do Coletivo Afro-Floripa, levar intervenções artísticas de forma remota para os asilos, que consistem em lugares na qual idosos estão vulneráveis psicossocialmente, principalmente em meio a pandemia.
Los Nuestros – Um jogo de história
Coordenador: Waldir Jose Rampinelli
Oferecer de maneira lúdica, conhecimento sobre personagens históricos, lugares, culturas e cosmovisão originária da América Latina para crianças e adolescentes, através da aplicação de um jogo de cartas nas escolas públicas de Florianópolis e da confecção de vídeos de curta duração como material de apoio para a aplicação do jogo de cartas.
Oficinas de Dança e Percussão: preservando a cultura afrodescendente no Morro da Queimada em Florianópolis
Coordenadora: Neiva de Assis
O projeto tem como objetivo fortalecer a cultura e arte afro-brasileira, especialmente o acesso à arte e o contato com práticas ancestrais por meio da realização de oficinas de dança afro e percussão para 40 jovens no Morro da Queimada – reconhecido como quilombo urbano, localizado no bairro José Mendes, em Florianópolis.
Oficina de artes na queimada: tensionando violências via comunicação visual de artes produzidas por mulheres
Coordenador: André Luiz Strappazzon
Oficinas de artes para crianças, jovens e adultos, em que se realizam atividades com linguagens artísticas variadas, como papel colê, pinturas, graffiti, cerâmica, produção artesanal de colares em diferentes técnicas, tais como o crochê e o macramé. A atividade é uma ação conjunta entre o Departamento de Psicologia da UFSC, CRAS-Prainha e a Cooperativa da Queimada, que atuam em encontros semanais junto à comunidade do Morro da Queimada.
uyruma.org – Museu digital de História Indígena
Coordenadora: Juliana Salles Machado Bueno
O intuito deste projeto é contribuir para dar visibilidade a uma escassa ainda que crescente reflexão sobre Histórias Indígenas no Brasil a partir de perspectivas interdisciplinares e colaborativas. Busca-se divulgar os resultados dos esforços de uma rede já existente de colaboração entre historiadores, arqueólogos, antropólogos e mulheres e homens indígenas e ribeirinhos, acerca de passado e presente ameríndio (Machado 2018).
Vozes da Diáspora Africana
Coordenador: Sílvio Marcus de Souza Correa
O projeto de arte e cultura Vozes da Diáspora Africana tem por objetivo divulgar um conjunto de obras literárias como romances, textos de teatro e poesias, além de letras de canções e mesmo cartas e manifestos, produzido por intelectuais e artistas da diáspora africana no século XX.
Centro Socioeconômico – CSE
Circuito de Cinema Latino-americano e Caribenho Alí Primeira (CIRCULA)
Coordenador: Nildo Domingos Ouriques
Atividade de extensão que realiza periodicamente projeções e debates de filmes latino-americanos, difundindo e divulgando o cinema produzido no continente.
Filmes de cultura econômica: apresentação das contradições do capitalismo contemporâneo
Coordenador: Wagner Leal Arienti
O projeto propõe a gravação de vídeos, e sua disponibilização em canal do Youtube, de apresentação de filmes selecionados com temática em Economia. As apresentações visam dar uma interpretação que enfatize que os personagens dos filmes representam papéis em um dado contexto econômico que os leva a enfrentar as contradições do capitalismo, que os levam da crença em uma vida melhor à desilusão frente as determinações econômicas.
Centro de Ciências da Educação – CED
Espaço Estético – Colégio de Aplicação UFSC
Coordenadora: Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa
Projeto de ensino e extensão de caráter permanente para viabilizar exposições que refletiam sobre a pesquisa em artes visuais, abrindo espaço para interações do universo escolar com o seu entorno.
Contarolando em Espaços e Tempos da Palavra Poética na Pandemia
Coordenadora: Eliane Santana Dias Debus
O grupo Contarolando, criado em 2011, tem desenvolvido criações cênico-literárias com diferentes temáticas, sendo que a partir de 2017 tem focalizado suas ações de formação/ação na literatura de temática afro-brasileira e africana; no projeto de 2020 acrescentamos a temática indígena, contribuindo para pensar a educação das relações étnico-raciais em especial porque a Lei no11.645/2003 que dispõe sobre a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo da Educação Básica brasileira coloca as áreas de Artes e Literatura como imprescindíveis para a sua consolidação.
Procura-se um Leitor
Coordenadora: Thaís Fernandes
O projeto busca inserir seus participantes na cena literária e cultural da cidade de Florianópolis, quiçá do estado de Santa Catarina, por meio de um conjunto de ações que entrelaçam seus sujeitos participantes: alunos, professores, escritores e partícipes da comunidade em geral no ciclo leitura, escrita, publicação, apreciação crítica, divulgação. Tem como objetivo promover oficinas de leitura, escrita crítica e literária sobre e junto aos escritores contemporâneos de SC.