Projeto de extensão “Curitiblack” apresenta a trajetória científica e de vida da vice-reitora da UFSC

29/12/2023 10:00

O projeto de extensão Grupo Curitiblack – Ciência através da ancestralidade do campus da UFSC Curitibanos, apresenta em vídeo a trajetória científica e de vida da vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Prof.a Joana Célia dos Passos.

Joana Célia dos Passos

Foto: Rafaella Whitaker

Professora há 39 anos, sendo 29 no ensino superior, Joana é mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Exerce a docência no Departamento de Estudos Especializados em Educação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH).

Tem experiência na concepção e execução de políticas públicas para a educação, tendo coordenado a formulação de políticas de educação de jovens e adultos (EJA) para trabalhadores(as) rurais (CUT e Ministério da Educação) e atuado como consultora da Unesco e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na formulação de políticas de EJA.

As relações raciais na América Latina foram o tema de seu pós-doutorado na Universidad Autónoma de México (Unam). Tem grande experiência com movimentos sociais e participação importante nas lutas antirracistas e feministas.

É pesquisadora no grupo Alteritas: diferença, arte e educação, no Núcleo de Estudos sobre Violências (Nuvic) e no Instituto Estudos de Gênero (IEG). Integra a Red Interuniversitaria Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina (RED ESIAL), a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), o Comitê Científico do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência da Unifesp (Sou Ciência) e a coordenação da Red de Investigaciones Afrolatinoamericanas (Riala). Também já atuou como diretora do Centro de Ciências da Educação (CED) e participou da criação da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) da UFSC.

Grupo Curitiblack

O grupo Curitiblack, criado em março de 2020, visa reunir discentes e docentes afrodescendentes da UFSC, campus Curitibanos, buscando a integração e discussão de temas ligados a sua inserção e valorização da história e cultura negra no espaço acadêmico. Neste sentido, a ação pretende incentivar, influenciar e divulgar personalidades afrodescendentes presentes no mundo científico, e como eles foram influenciados pela ancestralidade.

A ação produz vídeos em que convidados apresentaram sua trajetória na ciência e como a ancestralidade o influenciou na sua trajetória científica. Paralelamente, orgamiza exposições e apresentações culturais de movimentos afrodescendentes. Os vídeos são editados e veiculados no canal do YouTube do grupo Curitiblack e divulgados em redes sociais e páginas da UFSC.

O projeto de extensão Grupo Curitiblack – Ciência através da ancestralidade recebe apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) por meio do Edital Bolsa Cultura.

Mais informações: youtube.com/@curitiblack | instagram.com/curitiblack.ufsc | curitiblackcbs@gmail.com

Tags: CuritiblackProjeto de ExtensãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina