Projeto 12:30 recebe show da Banda Orquidália, na programação da Parada Cultural LGBT+, dia 28 de junho

28/06/2023 07:00

Na quarta-feira, dia 28 de junho, acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Parada Cultural LGBT+. A abertura do evento será com o show da Banda Orquidália, durante o Projeto 12:30. A ação é uma iniciativa do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) em parceria com a Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe).

A programação tem início às 12h. É gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina, em frente ao prédio da Reitoria I,  no campus da Trindade em Florianópolis.

Parada Cultural LGBT+ da UFSC

A data de 28 de junho é uma data histórica que marca o acontecimento conhecido como Rebelião de Stonewall ou Levante de Stonewall, que ocorreu em 28 de junho de 1969. Esta data relembra a revolta da comunidade LBGTQIA+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por pessoas desta comunidade, as quais enfrentavam discriminação e perseguição sistemáticas por parte das autoridades.

A Parada Cultural LGBT+ na UFSC é uma iniciativa para dar voz às expressões artísticas da população LGBTQIA+ e enfrentar a LGBTfobia dentro da Universidade. É, também, uma ação para mostrar que pessoas desta comunidade são plurais e capazes de estar dentro do ambiente acadêmico, produzindo ciência nas suas mais diversas formas e também criando arte nas suas mais diversas manifestações.

Programação:

• 12h | Falas de abertura;
  • 12h30 | Projeto 12:30 com show da banda Orquidália;
  • 13h30 | Performance teatral com o artista Douglas Edgard e poesias com o grupo Slam Coline;
  • 14h | Oficina de vogue com Casa das Feiticeiras;
  • 15h | Microfone aberto

Orquidália

Da junção de sons, texturas e cores, a coletiva Orquidália surgiu em 2018. Vivendo em eterna metamorfose, a banda vem para expandir limites e rever conceitos musicais, submersa no caldeirão sonoro da latinoamérica. Em seu novo show, mistura a energia elétrica da guitarra com a bateria, ao pulso orgânico do violão e percussões, tocando, dançando e cantando músicas do álbum Boca a Boca (2021), junto de releituras e novas composições.

Atualmente, o grupo é formado por Maitê Fontalva, Gabi Mafra, Dani Citadin e Lucas Fontalva, com participação do músico Carlos Roberto. A banda está na fase de produção de seu terceiro disco. Orquidália já realizou shows pelos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com destaque para festivais como Arvo, Magnólia, Bradamundo e Revirada, em SC, e FIMS e Festival de Bolso, em Curitiba.

Maitê Fontalva (vocal, percussões e baixo):

Crescida no Maranhão, reside em Florianópolis há 6 anos. É estudante do curso de Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Integra a Orquidália, banda da qual é cofundadora, além dos projetos Apocalypse Cùier, Madrigal Udesc y Luitê. Também dá aulas de música e trabalha com produção musical e sonorização.

Lucas Fontalva (baixo, guitarra e vocal):

Nasceu no Maranhão e desde os 10 anos tem relação com o mundo da música. Movido pela curiosidade, sempre gostou de explorar instrumentos e suas diversas sonoridades. Hoje, participa da Orquidália e, também, compõe o duo Luitê e o Madrigal Udesc.

Dani Citadin (bateria):

Tocando bateria, explora os ritmos brasileiros, com raiz no rock, sua influência principal quando começou no mundo da música. Atualmente, participa das bandas Orquidália, Rosie AC/DC Tribute e da Fish Ventura.

Gabi Mafra (trombone e guitarra):

Desde a infância teve contato com instrumentos musicais. Aproveitou as oportunidades e pôde descobrir como tirar som de diversos instrumentos. Participa de diversos projetos musicais, tais como: Rosie AC/DC Tribute, Fish Ventura, Flor de Jamblues e Orquidália.

Carlos Roberto (saxofone e percussões):

Multiinstrumentista, toca guitarra e violão, mas tem cedido espaço para a plasticidade do saxofone e para a música histórica da flauta doce. Hoje, participa da Orquidália, da Charanga Encarnada, do Núcleo de Flautas Doce da Udesc e da Big Band Udesc.

Redes sociais da banda: @instadaorquidalia

Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras,  apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados nos site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc). Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: Apresentação musical Orquidália | Parada Cultural LGBT+ da UFSC.
Quando: 28/06/2023| quarta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao prédio da Reitoria I
Quanto: evento gratuito e aberto à comunidade gratuito
Contato: WhastApp do Projeto 12:30: 48 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30 em dac.ufsc.br ou nas redes sociais (@projeto1230.ufsc).

Texto: Bianca Kaizer de Oliveira, Coordenadora do Projeto 12:30 /DAC/SeCArtE /UFSC,  com informações da banda.

Tags: CulturadacDiversidadeLGBTQIA+músicaPraça da CidadaniaProjeto 12:30UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina