Pró-Reitor de Administração e Finanças da Universidade Federal de Goias proferiu palestra sobre financiamento das IFES na 2ª edição do “Café com o Coordenador” desta terça feira

13/11/2013 15:04

No dia 12 de novembro foi realizada a segunda edição da série de cafés culturais – “Café com o Coordenador PPGAU (Pós-graduação em Administração Universitária/CSE)”.  Com o tema “Financiamento da Educação Superior Pública Brasileira”, o evento propiciou um momento de aprendizagem para todos os participantes, numa salutar troca de ideias. Na sala Aroeira, do Centro de Cultura e Eventos, o Prof. Orlando Afonso Valle do Amaral, Pró-Reitor de Administração e Finanças da Universidade Federal de Goias, nos brindou com sua estimulante palestra sobre o que vem ocorrendo  no financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior nos últimos 20 anos.

Em sua fala, o Prof. Orlando enfatizou a importância do processo de planejamento e a necessidade do gestor público em entender a relação entre despesas de custeio, investimento com pessoal, encargos sociais, outras despesas correntes e investimentos.

Sob uma análise histórica e social foi assinalada a forte desconfiança histórica em programas governamentais que sinalizavam reestruturação das universidades, mas não davam as condições objetivas para sua consecução. Ficou também muito claro que o funcionamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) dá-se pela atuação das unidades acadêmicas de forma mais ou menos autônoma, até certo ponto desvinculadas dos macro-objetivos institucionais. Tais objetivos, na maioria das Ifes, não estão claros por falta de planejamento institucional.

A partir dos temas expostos durante o evento, pudemos compreender a grande semelhança entre os riquíssimos processos de reestruturação das universidades federais brasileiras, com todos os seus desafios e percalços

Presenças

O evento, uma ação Secretaria de Cultura da UFSC em parceria com alunos do  Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU), contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, entre docentes, técnicos administrativos, alunos e comunidade em geral.

Sobre o palestrante:

Orlando Afonso Valle do Amaral é graduado e mestre em Fisica pela Universidade de Brasília, e doutor em Física Atômica e Molecular (Química Quântica) pela University of Sheffield(1982). Atualmente é professor titular e Pró-reitor de Administração e Finanças da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular. Atuando principalmente nos seguintes temas:Correlation Corrections, Potential Curves.

Saiba mais sobre o evento no link

Rogéria Couto / SeCult