O Projeto 12:30 inicia o semestre com show da banda Stryx, nesta quarta-feira, 1°/08

30/07/2018 09:23

Nesta quarta-feira, dia 1° de agosto, a banda Stryx faz o show que marca o início da programação do Projeto 12:30 neste segundo semestre

Nesta quarta-feira, primeiro de agosto, o Projeto 12:30 abre a sua programação semestral dando as boas-vindas à comunidade universitária com o show da Banda Stryx. A “boyband” catarinense formada em 1986, desfeita alguns anos depois, retorna às apresentações após um hiato de 26 anos. O show que marca a reestreia da banda é gratuito, aberto à comunidade e será realizado às 12h30min. em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da USFC, em Florianópolis.

A banda

A Stryx é uma banda Pop Rock formada em Florianópolis em 1986 (desfeita em 1992 e retornando em 2018), integrada originalmente por Marco Audino (vocais), Rodrigo Audino (baixo), Andrey Rosa (guitarra), Moacir Lisboa (teclados) e Emerson Sperandio (baterista, falecido no inicio deste ano). Inicialmente, a banda era chamada “Kromo”. Com essa mesma formação, conquistaram uma legião de fãs catarinenses, sendo considerados também uma das primeiras boybands do estado de Santa Catarina, e a primeira a estrear músicas de trabalho em novelas nacionais como Araponga (Rede Globo) e Rosa Selvagem (SBT) e programas de TV de sucesso, entre eles o Programa da Xuxa, Os Trapalhões, Mara Maravilha, Clube do Bolinha, dentre outros. No Rio de Janeiro, a banda assinou contrato com a Sony Music, onde mudaram o nome para Stryx, numa das maiores negociações de uma banda catarinense com uma gravadora multinacional. Renato Aragão, na época, foi o empresário do Stryx. Pouco tempo após o lançamento do LP “Stryx” (1991), contendo a faixa de sucesso nacional “Nu de corpo e alma”, a banda fez turnê pelo Sul do Brasil. Atualmente, em 2018, após o falecimento do ex-baterista Emerson Sperandio, a banda volta à ativa com uma nova formação, mostrando músicas novas e um show ao vivo com sucessos da época e uma roupagem inovadora para o rock nacional

Os integrantes

Marco Audino (Vocalista)

Marco Audino nasceu em 1968, em Florianópolis (SC). Sua paixão pela música começou na infância. Aprendeu a tocar violão de forma autodidata ainda quando criança. Aos 14 anos se tornou baixista da banda Alta Voltagem, e daí em diante teve início sua carreira de músico. Participou de várias bandas, fazendo shows em bares e festas da cidade, até liderar a banda Kromo – com o nome de Stryx atualmente. Desfeita a banda, Marco começou a se dedicar também à carreira de ator no Rio de Janeiro. Paralelamente, continuou cantando e fazendo shows no Rio de Janeiro com a Banda Casting. Marco Audino também teve participação na musica gospel, gravando em 2015 seu primeiro CD gospel, já em seu retorno à Florianópolis. Hoje se dedica à volta da banda Stryx e lançamentos de novas músicas da banda.

Rodrigo Audino (Baixista)

Rodrigo Audino é músico por influência da família, teve a primeira banda aos 14 anos com amigos da rua. Além da Stryx, também acompanhou durante 25 anos o cantor Maurício Cavalheiro. Atualmente trabalha no retorno da Stryx e toca na noite com o vocalista da John Balla Jones, Guilherme Ribeiro.

Lucca Diniz (guitarrista)

Lucca Diniz é músico, compositor e ator. Aos 15 anos, por indicação do pai, atuou em trabalhos no cinema, Tv e teatro. Em2013, se uniou ao Dj Dann Marc, e juntos criaram o projeto de música eletrônica Led Live. Percorreram o Brasil em vários shows durante 4 anos. Atualmente trabalha como artista solo. Em agosto de 2017, lançou seu primeiro EP “Evolução”, que retratou uma grande mudança em sua vida pessoal e artística com músicas autorais, trazendo um “rock raiz” em suas obras de autoria. Em 2018, paralelamente ao seu projeto, é também guitarrista da banda Stryx.

Albatroz (Baterista)

Maurício Albatroz, Dj e baterista autodidata, vem trabalhando na noite catarinense desde 1983, quando iniciou como discotecário na Boate Chandon, desde então passou por casas de renome como o Bar Ilhéu e Empório Bocaíuva. Paralelamente tocou 26 anos com o músico Maurício Cavalheiro e mais atualmente com Marco Audino. Recentemente se juntou a nova formação da banda Stryx.

Moacir Lisboa (Tecladista)

Moacir Lisboa Jr, empresário do ramo tecnológico, se formou em teoria musical pelo Conservatório de Música Catarinense e estudou piano clássico por 5 anos. Como tecladista foi co-fundador, em 1986, da banda Kromo, que havia mudado de nome para Stryx na assinatura do contrato com a Sony Music e Renato Aragão Produções na década de 1990. Foi também integrante de bandas cover, sendo que as que mais se destacaram foram Hahnna em 1994 e Eclipsa em 1998.

Projeto 12:30

Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, junto à Praça da Cidadania, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, na UFSC. Artistas e grupos interessados em se apresentar no Projeto devem entrar em contato com o DAC pelos telefones (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br – pelo e-mail:

Serviço:

O quê: apresentação da banda Stryx
Quando: quarta-feira, dia 1º de agosto 2018, às 12h30min.
Onde: Projeto 12:30, ao Lado do Centro de Cultura e Eventos, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Projeto 12:30: Departamento Artístico Cultural (DAC) | Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) | (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 | www.dac.ufsc.br | projeto1230@contato.ufsc.br.
Para contato com a banda: (48) 99133-7778 email: | | www.facebook.com/bandastryx | www.instagram.com/bandastryx

Paulo Marcos de Assis/ Estagiário de Jornalismo / DAC / SeCArte / UFSC, com textos e fotos da banda