O Coletivo 4P realiza nesta segunda o Seminário sobre a Questão Racial: “Milton Santos e o genocídio da população negra”.

25/09/2014 14:57

O Coletivo 4P- Poder Para o Povo Preto inicia nesta segunda feira, 29 de setembro, o Seminário sobre a Questão Racial com o tema: Milton Santos e o genocídio da população negra. Com o apoio institucional da SeCult o evento será gratuito e ocorrerá em vários locais da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 29 de setembro a 01 de outubro.

Clique aqui para conhecer a programação do evento

O evento

Tendo em vista a necessidade de discussão sobre as questões raciais na Universidade Federal de Santa Catarina o Coletivo Negro 4P- Poder Para o Povo Preto estará realizando o Seminário sobre a Questão Racial: Milton Santos e o genocídio da população negra. Com o objetivo de integrar, empoderar e fortalecer a comunidade acadêmica acerca das questões raciais e das discussões em torno da sociedade como um todo.

Ocupar os diversos centros da Universidade também é uma das formas de pulverizar o tema, promovendo debates e formação da comunidade interna e externa dessa instituição.

A intenção deste 1° Seminário é lembrar, apresentar, resgatar intelectuais negros que fizeram e ainda fazem pela a diferença quanto a literatura negra. Por isso são trazidos como exemplos Lélia Gonzáles e Milton Santos dois ícones em suas respectivas áreas que abordam o tema na negritude.

Segunda-feira (29/09) 19h Auditório CCJ- Fórum

Palestra de abertura: Ana Luísa Pinheiro Flausina (UNB)- PhD em Direito e Onir Araújo- Advogado ativista – POA/RS

“Debatendo sobre o (fim do) genocídio da juventude negra: a construção de uma criminologia racial brasileira”

Terça-feira (30/09) 09h Auditório Helk Hering

Palestrantes: Prof. De História Fábio Garcia e Profa. e militante MNU Lourdinha Mina Pedagoga.

“Falta de escola também é genocídio: o fechamento de escolas em comunidades periféricas de Florianópolis e a relação com a lei 10.639”.

Terça-feira (30/09) 14h Auditório Helk Hering

Palestrantes: Yakékere Bárbara de Ógun Adjolá e Vanda Pinedo membro do Fórum das Religiões de Matrizes Africanas.

“A realidades dos centros africanistas na grande Florianópolis”

Terça-feira (30/09) 19h CCE

“Palestrantes: Professores do curso de Museologia da UFSC Wagner Miquéias F. Damasceno e Thainá Castro Costa Figueiredo Lopes.

“A invisibilidade do negro nas grandes artes”

Quarta-feira (01/10) 09h Auditório do CED – bloco A

Palestrantes: Representações dos quilombos do Estado de SC – Adriana Silva (CRQ-Invernada dos NEGROS), Luciane (CRQ-Aldeia), Maurílio (CRQ-Morro do Fortunato) e Lourdinha Mina- MNU-SC

“Sim, existe quilombo em Santa Catarina!”

Quarta-feira (01/10) 14h Auditório do CED – bloco A

Palestrantes: Professor Walmir Ari Brito Vice-Presidente do Fórum Municipal de Capoeira de Florianópolis. Tese: “A (in) visibilidade da contribuição negra nos grupos de capoeira em Florianópolis.”
Professor de matemática Fablício Freitas: Tese “O Gingado Geométrico da Capoeira”

“A importância da capoeira na construção das artes e do processo educacional”

Quarta-feira (01/10) 19h Auditório do CED – bloco A

Palestrantes: Aline Dias – Historiadora e Djamila Ribeiro Mestranda em Filosofia – UnifeSP.

“Qual a relação da mulher negra com o feminismo”?

SERVIÇO:

O QUÊ: Seminário sobre a Questão Racial: Milton Santos e o genocídio da população negra.

ONDE: Campus Universitário da UFSC, Trindade, Florianópolis-SC – Ver Programação

QUANDO: 29 de Setembro a 01 de Outubro

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO:

Coletivo 4P – coletivonegro4p@gmail.com