Apresentação do programa de distribuição da literatura clássica da cultura indiana, do professor Howard J. Resnick

02/05/2023 08:19

O professor Howard J. Resnick, doutor em sânscrito e mestre em bhakti-yoga, estará em Florianópolis para lançar o programa de distribuição da literatura clássica da cultura indiana em Universidades Brasileiras. O projeto intitulado Bhagavad-Gita em Universidades Brasileiras, tem como objetivo promover intercâmbios éticos, sociais e espirituais, de modo a favorecer diálogos e leituras com algumas das heranças da cultura sincrética brasileira.

No dia 11 de maio, o professor irá ministrar a palestra  A tradução dos escritos em sânscrito no século XXI na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), às 16h, no Auditório Elke Hering – Biblioteca Central UFSC. O professor é reconhecido por traduzir a obra Bhagavad Gita, livro sagrado do hinduísmo, a mais conhecida obra da literatura sânscrita.

Além da palestra na UFSC, o professor promove um debate no Museu da Escola Catarinense e participará do programa Mantra-Yoga. Ademais, o Centro Cultural Veras acolhe o professor em duas ocasiões para estudos sobre o contexto geopolítico da Bhagavad-Gita, assim como abordagens filosóficas dessa literatura multimilenar da Índia.

Sobre o autor

Howard J. Resnick tem acompanhado milhares de praticantes de bhakti-yoga em todas as partes do mundo. Depois de assistir à palestra de seu mestre, A.C. Bhaktivedanta Swami (Calcutá, 1896 – Vrindavana, 1977), na Universidade da Califórnia, no final da década de 1960, foi iniciado na tradição do vaishnavismo gaudiya. Em 1996, obteve o título de doutor em sânscrito e indologia pela Universidade de Harvard, quando iniciou a traduzir o Mahabharata, obra literária reconhecida como o maior poema épico da história da humanidade, dentro da qual a Bhagavad-Gita ocupa um capítulo central.

Sobre o projeto

Resultado de uma rede de colaboradores e membros da comunidade de bhakti-yoga do Brasil, em colaboração com o projeto editorial que publica as palestras e os escritos do professor Dr. Resnick em português, espanhol, hebraico, francês, alemão e italiano, o programa Vedas Veras inaugura sua principal missão, qual seja, distribuir conhecimento ancestral dos Vedas e, com isso, iniciar diálogos transculturais ancorados em debates contemporâneos. Trata-se de um programa editorial e educativo do Centro Cultural Veras, associação de direito privado sem fins lucrativos, reconhecida como utilidade pública no Município de Florianópolis. Estando em constante elaboração, a rede Vedas Veras conta com a presença de pesquisadores e agentes culturais de diferentes partes do mundo.

Confira a programação completa:

• A Bhagavad-Gita em contexto: geopolítica e filosofia de um clássico dos Vedas

10 de maio, 18h às 20h30
Museu da Escola Catarinense
Rua Saldanha Marinho, 196, Centro – Florianópolis – SC

12 de maio, 18h às 20h30
Sala Bhakti & Vedanta do Centro Cultural Veras
Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande – Florianópolis – SC

13 de maio, 18h às 20h30
Sala Bhakti & Vedanta do Centro Cultural Veras
Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande – Florianópolis – SC

• A tradução dos escritos em sânscrito no século XXI

11 de maio, às 16h
Auditório Elke Hering – Biblioteca Central da UFSC
Campus Universitário, Acesso Trindade (Rua Delfino Conti), Setor D – Florianópolis – SC

Mantra-Yoga Especial

14 de maio, a partir das 16h
Espaço de práticas de Yoga do Caapora
Av. Pequeno Príncipe, 1202, Campeche – Florianópolis – SC

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>>Serviço

O Quê: palestra sobre  “A tradução dos escritos em sânscrito no século XXI”
Quando: 11/05/2023 | quinta-feira
Onde: Auditório Elke Hering | Biblioteca Central UFSC