Música, performance e espetáculo teatral marcam o quarto dia atrações do “Experimenta – Florescer a Primavera”

20/09/2023 15:09

Quinta-feira, 21 de setembro, a 8ª edição do Experimenta – Florescer a Primavera reunirá na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), diversas atrações de música, performance e espetáculo teatral.

Até o domingo, 24 de setembro o evento reunirá mais de 50 ações em diversos locais da UFSC, nos campi de Florianópolis, Blumenau e Curitibanos. A arte expressa-se por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, performances entre outras atrações.

A programação completa das atrações está disponível na página: secarte.ufsc.br/experimenta.

Atrações desta quinta-feira, 21 de setembro:

12h30 | Música – Festival 30 anos – Projeto 12:30 | Fish Ventura
Onde: Praça da Cidadania – Palco 12:30

Fish Ventura. Foto: Divulgação.

Fish Ventura foi formada pela dupla Lucas Turski e Robson Black. Em um disfarce de “big band” que mistura reggae com música eletrônica, tem realizado parcerias com os principais DJs do ramo no país, como Muralhex e Fredi Chernobyl. Com atuação na região da Grande Florianópolis, a banda mistura sons, trazendo uma nova identidade musical para a cena brasileira do reggae e surf music, desde 2017.

Com 15 singles lançados, 6 clipes e 4 lives sessions, vem cativando o público com letras marcantes. As últimas músicas gravadas pela Fish Ventura foram “Severina Califórnia” e “Senhor das 3 Energias”.

Lucas Plant. Foto: divulgação.

14h30 | Música – Festival 30 anos – Projeto 12:30 | Show – Lucas Plant
Onde: Praça da Cidadania – Palco 12:30

Lucas Plant é cantor, multi-instrumentista (violão, guitarra, gaita de boca), compositor e empreendedor. Nascido no RS, vive e canta há 10 anos em Florianópolis. O Reggae é sua praia e a gaita de boca seu diferencial. Com mais de 1 milhão de plays nas Plataformas Digitais, “Barulho do Mar” é seu Single de maior sucesso.

O artista tem sua raiz no Roots Reggae, New Roots e Pop Reggae, unindo Dub, Ska e Ragga com Brasilidades. Com repertório de músicas de sua autoria, põe a galera pra cima cantando suas canções.

Elerson Mario Silva Gomes. Foto: divulgação.

Performance – Dança Indígena com Elerson Mario Silva Gomes
15h | Onde: Frente a BU
15h15 | Onde: Varandão | Centro de Cultura e Eventos

As comunidades indígenas ainda enfrentam muitos desafios hoje em dia e o maior deles é a demarcação de terras. E para acabar com esta perseguição um indígena decide enfrentar esta luta com a arte, a arte da dança. Para ele, nada é mais libertador do que expressar seus sentimentos através de sua arte. Ainda que a sua toada cesse, seu corpo nunca irá calar. Vencerá pelo seu povo da melhor forma possível. Tentarão para-lo, mas enquanto viver, persistirá por sua tribo.

Olakùndé Makindè. Foto: divulgação.

17h30 | Música – Festival 30 anos – Projeto 12:30 | Olakùndé Makindè – Mùsica Afrodiaspórica
Onde: Praça da Cidadania – Palco 12:30

O Grupo Olákùndé Makindé traz uma proposta artístico-musical, uma representação da ancestralidade dos terreiros das nações de batuque, da capoeira e da musicalidade negra sul-rio-grandense e brasileira. O grupo batizado em referência aos orukós (nomes africanos) dos dois fundadores Diih Neques OláKúndé e Sacra Makindé também conta com Jorge Ogunbade. Assim, se constitui o trio percussivo que vem se lançando com um show iterativo e repleto de axé, que reverencia através da música, da dança e em especial do toque do tambor o povo preto e a ancestralidade.

Teatro – O Espectador Condenado à Morte. Foto: divulgação.

19h30 | Teatro – O Espectador Condenado à Morte
Onde: Caixa Preta | Bloco D – CCE

“Senhoras e Senhores, há um criminoso entre nós!”, anuncia o Procurador. A acusação toma conta do palco e designa, ao acaso, um culpado. Acusado de que? De calar-se. Mas aos poucos, cada vez mais solitários diante de si mesmos, o tribunal e as testemunhas vão da acusação à autocrítica: todo mundo é culpado quando a justiça é uma farsa.

Esta comédia impetuosa e de humor ácido é uma advertência a todos aqueles que acreditam estar ao abrigo da regressão social. O que você esconde com essa fronte lisa e esse semblante de bom cidadão?

O trabalho é fruto de um processo de pesquisa que aconteceu dentro do Estúdio Trabalho em Cena, da Universidade Federal de Santa Catarina. Parte de uma pesquisa da linguagem absurda e grotesca dos comportamentos opressivos da política institucionalizada, e assim instaura uma crítica severa, porém risível, dessa instituição e do modo como nos comportamos perante a ela. O trabalho é construído a partir do texto de mesmo nome de Matéi Visniec.

Autor: Matéi Visniec
Direção: Leonardo Cesar

O Experimenta – aberto ao público e gratuito – propõe fortalecer a dimensão cidadã e o papel humanizador no broto da criação artístico-cultural. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

>> Serviço

O quê: Experimenta – Florescer a Primavera
Quando: de 18 a 24/09/2023
Programação: secarte.ufsc.br/experimenta