Mostra gratuita de filmes sobre Direitos Humanos chega à Florianópolis
Depois de percorrer oito capitais brasileiras, a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega a Florianópolis. O evento reúne em sua programação 36 filmes recentemente produzidos em 8 países sul americanos e que tem como temática principal os Direitos Humanos. As exibições, que são TODAS GRATUITAS, serão realizadas no Auditório da CESUSC, em Santo Antônio de Lisboa. No local há acessibilidade a pessoas com deficiência e todos os filmes contam com sistema de audiodescrição e closed caption (para os deficientes visuais e auditivos, respectivamente)
Leia abaixo trechos do texto da Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, sobre a mostra:
O objetivo principal da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é estabelecer um diálogo franco e direto com o povo brasileiro sobre seus direitos fundamentais. Mais do que assistir a filmes, trata-se de um convite ao debate, à reflexão, para construirmos juntos um país que valorize a diversidade e garanta o respeito aos Direitos Humanos.
Este ano a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul homenageará cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade. Ser humano dos mais sensíveis, sua capacidade de ouvir o outro salta aos olhos em cada um de seus trabalhos, registrando sem sentimentalismos as emoções e aspirações do nosso povo brasileiro. Foi assim quando destacou a vida de metalúrgicos que conviveram com o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, no filme “Peões”, ou o cotidiano de camponeses em “Cabra Marcado Para Morrer”, e o dia a dia de moradores de um enorme condomínio de classe média baixa no Rio de Janeiro, em “Edifício Master”.
Esperamos que todos os espectadores da Mostra reflitam sobre os temas abordados nos filmes. Que incorporem essas reflexões às suas práticas cotidianas ao longo de suas vidas e sejam, desta maneira, promotores e defensores dos valores mais caros aos Direitos Humanos, ajudando a construir um País que garanta os direitos básicos de todo o seu povo.
Confira aqui a programação completa do evento.










