Maior Festival de dança contemporânea do país terá apresentação na UFSC

30/08/2016 17:42

O Dança em Trânsito é um evento para todos os públicos e ao passar pelas cidades ocupa diversos palcos onde apresenta o que é produzido mundo afora na dança contemporânea. A programação é toda gratuita e inclui residências de criação onde busca deixar a semente da democratização do acesso à dança. Para Giselle Tápias, idealizadora do evento: “Um dos pontos fortes do Dança em Transito é a aproximação com os jovens talentos, através das residências de criação que são oficinas realizadas com jovens nas cidades participantes do evento, e com pouco acesso com o que ocorre mundo afora”.

A UFSC será palco dos espetáculos ENTRE-TANTOS – UnderCrew – Danilo d´Alma (BRA), e CONTIGO – Cie O Último Momento (FRA), no dia 1º de setembro ás 13 horas em frente ao Centro de Cultura e Eventos.

“Entre-tantos” é um trabalho que parte das matrizes das danças urbanas, com o objetivo de explorar a metáfora do mendigo moderno. Ao adotar práticas coreográficas baseadas em improvisações, e a partir de composições sonoras.

“Contigo” é um espetáculo singular, fruto do trabalho desenvolvido por João Paulo Santos, acrobata de mastro chinês e, pelo coreógrafo Rui Horta. Com força, equilíbrio e técnica, o primeiro executa uma coreografia criada pelo segundo. A simplicidade do cenário rapidamente dá lugar a uma peça magistral, de suster as lágrimas e a respiração. Num espaço vazio ocupado por um mastro chinês, Contigo traduz uma linguagem própria, ágil e sublime. Um espetáculo que se desdobra em infinitos momentos de beleza.

Além da UFSC o grupo mais fará apresentações em quatro cidades de Santa Catarina.

O 12º Dança em Trânsito é uma realização do Espaço Tápias, com produção da Marte Inovação Cultural em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e Tractebel Energia GDF Suez. Apoio local da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC.

A programação completa pode ser acessada no www.dancaemtransito.com.br