Lançamento do documentário sobre inclusão “Era um garoto que como eu […]” no Teatro da UFSC, dia 9/8

07/08/2018 10:01

Momento do documentário Foto Divulgação.

O documentário “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones” será lançado na próxima quinta-feira, dia 09 de agosto, às 19h30, no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha). O documentário, com 30 minutos de duração, foi produzido pelos alunos da oficina “Formação do Olhar para Realização de Documentários”, realizada no 1º semestre de 2018, no Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC, sob a coordenação da instrutora da oficina e cineasta Rosana Cacciatore. O documentário trata da formação da banda chamada “Os Goiabeiras”, do qual fazem parte três jovens com deficiência, e mostra, em especial, o caráter inclusivo deste trabalho. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade.

Sinopse

Três jovens com deficiência, um deles paralisado cerebral e outros dois autistas, encontram na música uma forma de expressão e interação social. Gabriel, Eduardo e Felipe curtem rock e, por intermédio de uma musicoterapeuta e um psicólogo, que também é músico, criam uma banda. O documentário mostra essa experiência.

Sobre a cineasta e ministrante da oficina

Rosana Cacciatore tem mestrado em Teoria Literária pela UFSC com pesquisa em cinema e é diretora e produtora cinematográfica, professora de Comunicação e atua como instrutora em oficinas de produção e imagem. Cursou disciplinas na Université de Paris VIII na área de cinema e fotografia. Atua profissionalmente no âmbito da academia e do mercado de trabalho. Como professora, ministrou disciplinas e orientou projetos nos cursos de cinema, publicidade e jornalismo na Universidade do Sul de Santa Catarina, por 10 anos. Entre as disciplinas ministradas estão argumento e roteiro, criação publicitária e teorias da imagem. Realiza atualmente oficinas de criação e produção de imagem para instituições culturais. Como profissional tem 25 anos de experiência, registrada no Ministério do Trabalho como diretora e produtora cinematográfica. Atua nas Oficinas de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC como instrutora de fotografia.

Veja no site do DAC: www.dac.ufsc.br , em Cursos e Oficinas de Arte, a relação das oficinas para este semestre (as inscrições acontecem de 6 a 10 de agosto).

Serviço

O quê: Lançamento do documentário “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones”, trabalho de alunos de Oficina de Arte do DAC.
Ouando: dia 09 de agosto de 2018, quinta-feira, às 19h30
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC)
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Duração: 30 minutos
Contato: Departamento Artístico Cultural da UFSC: Oficinas de Arte: (48) 3721-2498 e 3721-9447 – www.dac.ufsc.br

[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com informações da coordenação das oficinas