Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) exibe o filme ‘Nelisita’ nesta segunda-feira

05/11/2018 08:50

O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) convida para uma sessão extra com a exibição do filme ‘Nelisita’ (Angola, 1983), de Ruy Duarte de Carvalho, que ocorrerá na segunda-feira dia 5 de novembro às 19:00, no Auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

No mês de novembro, dia 11, comemora-se o 43º aniversário da independência de Angola. Contaremos com a presença de Renata Dariva Costa, pesquisadora do cinema angolano na PUC-RS, que fará um breve panorama sobre o cinema de Angola e comentários sobre o filme. O evento é aberto à comunidade e após a sessão haverá um debate com o público.

Renata Dariva Costa é mestranda em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui licenciatura e bacharelado em História pela mesma instituição. Tem pós-graduação Lato Sensu em História da África na Universidade Candido Mendes. Tem se dedicado a trabalhar sobre as relações do cinema e História no continente africano, em especial o cinema angolano. É Secretária do GT de História da África da ANPUH-RS (2018-2020) e membro da Associação Brasileira de Estudos Africanos (ABE-África).

Para mais informações acesse: lehaf.paginas.ufsc.br ou facebook.com/lehafufsc

NELISITA [1983]
(NELISITA)

Duração: 64 min.
Idiomas: Nyaneka/Português
Direção: Ruy Duarte de Carvalho
Sinopse: Adaptado de duas lendas do povo nyaneka do sudeste de Angola e ambientado durante uma época de fome, na qual duas famílias lutam para sobreviver, o filme mostra a luta de Nelisita, um jovem que confronta os espíritos com a ajuda de animais e de seus amigos.