‘José Martí e a Revolução Latino-Americana’ é tema do ‘Livro na Praça’ nesta sexta

27/09/2023 12:25

Foto: Divulgação Editora UFSC

A próxima edição do projeto Livro na Praça abordará a história e a luta pela independência da América Latina, com o tema José Martí e a Revolução Latino-Americana. A atividade ocorre nesta sexta-feira, 29 de setembro, às 18h na Igrejinha da UFSC, localizada na Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis. O evento é gratuito e aberto ao público. Será conduzido por Denise Araújo, professora de história do Instituto Federal de Santa Catarina e integrante da Associação Cultural José Martí. Haverá também apresentação musical com João Paulo Souza.

“José Martí, figura emblemática na história latino-americana, desempenhou um papel fundamental na busca pela independência e unidade das nações latino-americanas no final do século XIX. Seu comprometimento com a causa da liberdade e sua visão de uma América Latina unida contra a opressão estrangeira o transformaram em um dos principais pensadores e líderes revolucionários da época. Martí acreditava que a verdadeira revolução latino-americana não apenas envolvia a luta pela independência política, mas também a busca por justiça social, igualdade e inclusão. Sua obra e seu ativismo político inspiraram gerações de latino-americanos a se unirem em prol de um continente mais justo e autônomo, deixando um legado que continua a ressoar na América Latina até hoje”, diz Denise Araújo.

Em destaque, o livro Um trabalhador na revolução latino-americana (Editora da UFSC, 2005, ISBN  8532803237), de Silvio de Souza Gomes. “Neste livro o autor relata sua experiência de militante no Brasil, Uruguai, Chile e Panamá. Em função do quadro político brasileiro, Silvio Gomes opta pela luta armada contra a ditadura militar”, completa a professora.

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: Livro na Praça | José Martí e a Revolução Latino-Americana
Quando: 29/09/2023 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC