Igrejinha Musical apresenta recital de violão com violonista italiano Giovanni Accadìa, na terça-feira, 22 de agosto

18/08/2023 14:12

O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima terça-feira, 22 de agosto, às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista italiano Giovanni Accadìa. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Giovanni Accadia

Nasceu em 1999 na Itália e representa um dos talentos mais promissores de sua geração. Iniciou seus estudos no violão aos 8 anos, na Itália. Participou de diversas masterclasses com artistas consagrados, dentre os quais, Christopher Parkening, David Russell, Sergio Assad, Leo Brouwer e Zoran Dukic. Recebeu o grau de Bacharel – com honras – na Itália, estudando com Mtro Aniello Desiderio. Aos 21, conquistou também o título de Mestre – com honras – em violão clássico, sob orientação de Maestro Andrea De Vitis.

Atualmente, é mestrando em Performance ao Violão sob orientação do professor Thomas Patterson na Universidade do Arizona (Bolton Guitar Studies), onde também leciona como professor assistente. Em 2014 realizou seu primeiro recital na famosa e prestigiada Sala Accademica, do Pontificio Istituto di Musica Sacra, em Roma. Desde então, tem trabalhado como concertista e solista na Itália, Suíça, Alemanha e EUA.

Giovanni Accadia. Foto: divulgação.

Em 2016 foi selecionado entre mais de 80 violonistas internacionais para gravar um CD, lançado pela revista de música italiana SeiCorde. No mesmo ano, foi um dos 276 músicos (entre mais de 1850 de todo o mundo) selecionados para o prestigiado Torneo Internazionale di Musica (TIM), em Turin. Em 2020 ele gravou, graças à sua vitória no Brussels International Guitar Competition, seu CD “Soli Deo Gloria”, um recital de violão clássico lançado com o selo DotGuitar. Foi participante e vencedor em diversas competições internacionais, como:

• Semifinalista no International Concert Artist Competition 2023 (ICAC GFA), entre mais de 60 vionolistas;
  • 1º lugar no 41o Annual Sholin International Guitar Competition (Tucson – USA);
  • 1º lugar no 20o Beeston International Guitar Competition (Tucson – USA);
  • 1º lugar no Lugano International Music Competition (Lugano – Suíça);
  • 1º lugar no Brussels International Guitar Competition (Bruxelas – Bélgica), entre outros.

Programa:

Domenico Scarlatti (arr Giovanni Accadìa):
Sonata K 34
Sonata K 1
Sonata K 32
Sonata K 386

Giulio Regondi:
Introduction Et Caprice Op. 23

Gerard Drozd:
Canto Dei Ricordi
Dedicated to Giovanni Accadìa

Niccolò Paganini:
Gran Sonata

Sergio Assad:
Valseana, Preludio e Toccatina
From Aquarelle

>> Serviço

O quê: Recital de violão com violonista italiano Giovanni Accadìa | Igrejinha Musical
Quando: 22/08/2023 | terça-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.brinstagram.com/igrejinhamusical | 48 3721-2499

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Giovanni Accadìa.

Tags: ArteCulturadacDepartamento Artístico CultualIgrejinha da UFSCIgrejinha MusicalrecitalUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina