Igrejinha Musical apresenta recital de violão com violonista israelense Tal Hurwitz, na quinta-feira, 31 de agosto

28/08/2023 07:00

O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com parceria do programa de extensão “Ponteio – Violão na UDESC” da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – apresenta na próxima quinta-feira, dia 31 de agosto,  às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista israelense Tal Hurwitz. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Tal Hurwitz

Violonista clássico, conquistou aclamação internacional em shows e masterclasses em todo o mundo, mostrando sua reputação de maestria técnica e clareza artística. Sua devoção pela música, desejo de beleza e estética na interpretação, e sua busca constante por combinar o antigo com o novo levaram a uma extensa carreira de performance, incluindo locais notáveis como a Casa da Música de Moscou, o Großer Saal do Stiftung Mozarteum e a Sala de Espetáculos no México.

Tal Hurwitz. Foto: divulgação.

Desde que se formou na Universidade Mozarteum, Tal se apresentou e ministrou master classes em festivais em todo o mundo, incluindo; o Festival Hispanoamerica de Guitarra (México), Guitar Foundation of America (EUA), Petrer Guitar Festival (Espanha), Forum Guitar Wien (Áustria), Guitar Art Festival (Sérvia), International Guitar Festival J.K Mertz (Eslováquia) e Essonne Guitar Festival (França).

Ele já se apresentou com orquestras como a New Russian Symphony Orchestra e a Camerata Salzburg.  Além disso, ele foi premiado como intérprete e compositor em vários prêmios internacionais competições incluindo; o Boston Guitar Composition Competition para sua sonata solo para violão, Concurso Internacional de Compositores Michele Pittaluga para sua Sonata para Dois Violões “Omaggio a Olivier Messiaen”, Sinaia International Guitar Competition (Romênia), Internationaler Gitarrenwettbewerb Nürtingen (Alemanha), Norba Caesarina International Guitar Competition, Cáceres, (Espanha).

Tal Hurwitz possui dois diplomas de bacharel e um mestrado em música, obtidos enquanto estudava sob alguns dos pedagogos mais renomados do mundo, primeiro em Israel com Joseph Urshalmi e depois na Europa com Costas Cotsiolis, Marco Tamayo e Carlo Marchione. Além disso, ele estudou composição com Adam Stratyevsky. Compositores de classe mundial dedicaram obras a ele, como; Nikita Koshkin, Daniel Akiva, Wulfin Lieske e Ariel Man.

Além das atividades artísticas, Tal é um professor dedicado e entusiasmado, que já trabalhou com inúmeros estudantes, professores de violão e amantes do violão de todo o mundo. A gravação de estreia de Tal, “Guitar Recital” está sendo difundida este ano pela Emmaya Records. Para acompanhar Tal Hurwitz e escutar seu trabalho, siga-o em suas redes sociais: Instagram | YouTube

Programa de Extensão “Ponteio – Violão na Udesc

A palavra ‘ponteio’ deriva do termo ‘punteado’, que se refere a uma técnica de dedilhado do violão flamenco oposta ao ‘rasgueado’, mas também uma técnica que vem da guitarra barroca, instrumento que no Brasil desenvolveu-se na conhecida viola caipira. O ‘ponteio’ é, em suma, o ato de dedilhar a viola, constituindo-se também em uma forma musical tipicamente brasileira que serve como um prelúdio. ‘Ponteio – Violão na Udesc’ é um programa de extensão que abre espaço para o desenvolvimento da arte do violão na universidade, através de projetos que contemplem a performance do violão solo e em grupo, oficinas de ensino de instrumento, cursos de atualização e pesquisas acadêmicas relacionadas ao violão e ao seu repertório. Intimamente ligado à produção dos professores e alunos do curso de Bacharelado em Violão da Udesc, o programa procura estabelecer parcerias de cooperação com diversas instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, oferecendo à comunidade acadêmica e ao público de Florianópolis um panorama do que há de melhor da produção violonística contemporânea. No biênio 2024/2025, o Programa Ponteio apresenta os seguintes projetos:

1. Projeto Violão em Concerto;
  2. Projeto Duo de Violões Udesc;
  3. Projeto Fundamentos da Técnica Violonística.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: Recital de violão com violonista israelense Tal Hurwitz | Igrejinha Musical
Quando: 31/08/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.brinstagram.com/igrejinhamusical | 48 3721-2499

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Tal Hurwitz.

Tags: ArteCulturadacIgrejinha da UFSCIgrejinha MusicalmúsicaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina