Igrejinha Musical apresenta recital de música de câmara “Brandão Instrumental”, na quinta-feira, 16 de novembro

13/11/2023 07:50

O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 16 de novembro às 19h, na Igrejinha da UFSC, o recital de música de câmara Brandão Instrumental, em homenagem ao compositor José Vieira Brandão. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

A realização deste recital conta com a presença da pianista Mauren Frey, o violinista Juan Rossi e o violoncelista Franklin Martins, dedicando à obra instrumental de câmara do compositor José Vieira Brandão (1911-2002). Tratam-se, majoritariamente, de obras manuscritas raras que o compositor organizou ainda em vida e disponibilizou ao Museu Villa-Lobos (RJ). Contudo, a maioria destas obras não foi trazida a público por gravações e performances e têm sido objeto de resgate, pesquisa e divulgação pelos músicos.

José Vieira Brandão (1911-2002) tornou-se conhecido principalmente por sua proximidade com Villa-Lobos e como um dos principais pianistas responsáveis pela estreia de obras do ícone da música brasileira para concerto na primeira metade do século XX. Apesar disso, Brandão teve sua voz e seu lugar, e esteve atento às mais variadas manifestações artísticas no Brasil, além de deixar um importante legado para a música brasileira. Trabalhando ao lado de Villa-Lobos, Brandão compôs grande parte de suas obras em meio a intensa atividade como pianista em turnês pelo Brasil e Estados Unidos. Estas atividades permitiram que Brandão tivesse um largo contato com composições e que fosse influenciado pela estética nacionalista.

Programa:

José Vieira Brandão (1911-2002)

Canto Sertanejo (1939) para Piano e Violino

Sonata (1955) para violoncelo e piano

Allegro Moderato
Andante Allegreto Scherzando
Molto Moderato
Rondó

Trio (1962) para Violino, violoncelo e piano

Allegro com Moto
Quase Largo
Allegro Moderato

Músicos/a:

Mauren Frey

Pianista, foi diversas vezes premiada em concursos de piano e música de câmara durante seu período de formação. É professora adjunta de piano do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutora em Música – Práticas Interpretativas – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Bacharel em Piano pela mesma Universidade. Exerce intensa atividade como camerista e concertista evidenciando principalmente o repertório brasileiro para variadas formações instrumentais. Realiza contínua atividade de pesquisa explorando o repertório da música brasileira de concerto e entrelaça sua pesquisa à prática artística, com ênfase na obra de José Vieira Brandão. Como docente atende alunos de graduação e extensão e tem sido convidada para palestras e conferências sobre o ensino do piano no Brasil. Atualmente está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Música da Udesc para Pós-Doutorado.

Juan Rossi

Violinista reconhecido por sua presença marcante no palco e execução repleta de musicalidade e expressividade, o catarinense transita por um repertório que vai do Barroco ao Contemporâneo. Sob a orientação do renomado violinista e concertista Benjamin Schmid, recebeu o título de Mestre das Artes, na categoria de “Violino Solo”, na Universität Mozarteum Salzburg (Áustria), obtendo nota máxima em seu recital de formatura. Sua trajetória na Orquestra Municipal de São Paulo ressalta seu talento como músico orquestral, enquanto sua carreira internacional é marcada por uma bem-sucedida turnê na China com o Duo Maxime Chordis.

Franklin Martins

Violoncelista, é formado como violoncelista pela Unesp e mestrando em performance na UFRN. Durante 13 anos foi patrocinado pelo Bradesco através da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP em temporadas na Sala São Paulo e nos principais teatros do Brasil. Também foi integrante das orquestras de Santo André, Experimental de Repertório e chefe de naipe da Gru Sinfônica. Hoje é coordenador e professor do projeto Neojiba, principal projeto social que é reconhecido internacionalmente por seu empenho em ensinar música clássica no estado da Bahia. Diretor musical da Viajart Foundation (Áustria), fundação que é voluntário ensinando música para jovens em situação de alta vulnerabilidade, em comunidades e regiões com dificuldade de acesso ao ensino de música.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Assista as apresentações do Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.

>> Serviço

O quê: Recital de música de câmara “Brandão Instrumental” | Igrejinha Musical
Quando: 16/11/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | @igrejinhamusical

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Mauren Frey.

Tags: ArteCulturadacIgrejinha da UFSCIgrejinha MusicalmúsicaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina