Igrejinha Musical apresenta Recital de Câmara com o Duo Titton/Barros, nesta quinta-feira, 06 de julho

03/07/2023 10:39

O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 06 de julho às 19h, na Igrejinha da UFSC, o Recital de Câmara com o Duo Titton/Barros. A apresentação será a última da segunda temporada. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Desde 2006 o duo atua em concertos e master-classes em diversas cidades do país e exterior, promovendo a cultura brasileira e incentivando a formação de plateia, compromisso assumido pelos integrantes do duo enquanto musicistas e professores vinculados a uma universidade pública. A vasta experiência camerística dos integrantes permite uma variedade de repertório que abrange desde o período barroco até a produção musical contemporânea. Neste concerto os intérpretes apresentam obras de dois brasileiros e um francês. A escolha busca apresentar um recorte de importantes obras para o gênero de câmara para violino e piano.

Repertório:

Claudio Santoro  –  Sonata no. 4 (1950)

1. Allegro
  2. Lento
  3. Allegro

Gabriel Fauré – Sonata no.1 op. 13

1. Allegro molto
    2. Andante
    3. Scherzo: Allegro vivo
    4. Finale: Allegro quasi presto

João Titton – Violino

Mestre pela University of Cincinnati (EUA) e graduado pela EMBAP, João Titton é atualmente professor de violino no curso de Bacharelado em Música da Udesc. Foi fundador de diversos grupos de câmara como Quarteto Brasília, Quinteto de Cordas de Curitiba e Quinteto de Cordas Catarinense. Executou diversos concertos pelo país e exterior com o pianista Maurício Zamith apresentando obras de compositores brasileiro.  Coordena o Programa de Extensão Udesc Musical no qual dirige a Orquestra Acadêmica Udesc onde produziu dois cds “Música Brasileira”(2010) e  “Instrumental da Casa” (2015) e participa do Duo Titton-Barros.

Traduziu o livro “A arte de praticar o violino” Robert Gerle 2016 publicado pela UFPR. Vem atuando como professor nos principais festivais de música do país como: Festival Internacional de Música de Belém (PA), Femusc (SC), Festival Internacional de Música Colonial Brasileira – Juiz de Fora (MG) e Unisinos e Gramado in Concert (RS). Já atuou como spalla e solista da Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Filarmonia Santa Catarina e Orquestra do Estado de Mato Grosso, Cordas da Ilha e Orquestra Andante.

Luis Claudio Barros – Piano

Considerado por Nelson Freire como “um músico de invulgar talento, dotado de grande sensibilidade artística e facilidade pianística”, Luís Cláudio Barros é bacharel em piano pela FAMES (Vitória/ES), mestre em piano pela Eastman School of Music(NY, EUA) e doutor em piano pela UFRGS (Porto Alegre/RS), tendo realizado estágio doutoral no Laboratório de Performance e Psicologia da Música da Universidade de Connecticut (EUA). Detém inúmeras premiações em Concursos Nacionais e Sul-Americanos de Piano, destacando-se primeiros lugares nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná.

Desde 2000 é professor de piano do Departamento de Música da Udesc e fez parte do “Piano Faculty” no 14th World Piano Pedagogy Conference (EUA).  A carreira acadêmica é conciliada com atividades artísticas, tendo realizado a turnê solo “Tributo a Chopin” em SC, recitais de canto e piano nas cidades da Alemanha com a soprano Elaine Boniolo e apresentações do Duo Castelan & Barros pelo país, Argentina, Portugal e Espanha.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente (nas quintas-feiras) durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. Quando possível, as apresentações são gravadas e disponibilizadas. Os recitais realizados estão disponíveis na playlist Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: Recital de Câmara do Duo Titton/Barros | Igrejinha Musical
Quando: 06/07/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | Instagram: @igrejinhamusical

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de João Titton.

Tags: ArteCulturadacIgrejinha da UFSCIgrejinha MusicalUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina