Homens e mulheres de fibra merecem documentário

24/06/2012 22:17

Eleito melhor curta catarinense na categoria Júri Oficial no FAM, documentário revela primeira cooperativa de portadores de deficiência intelectual no Brasil.  

–       Eu tenho dificuldade para fazer, mas eu provei que eu consigo.

Dita em frente à câmera por uma trabalhadora da Coepad, primeira Cooperativa de Deficientes Intelectuais no Brasil, a frase dá a medida do esforço para ser diferente sem ser menor. O sentimento de desafio e a gana de ir à luta unem os cooperados. A labuta diária e a trajetória das pessoas e do seu trabalho são o foco do documentário Fibra, produzido pela produtora independente Doc Dois Filmes.

A Coepad (Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência) foi criada com o intuito de proporcionar trabalho e autonomia aos deficientes intelectuais. Além de reciclar papéis, os cooperados produzem materiais como cadernos, blocos, agendas, bolsas recicláveis, canudos de formatura, entre outros produtos. Eles mostram que o cotidiano de trabalho deixa de ser entediante quando envolve paixão. O ponto de venda funciona no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a sede localiza-se no Estreito, no Continente.

Fibra foi apresentado ao público pelo FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul) na última quarta-feira (20/06/2012). No escurinho do Auditório Garapuvu, espectadores acompanharam as alegrias, anseios e pequenas felicidades que surgem no dia a dia da cooperativa. A partir das declarações de afeto e amor e depoimentos dos cooperados e funcionários é que o documentário se constrói. Tesouras, recortes, papéis, panos, baldes e máquinas dividem os setores da COEPAD. Na sexta feira (22/06), o filme recebeu o prêmio do FAM na categoria de Curtas Catarinenses, segundo o Júri Oficial. Além do troféu, Fibra recebeu também o Prêmio Apoiador da Cinecolor para sonorização e latas de negativo da Kodak, apoio em locação de equipamentos de iluminação, 20 horas de mixagem de som da Onda Sonora e Troféu Itapema FM.

O curta, com duração de 25 minutos, foi idealizado e dirigido pelos jornalistas Fernando Evangelista e Juliana Kroeger. A dupla contou com o apoio de uma equipe técnica que abraçou a ideia sem ter ajuda de custo e apoio de editais. O esmero e a força dos cooperados deram inspiração e motivação para a Doc Dois Filmes produzir o documentário. Quebrando os paradigmas quanto à capacidade de aprendizado dos deficientes intelectuais, Fibra é feito porque tem algo a dizer, como salienta seu diretor.

Assista ao trailer:

Trailer do documentário Fibra from Doc Dois on Vimeo.

 

Quem são Fernando Evangelista e Juliana Kroeger?

 

Fernando Evangelista é jornalista e diretor da Doc Dois Filmes. Dirigiu dois documentários sobre o MST, ambos premiados. É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e mestre em Jornalismo e Comunicação Social pela Universidade de Coimbra. Entre os eventos internacionais que cobriu como repórter destacam-se a Operação Escudo Defensivo na Palestina em 2002; a guerra no Iraque em 2003; a guerra no Líbano em 2006 e o conflito entre curdos e turcos em 2007. Recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos em 2003 uma reportagem sobre a questão agrária no interior de São Paulo. Foi professor da Faculdade Estácio de Sá, Grande Florianópolis. Tem reportagens publicadas na Itália e na Alemanha.

 

Juliana Kroeger é jornalista, diretora da Doc Dois Filmes e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde participa do LEGH (Laboratório de Estudos de Gênero e História). Recebeu o Prêmio Mérito Universitário Catarinense em 2003. Publicou reportagens nas revistas Carta Capital e Caros Amigos, com destaque para Curdos: a Guerra Silenciosa, produzida na Turquia em 2007. Em Florianópolis, foi repórter e apresentadora do telejornal SBT Metropolitano, trabalhou no Diário Catarinense e coordenou a comunicação do Consórcio Social da Juventude de Santa Catarina (Aroeira), onde produziu dois documentários. Tem vasta experiência internacional, incluindo assistência de direção da Briteside Television, na África do Sul e editora na Salesian Press, em Malta. Em 2008, publicou reportagem no livro Brasil: Direitos Humanos, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

 

Fonte: Doc Dois Filmes

 

Aline Takaschima
bolsista de comunicação da
Secretaria de Cultura da UFSC