Grafiteiro Rodrigo Rizzo desenvolve trabalho voluntário na Concha Acústica da UFSC

11/07/2014 16:18

IMG_20140711_110627099-2Parte interna da concha acústica da UFSC ganhou uma pintura exclusiva, feita pelo grafiteiro Rodrigo Rizzo em parceria com 2 grafiteiros da Argentina. Rizzo iniciou os trabalhos ontem e foi possível acompanhar todo processo de criação do artista no local. O trabalho foi desenvolvido de forma voluntária e tem caráter temporário. A obra servirá de moldura para toda a comunidade até o início de agosto, quando os vencedores do concurso de revitalização da Concha, ocorrido em 2013, darão início aos trabalhos de pintura.

Em 2013 a SeCult lançou o concurso de revitalização da concha e três alunos da universidade venceram o concurso, sendo: 1º Lugar: Luka Ferreira Rezende – Centro de Comunicação e Expressão (CCE), 2º Lugar: Lucas Bruni de Souza – Centro de Comunicação e Expressão (CCE), 3º Lugar: Alexsander Marafigo – Centro de Ciências Agrárias (CCA).

O projeto de revitalização da Concha Acústica da UFSC, palco de inúmeras manifestações políticas, sociais, artísticas e culturais no campus da Trindade, emerge dentro das demandas da comunidade universitária, em especial, a dos estudantes, somando-se aos esforços da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Secretaria de Cultura (SeCult) para com o incentivo à produção cultural no contexto da Universidade e a retomada de um dos palcos mais conhecidos da UFSC.

Quase 20 anos de história

Gerenciada pelo DAC (Departamento Artístico Cultural) da SeCult, a Concha Acústica foi inaugurada em 1994. Na época foi montada sobre palco desmontável e, nos primeiros anos, foi utilizada também para eventos externos.

No final dos anos 90, a Concha foi montada na praça da Cidadania, onde o projeto 12:30 já funcionava (de 1986 a 1993 com eventos esporádicos e a partir de 1993 com apresentações semanais). Finalmente há cerca de dez anos foi construído um palco fixo, com estrutura de concreto e cimento, com a concha fixada sobre esse palco.

Memórias de grandes shows

A Concha Acústica sediou shows de mais de 300 artistas pelo projeto 12:30, além de outros eventos como festivais, congressos, apresentações de teatro e dança, workshops de pintura e artesanato.

Por Rogéria Couto – SeCult – rogeria.couto@ufsc.br