Floripa Jazz Festival 2019 comanda palco do Projeto 12:30, de 13 a 17 de maio

07/05/2019 09:15

De 13 a 17 maio, o palco do Projeto 12:30 será tomado pelo Jazz de músicos locais, nacionais e internacionais. A iniciativa é do Floripa Jazz Festival que busca promover música e cultura para diversos públicos, na capital catarinense – Florianópolis. Na UFSC, as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade e acontecem ao lado do Centro de Cultura e Eventos, às 12h30.

O Floripa Jazz Festival 2019 é uma realização do Instituto Floripa Jazz, através da Lei de Incentivo à Cultura. O evento vai acontecer de 13 a 19 de maio, em 10 palcos de Florianópolis. Serão promovidos shows gratuitos e oficinas. A maior parte da programação vai ser gratuita, mas para algumas atrações é necessária a compra de ingressos. Mais detalhes no site: www.floripajazz.org.

Programação do Festival no palco do Projeto 12:30:

BRASIL PAPAYA

Na segunda-feira, dia 13 de maio, o palco vai ser da banda “Brasil Papaya”. O grupo mistura o heavy metal com ritmos populares, como o chorinho. Eles já contam com dois discos autorais lançados, Brasil Papaya (1997) e Esperanza (2006). Reconhecidos nacional e internacionalmente, já foram citados duas vezes na Revista Guitar Player.

A trajetória da banda conta com a participação no projeto “Artes da Catarina” em 2001, no qual circularam por todo o litoral catarinense com sua música. E faz parte do projeto Rock’n Camerata desde 2008. Também, em 2011, integraram o Circuito Catarinense SESC de Música, visitando várias cidades do estado. Essa turnê permitiu a gravação do DVD Emancipation – Brasil Papaya (2011).

Já em 2015, convidados pela Camerata Florianópolis e pelo guitarrista Steve Vai, apresentaram-se no palco Sunset do Rock in Rio 2015. Em 2018, a banda participou da Ópera Rock Frankenstein.

CHORO XADREZ

Foto: Ramiro Furquim /@outroangulofoto

Na terça-feira, dia 14 de maio, o palco vai ter apresentação do “Choro Xadrez”. Sua proposta musical traz arranjos peculiares, improviso e interação com o público. O grupo surgiu em 2011, como um tributo ao Choro – gênero brasileiro. No início, eram rodas de amantes, estudiosos e pesquisadores do ritmo. A interação e afinidade surgida nos encontros levou à formalização do conjunto.

TRIO PONTEIO

Na quarta-feira, dia 15 de maio, é a vez do “Trio Ponteio”. Eles trazem uma proposta de música instrumental contemporânea de raiz. Sua identidade musical funde elementos do Flamenco, Tango, Rock aos ritmos mais tradicionais. O grupo é composto por Eduardo Pimentel (violão, guitarra e percussão), Cristian Faig (flauta, manofone, assobio e percussão) e Marcos Tottene (gaita ponto, palmas e percussão).

LUCIANO BILU

Na quinta-feira, dia 16 de maio, a apresentação vai ser de Luciano Bilu. Sua música tem como referência o estado no qual nasceu – Santa Catarina. Em 2016, ficou em quinto lugar na categoria Rock no Six String Theory, competição que conta com a participação de guitarristas de mais de 49 países. No mesmo ano, também se apresentou no Show do Réveillon 2016 de Florianópolis, para uma plateia de 350 mil pessoas.

DANTOR

Na sexta-feira, dia 17 de maio, “Dantor” vai se apresentar no palco do Projeto 12:30. Pela primeira vez no Brasil, os músicos mexicanos trazem para o público seu álbum mais recente – “Sinestesia”. O grupo foi uma ideia do guitarrista e compositor Daniel Torres, consolidada em 2013. Sua proposta musical combina o Jazz à música latino-americana.

Projeto 12:30

Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, junto à Praça da Cidadania, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, na UFSC. Para além de atrações musicais, o Projeto 12:30 pode receber outras linguagens artísticas, como dança e teatro de rua, desde que compatíveis com a infraestrutura disponível. Artistas e grupos interessados em se apresentar no Projeto devem entrar em contato com o DAC pelos telefones (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br – pelo e-mail:

Serviço:

O que: Floripa Jazz Festival no Palco do Projeto 12:30
Quando: de 13 a 17 de maio, de segunda a sexta-feira, às 12h30.
Onde: Projeto 12:30, ao Lado do Centro de Cultura e Eventos, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Projeto 12:30: Departamento Artístico Cultural (DAC) | Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis | (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 | www.dac.ufsc.br.

Leon Ferrari / Bolsista Acadêmico de Jornalismo/ DAC/SeCArte/UFSC / com textos e fotos da bandas