Festival gratuito reúne quatro peças teatrais produzidas por estudantes

13/12/2022 08:00

Está marcado para o próximo sábado, 17 de dezembro, o festival de teatro O que você está olhando, na Caixa Preta, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir das 19h. Com entrada gratuita, o evento possui quatro peças: Bem-vindos a Bloomusalém, Minha pequena Irlanda, Quando elas esperam e México. A apresentação é resultado de disciplina optativa ministrada pela professora do curso de graduação em Artes Cênicas Dirce Waltrick do Amarante.

A primeira peça apresentada, às 19h, será Bem-vindos a Bloomusalém, uma adaptação de duas obras de James Joyce: Circe e o Monólogo de Molly Bloom em Ulysses. Em Circe, o autor explora a escrita de textos dramáticos, e a história transcorre à noite numa rua com bordéis. Já o monólogo de Molly Bloom, esposa de Leopold Bloom, o judeu protagonista do romance, estende-se por mais de cem páginas quase sem pontuação, ao longo das quais a personagem fala sobre seus desejos e sentimentos.

Em seguida, às 19h50, será apresentada a peça Quando elas esperam, uma adaptação de Esperando Godot, de Samuel Beckett, escrita em 1949 e publicada pela primeira vez em 1952.  Na nova versão, os personagens centrais, Estragon e Vladimir, se transformam em duas princesas: Cinderela e Branca Neve, respectivamente.

A terceira apresentação, às 20h40, é México, uma adaptação da peça homônima de Gertrude Stein. A história mostra dois lados. De um, estão imigrantes latino-americanos ilegais tentando cruzar a fronteira do México para chegar aos Estados Unidos. Do outro, policiais norte-americanos tentam impedir que estrangeiros entrem em seu país.

Por fim, a apresentação Minha pequena Irlanda, às 21h25, mescla o oitavo capítulo de Finnegans Wake, de James Joyce, com as cartas do escritor a Nora Barnacle, a companheira de sua vida. A peça tenta colocar no palco o relacionamento do casal por intermédio de fragmentos retirados de cartas e de obras de ficção.

Para mais informações sobre a programação, acesse o site do festival.

Serviço:

O quê: festival de teatro O que você está olhando
Quando: 17 de dezembro | sábado | a partir das 19h
Onde: Caixa Preta | Bloco D | CCE