Festa da Cultura Açoriana começa na próxima sexta-feira, 16/09 em Sombrio/SC

16/09/2022 05:00

Começa nesta sexta-feira, dia 16 de setembro,  no município de Sombrio/SC, o 28º AÇOR, a Festa da Cultura Açoriana. A festa é realizada pelo Núcleo de Estudos Avançados (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este ano o AÇOR retorna para o município de Sombrio, mais de dez anos após a primeira edição.

A Festa da Cultura de Base Açoriana de Santa Catarina – AÇOR ocorre anualmente há 28 anos. A festa tem por objetivo celebrar a cultura açoriana no estado de Santa Catarina, expondo manifestações culturais e folclóricas mais representativas da cultura de base açoriana no estado. É a maior Festa da Cultura açoriana do Brasil, e durante os três dias do evento mostrará o que há de mais autêntico na cultura açoriana, envolvendo o folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade. A entrada para a festa é franca.

Esta edição do AÇOR marca a retomada da Festa, que foi interrompida pela pandemia do Coronavírus (COVID-19). O evento está causando manifestações de anseios por reencontros de Grupos Folclóricos, de Mestres e Mestras dos Saberes de Fazeres, e de instituições que tem nessa herança cultural açoriana forte e evidente sentido de pertencimento da identidade cultural do nosso litoral catarinense.

O evento terá a participação de 23 municípios, que farão 62 apresentações culturais. O Pavilhão de Eventos do Parque das Avenidas em Sombrio receberá receberá 53 estandes culturais de municípios, escolas da rede de ensino de Sombrio, e de artesãos mostrando o saber fazer de várias técnicas e modos tradicionais de produzir referências culturais do litoral catarinense. No local haverá uma área de alimentação com comidas típicas de Sombrio e região.

A promoção do 28º AÇOR é da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), e da Prefeitura Municipal de Sombrio, a realização é do Núcleo de Estudos Açorianos, por meio do seu Conselho Deliberativo, e da Casa da Cultura de Sombrio. O Evento conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, por meio da Direção Regional das Comunidades.

Confira a programação completa:

16/09 | sexta-feira

Abertura Oficial dos Estandes Culturais (18h30)
Abertura Oficial dos Espaços de Alimentação (18h30)
Abertura Oficial do 28° AÇOR (Autoridades/Coordenação do Evento) (19h30)
Apresentações Culturais (19h00 – 23h30)

17/09 | sábado

Desfile Etnográfico – pela Rua Central de Sombrio (9h)
Abertura dos Estandes Culturais e Espaços de Alimentação (12h)
Apresentações Culturais (12h – 23h)

18/09 | domingo

Celebração Eucarística (Missa) do Encontro das Bandeiras e Cantorias do Divino Espírito Santo (9h – Igreja Matriz de Sombrio)