Exposição “Pataxós, Retratos” no Centro de Cultura e Eventos

06/08/2018 11:21

O Hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC recebe neste dia 06 de agosto, a exposição “Pataxós Retratos” de Carlos Eduardo dos Reis. As fotografias ficarão expostas até o dia 31 de agosto.

Sobre a Exposição 

Pataxós, Retratos, documenta de forma simples a beleza dos Pataxós em sua indumentaria de cores vivas e brilhantes, no qual recebem os visitantes dispostos a ouvirem suas histórias e partilhar do universo cultural rico e cheio de cores. Isto porém não esconde a luta diária contra a violência e o genocídio praticado diariamente contra estas populações, que lutam para preservar sua identidade e cultura em meio aos grileiros de terras e ao turismo predatório da região.

Sobre os Pataxós

Há cerca de 35 ou 40 anos atrás, quem caminhasse pela região de Porto Seguro, também conhecida por Costa do descobrimento se depararia com um cenário pouco agradável, principalmente com relação as comunidades indígenas da região, especialmente os Pataxós, vivendo em sua maioria em estado de quase miséria e penúria com a venda de artesanato pela costa litorânea.

Viajar por estas paradas ainda era uma aventura, pois a região ainda não havia entrado definitivamente no circuito de turismo de massa, e as belezas de Caraíva, Trancoso, Arraial D’Ajuda, Santa Cruz de Cabrália, Coroa Vermelha, ainda era para poucos, pois voos regulares somente existiam a partir de ilhéus.

Mas o tempo passou, e a região toda foi descoberta pela indústria do turismo, e sendo inserida definitivamente no Turismo de massa, transformando radicalmente a paisagem local, onde a Costa do descobrimento virou um grande e milionário negocio de agencias de turismos e comerciantes.

Também ao longo desse tempo, mudanças radicais aconteceram na vida das comunidades indígenas da região, especialmente com a comemoração dos 500 anos dos descobrimentos.  A transformação na paisagem assusta é de tirar o fôlego.

Em meio a isto tudo, encontram-se os Pataxós, espalhados ao longo de todo o litoral, organizados em suas reservas, espalhados ao longo de toda a costa, expondo e vendendo os artefatos de sua cultura em uma peregrinação diária pelas infinitas praias do litoral baiano.

O fato mais interessante e instigante é que os Pataxós não estão inseridos em nenhum circuito de visitação turística da região, ficando assim o seu conhecimento a cargo da curiosidade dos visitantes.

Serviço
O quê: Exposição “Pataxós, Retratos”
Onde: Hall do Centro de Cultura e Eventos
Quando: de 06 à 31 de agosto – de segunda à sexta-feira das 8h às 20h
Quanto: gratuito e aberto à comunidade